por Demétrius César Rodrigues.

Parabéns a todos nós trabalhadores da Terra.

O Espiritismo nos esclarece, através da Lei do Trabalho, que o trabalho é essencial para o avanço intelectual e moral dos espíritos encarnados.

No plano físico, o dicionário nos dá este significado para "Trabalho": Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim.

No plano espiritual, podemos considerar a aplicaçao das forças e faculdades do espírito para alcançar um determinado fim.

O Livro dos Espíritos nos esclarece sobre a importância do trabalho na nossa evolução:

"674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?
R: O trabalho é uma lei da Natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres." O Livro dos Espíritos, p. 674.

 

Além de uma necessidade, temos no trabalho um meio para impulsionarmos a nossa evolução, pois o trabalho ocasiona a busca constante do aperfeiçoamento intelectual, com isso, chegamos à Lei do Progresso transformando o aperfeiçoamento intelectual em uma ferramenta para buscarmos o aperfeiçoamento moral.

"676. Por que o trabalho é imposto ao homem?
R: É uma conseqüência da sua natureza corpórea. E uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho o homem permaneceria na infância intelectual; eis porque ele deve a sua alimentação, a sua segurança e o seu bem-estar ao seu trabalho e à sua atividade. Ao que é de físico franzino. Deus concebeu a inteligência para o compensar; mas há sempre trabalho." O Livro dosEspíritos, p. 676.

Porém, no nosso mundo conhecemos muitos espíritos encarnados que não estão trabalhando, seja em uma atividade profissional, seja no auxílio ao próximo, ou até mesmo, no auxílio de si mesmo. Os motivos para isso são diversos, muitas vezes temos as pessoas que estão passando por expiações aqui na Terra, precisando estar limitados fisicamente, para assim, resgatarem o que é preciso consigo mesmo e as

pessoas à sua volta. Mas aquele que se volta à inutilidade física por opção, possivelmente está criando para si um carma que precisará ser resgatado no futuro.

"680. Não há homens que estão impossibilitados de trabalhar, seja no que for, e cuja existência é inútil?
R: Deus é justo e só condena aquele cuja existência for voluntariamente inútil, porque esse vive na dependência do trabalho alheio.  Ele quer que cada um se torne útil na proporção de suas faculdades." O Livro dos Espíritos, p. 680

Por fim, em comemoração a este feriado nacional no dia 1º de Maio, vale citar o esclarecimento sobre o repouso necessário do corpo físico para que o espírito consiga exercer atividades de aprimoramento intelectual e até mesmo moral. Seja ao dormir ou acordado, a leitura edificante e a caridade com o próximo são excelentes meios para se evoluir.

"682. Sendo o repouso uma necessidade após o trabalho, não é uma lei da natureza?
R: Sem duvida o repouso serve para reparar as forças do corpo. E também necessário para deixar um pouco mais de liberdade à inteligência, que deve elevar-se acima da matéria." O Livro dos Espíritos, p. 682.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, perguntas 674 à 685a.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...