A Auto-obsessão funciona assim, começamos com um pequeno pensamento negativo, vamos alimentando ele e nos consumindo com todos os sentimentos que envolvem esses pensamentos.

Precisamos parar de nos atacar, nos prejudicar: precisamos parar com as nossas fugas imaginativas que atuam na nossa vida como Auto-obsessão, nos deixando tristes, pessimistas, raivosos e com a energia do ódio tomando conta de todos os nossos pensamentos e sentimentos.

Se você pensa em alguém sofrendo, sendo que você quer se vingar dessa pessoa, devido a alguma razão que você considera válida, então esse pensamento vai ocasionar o sentimento e gerar toda a energia que tomará conta do seu corpo e virá aquela sensação como se a vingança estivesse sendo realizada, é uma espécie de realização de desejos através dos sonhos conforme diz Freud, porém, acordado. Nós queremos isso?

Quando se pegar pensando coisas ruins, comece a observar o que está pensando, faça as seguintes perguntas:

- Por que estou pensando isso? (Tente identificar a origem do pensamento).

- O que eu estava fazendo antes de começar a pensar isso? (Veja se existe alguma ação sua que sempre ocasiona esses pensamentos).

- O que eu busco sentir pensando isso? (Qual é a compensação que estamos buscando?).

- Eu preciso mesmo pensar isso? (você realmente quer ter essa compensação mesmo que ela ocasione mais tristezas e pensamentos negativos?).

- Eu penso isso normalmente ou é só um pensamento passageiro?

- Esses pensamentos vão gerar coisas boas ou ruins em mim e nas outras pessoas?

Conheça o teu padrão de pensamentos, escreva-os, reflita sobre eles, entre em contato com o teu inconsciente em um momento de paz, fidelize o seu padrão de pensamentos no teu consciente. Com isso terás grande facilidade para identificar um pensamento negativo que pode ser passageiro – ou seja, que não faz parte do te padrão de pensamentos -, não se deixar levar por influências externas que visam te prejudicar).

Na observação das respostas, tenha como base, o amor universal, o amor ao próximo, para conseguir identificar se você deve ou não continuar com o seu pensamento. Partindo do amor universal sabemos que qualquer pensamento que vise ou imagine algo ruim para nós mesmos ou para os outros, é um pensamento que não devemos alimentar.

Nós temos o amor em nós para amar, temos o amor porque somos amados. A melhor forma de retribuir o amor que recebemos é amando. A  melhor forma para recebermos mais amor é também amando. Ame, ame muito! Ame você mesmo! Ame as pessoas ao seu redor! Ame o seu pior inimigo! Ame e serás amado! O amor é a maior força que existe e essa força está disponível para você em todo o momento que você quiser. Você merece esse amor!

No momento que decidimos mudar os nossos pensamentos, após concluirmos que estamos nos Auto-obssediando, devemos parar de alimentar o pensamento negativo, devemos pensar ao contrário, conforme estes 3 exemplos:

- Se pensarmos que alguém está nos traindo, pensemos que a pessoa está do nosso lado e quer o nosso bem, é uma visão de merecimento do amor - você merece ser amado;

- Se pensarmos que estamos fazendo tudo errado, pensemos no que estamos fazendo certo, é uma visão que valoriza as nossas qualidades e atrai energias boas através da Lei da Atração;

- Se pensarmos em tudo que estão fazendo de mal para nós, pensemos em como podemos fazer o bem para todos com a certeza que em toda doação de amor estaremos recebendo amor do Universo, é a Lei do Retorno, Ação e Reação, Causa e Efeito.

Nas fugas imaginativas, um das formas de Auto-obsessão, podemos perceber que a essência são os nossos desejos ou pendências nas nossas vidas:

-  Desejos que consideramos importantes para sermos felizes;

- Desejos relacionados a resgates devido ao sentimento de culpa que conservamos;
- Desejos relacionados a carências e sofrimento que sofremos e colocamos a culpa em outra pessoa;

Por mais variadas que sejam as nossas fugas imaginativas, o importante a analisar nelas é a origem, a essência. Ao percebermos algum padrão de origem, devemos anotar e cogitar a possibilidade de traçar metas para superar essa origem de pensamentos negativos.

Existem pessoas próximas a ti e também distantes, que estão dispostas a te ajudar em qualquer momento. Eu sou uma delas.

Se precisar, peça! Se alguém pedir, ajude!


Demétrius César Rodrigues.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...