Nós, espíritas, aceitamos os princípios básicos do Espiritismo e acreditamos que nos esforçamos para viver conforme a doutrina dos espíritos superiores.

Nós assistimos palestras, estudamos as obras básicas e complementares da doutrina, ouvimos e falamos repetidas vezes aquelas verdades que acreditamos ser o ideal para nossa vida. Exatamente por isso somos espíritas.

Allan Kardec utilizou métodos científicos para codificar a doutrina espírita e, através da racionalidade, alcançou o seu objetivo unindo os resultados dos seus experimentos para deixar no nosso mundo este grande legado.

Muitos de nós, ao nos depararmos pela primeira vez com a doutrina, nos esforçamos para transformar a nossa vida e nortear nossos pensamentos, sentimentos e ações, de acordo com a lei de amor, justiça e caridade. Posteriormente, tendo isso fidelizado em nós, partimos para outros estudos visando o progresso intelectual que deve nos levar ao progresso moral, conforme nos diz o Espiritismo.


Porém, às vezes, de tanto sabermos algo, acabamos deixando de fazer, ou seja, todo o esforço que empregamos para realizar as transformações nas nossas vidas acabam sendo deixados de lado aos poucos conforme vamos vivendo e passando pelas novas provas que vão surgindo. Acabamos evoluindo em tantas coisas e esquecendo do básico: qual é o sentido da vida?

Chegamos em um momento onde estamos mais preocupados conosco mesmo, com a capacidade que temos de nos proteger dos pensamentos negativos e as obsessões. Nos tornamos trabalhadores ou assíduos frequentadores de centros espíritas, em busca de atendimento, passes, desobsessão, em alguns casos palestras e cursos, visando simplesmente deixar de sofrer momentaneamente e justificar as coisas negativas que existem e que realizamos nas nossas vidas.

Alguns simplesmente recorrem a repetição diária de frases prontas, e sábias de fato, tais como: "nascer, morrer, renascer e progredir sempre!", "amar o próximo como a   nós mesmos!".

Mas até que ponto isso passa a ser como uma reza? Palavras que são ditas sem sentimentos, sem emoção, sem força de vontade e intenção, são apenas meras repetições de algo que um dia fez muito sentido para nós e que nos esforçávamos para vivermos conforme os seus significados, mas que hoje repetimos em vão sem qualquer benefício para nós e para quem está próximo.

No momento que vivemos o Espiritismo sem levar em consideração o modo da vivência espírita realizada pelo codificador Allan Kardec, acabamos por nos permitir estagnar e viver buscando o consolo, deixando de lado o esclarecimento, deixando de lado a depuração do nosso espírito, deixando de lado a Reforma Íntima.

A Reforma Íntima é um processo contínuo que temos a oportunidade de realizar durante esta nossa vida aqui na Terra.
Para executarmos este processo nós temos a doutrina dos espíritos que nos fornece todos os esclarecimentos necessários para essa nossa tarefa.

Considerando isso, a melhor forma de comprovar a veracidade destes esclarecimentos compartilhados, é a experimentação dos mesmos.

A Reforma Íntima Sistematizada que vos apresento, é a aplicação dos esclarecimentos do Espiritismo e a utilização dos métodos de codificação utilizados por Kardec, visando compartilhar, com todos, maneiras eficientes de alcançar a evolução necessária em cada momento de suas vidas.

Com a divisão sistematizada em oito etapas, conseguimos progredir intelectualmente através do estudo do Espiritismo e moralmente através do estudos de nós mesmos, conforme nos indica a resposta da pergunta 919 do Livro dos Espíritos como sendo a melhor forma de melhorarmos nesta vida.

As oito etapas são:
1 - Estudo Histórico da Vida Atual
2 - Objetivo Para a Reforma Íntima
3 - Aperfeiçoando as Nossas Leis Morais
4 - Elevando o Nosso Padrão de Pensamentos, Sentimentos e Emoções
5 - Aprimorando os Fluídos do Nosso Corpo Espiritual
6 - Executando o Perdão e os Resgates Na Nossa Vida
7 - Descobrindo e Vivendo de Acordo com a Nossa Missão de Vida
8 - Aceitação e Valorização do Nosso Nível de Evolução

Estudando e vivendo essas 8 etapas nós conseguiremos atingir níveis cada vez melhores de evolução espiritual.

A sistemática proposta segue um processo: analisar e se conscientizar do por que somos o que somos hoje (etapa 1), identificar algo em nós para melhorar (etapa 2), sendo que para melhorarmos vamos aperfeiçoar as nossas leis morais (etapa 3), o nosso conceito de certo e errado, visando trazer para o nosso consciente mais opções de ações em todos os momentos através do acesso mais aprofundado da lei natural. Com isso teremos condições de ter pensamentos, sentimentos e emoções melhores (etapa 4), ocasionando então o aprimorando das nossas energias, da nossa aura, e a elevação da nossa faixa de vibração (etapa 5). Neste momento estaremos aptos para curar mágoas e ressentimentos existentes na nossa vida, resgatando e restaurando os nossos relacionamentos (etapa 6). Assim, com esta nova base sólida no espírito, vamos descobrir cada vez mais a nossa missão de vida que consta no nosso planejamento reencarnatório (etapa 7), norteando assim a nossa vida de acordo com a nossa missão, aceitando o nosso novo estado de evolução e valorizando todas as transformações benéficas realizadas.

Para conhecer mais sobre a Reforma Íntima Sistematizada, todos podem participar das palestras que serão realizadas no início de novembro de 2014 em São Paulo, conforme a agenda:
03/11/2014 - Guarujá/SP - Centro Espírita Refúgio da Paz (Av Thiago Ferreira)
06/11/2014 - Jundiaí/SP - Centro Espírita João Batista (Av. Dr. Sebastião Mendes Silva)
08/11/2014 - São Paulo/SP - Instituto Beneficente José de Mococa (R. Dr. Benedito Tolosa)

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelo site www.institutochicoxavier.com .

Sigamos juntos nesta jornada de evolução constante, busquemos a paz.
Demétrius César Rodrigues.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...