O que acontece em uma casa espírita? Muitos me perguntam isso. A imaginação e a confusão entre outras religiões levam as pessoas a terem a ideia equivocada do que é o Espiritismo.

O Espiritismo é a ciência-religião codificada nas obras básicas de Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, A Gênese Segundo o Espiritismo) e revelada pelo Espírito da Verdade e demais espíritos superiores incumbidos desta tarefa. A missão do Espiritismo é auxiliar os espíritos a seguirem uma conduta norteada pelas leis morais que regem o universo. Todos os espíritas do Espiritismo são espíritas cristãos, pois, vêm em Jesus o seu modelo e guia para uma vida que esteja de acordo com a lei maior de Deus.

 

O Espiritismo nos esclarece sobre a nossa responsabilidade sobre qualquer acontecimento do passado, presente e futuro, fazendo com que, através destes esclarecimentos, saibamos a importância de nortear a nossa vida pelas leis morais de Deus.

A Lei da Causa e Efeito nos esclarece que qualquer felicidade que estejamos vivendo, ou qualquer infelicidade que estejamos vivendo, ocorre devido a uma causa anterior executada por nós mesmos, sendo assim, por mais que os efeitos de uma causa sejam variados devido a equidade da Lei de Deus, sabemos que somos responsáveis pelo nosso presente e o nosso futuro, com isso, valorizamos o nosso livre arbítrio concedido pela Lei de Liberdade e visamos viver conforme as leis morais para alcançarmos a evolução que desejamos e planejamos, seguindo assim a Lei do Progresso.

Dito isso, podemos citar os esclarecimentos contidos no Livro dos Médiuns e no Livro dos Espíritos onde nos mostram de maneira clara e objetiva os motivos por que o Espiritismo não tem como objetivo a adivinhação do futuro:

"7ª Podem os Espíritos dar-nos a conhecer o futuro?

R: Se o homem conhecesse o futuro, descuidar-se-ia do presente. É esse ainda um ponto sobre o qual insistis sempre, no desejo de obter uma resposta precisa. Grande erro há nisso, porquanto a manifestação dos Espíritos não é um meio de adivinhação. Se fizerdes questão absoluta de uma resposta, recebê-la-eis de um Espírito doidivanas (1), temo-lo dito a todo momento. (Veja-se O Livro dos Espíritos — “Conhecimento do futuro”, nº 868.)"

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, pág. 446-447.


"869. Com que fim o futuro se conserva oculto ao homem?

R: Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria do presente e não obraria com a liberdade com que o faz, porque o dominaria a idéia de que, se uma coisa tem que acontecer, inútil será ocupar-se com ela, ou então procuraria obstar a que acontecesse. Não quis Deus que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, até daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que tu mesmo preparas muitas vezes os acontecimentos que hão de sobrevir no curso da tua existência.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg, 868 e 869.


Estudando estes esclarecimentos, percebemos que os espíritos superiores, que têm como missão a revelação e o auxílio para que o Espiritismo nos ajude nesta nossa jornada evolutiva, conhecem, respeitam e cumprem a Lei de Deus, buscando nos auxiliar para vivermos o presente da melhor maneira que possamos conseguir, seguindo a Lei Natural, as leis morais.

"614. Que se deve entender por lei natural?R: A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg. 614.

"629. Que definição se pode dar da moral?

R: A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg. 629.


“Ainda uma vez: a nossa missão consiste em fazer-vos progredir; para isso vos auxiliamos tanto quanto podemos. Jamais será enganado aquele que aos Espíritos superiores pedir a sabedoria; não acrediteis, porém, que percamos o nosso tempo em ouvir as vossas futilidades e em vos predizer a boa fortuna.”

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, pág. 449.

Por: Demétrius César Rodrigues.

(1) Segundo o dicionário doidivana significa: Pessoa insensata, excêntrica, extravagante, sem prudência.

Bibliografia:

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns.

Allan Kardec, A Justiça Divina Segundo o Espiritismo.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...