Estudando a Doutrina Espírita, entendemos nossa posição como seres criados por Deus. Como verdadeiras pedras preciosas, necessitamos de polimento para brilhar. Todo polimento exige forte atrito. Assim para brilhar como filhos de Deus, necessitamos de muita luta para que possamos atingir a beleza espiritual. Costuma-se chamar “espirito de luz” os mais avançados em moral e sentimento.

Contudo, somos agraciados com muitos momentos de felicidade neste mundo de expiação e provas. Ainda conservamos grande parcela de orgulho e egoísmo e assim deixamos de aproveitar as coisas simples e belas em nossa existência. Não observamos as dádivas do Criador que a todo o momento envolve suas criaturas em sons e cores, através da natureza.

 

Por estarmos excessivamente na luta pelo TER não refletimos o quanto recebemos de Deus. O alimento de cada dia, o canto dos pássaros, a chuva fertilizando a terra e purificando o ar, a diversidade de dores no céu, na terra, nos rios, nos oceanos e nas matas. A beleza e variedade dos animais. . As flores com suas lindas cores e perfumes. As paisagens urbanas e as rurais. O sorriso da criança, o olhar vibrante dos jovens, o trabalho dos adultos e a serenidade dos idosos. O trabalho nos diversos segmentos da sociedade seja ele profissional ou voluntário.

Entre o trabalho e o descanso, encontramos o lazer, nas coisas simples: uma conversa com amigos, um caminhar num jardim publico. Exercitar o físico e a mente, com entretenimento saldável. Ouvir música. Assistir uma peça de teatro ou cinema, ou ainda TV. Tomar um café ou chá com amigos. Uma boa leitura. Em casa, no lar, trocar ideias com os familiares. Uma reunião festiva, dançar, brincar, contar fatos, rir, abraçar os amigos. A prática de uma modalidade esportiva preferida. Tudo isto de forma sincera e dentro da simplicidade e pureza de coração. De coração. Participando e interagindo com nossos semelhantes, conquistamos conhecimento e desenvolvemos o sentimento.

Fazemos parte da sociedade humana e devemos viver como ela vive, mas o cristão o faz com o coração puro, sem maldades. Destacamos trecho da mensagem de um amigo espiritual “A perfeição, como disse o Cristo, encontra-se inteiramente na prática da caridade sem limites, pois os deveres da caridade abrangem todas as posições sociais, desde a mais ínfima até a mais elevada. O homem que vivesse isolado não teria como exercer a caridade. Somente no contato com os semelhantes, nas lutas mais penosas, ele encontra a ocasião de pratica-la. Aquele que se isola, portanto, priva-se voluntariamente do mais poderoso meio de perfeição: só tendo de pensar em si, sua vida é a de um egoísta.” E ainda diz o amigo espiritual: “Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens; sacrificai-vos às necessidades, e às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza que as possa santificar”.

No capitulo 17 de O Evangelho segundo o Espiritismo, poderá o leitor encontrar na integra essa mensagem esclarecedora: O homem no mundo.

http://www.issuu.com/boletimcolmeiadeluz/docs/colmeia_luz_edi____o_141


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...