Você está no melhor lugar que poderia estar, junto das pessoas que precisavam estar com você. No melhor emprego no momento, no melhor templo de sua fé, e no melhor tempo de sua vida, no tempo da consciência – você tem
consciência e vida, pode agir no mundo e mudar seu destino.

Mas pode ficar melhor, quando você acredita – ou seja, quando o seu ânimo, o seu intelecto e o seu coração influenciam positivamente seu corpo a agir, e a contagiar positivamente o que está à sua volta, ajudando que os eventos ocorram da melhor maneira. E isso vai se amplificando, num efeito em cascata.

Por isso é saudável, e traz bons frutos, confiar em Deus. E a crença também pode ser exercitada, com vontade e determinação.

Pensando assim, aquilo que você pedir, se crer, receberá.

Já aquele que crê que tudo dará errado em geral diminui seu ânimo, atrapalha seu próprio agir, e acaba recebendo aquilo mesmo que temia...

E tem muita gente pessimista e preguiçosa no mundo. O poeta Mário Quintana se refere assim a elas: ficam a perguntar se vai fazer tempo de sol ou de chuva... Se faz calor reclamam, se faz chuva lamentam; diz o gaúcho que esses não vão para o Céu, porque lá o clima é sempre bom – não é lugar para eles!

O escritor alemão Lessing, em comentário sobre o pessimismo e a preguiça das pessoas, diz com ironia que o culpado disso seria Jesus. Comenta que Cristo, em seu discurso sobre a montanha, teria pregado a preguiça: “Olhem os lírios crescendo nos campos, eles não trabalham nem tecem e, no entanto, nem Salomão, em toda sua glória, nunca esteve tão brilhantemente vestido”.

Assim como ele fez essa interpretação dos textos bíblicos, existem dezenas de religiões, porque cada uma faz a sua interpretação.

Quando Jesus compara os homens aos lírios, está se dirigindo às pessoas vítimas da ansiedade (aliás, uma moléstia muito presente em nossos dias), que se preocupam demasiadamente com o dia de amanhã, e deixam de viver o hoje, deixam de aproveitar a felicidade de estar vivo no momento presente; dirige-se também àqueles que se preocupam em acumular (dinheiro, provisões) para o dia de amanhã, e se esquecem de viver plenamente o seu dia, com as pessoas que estão presentes em sua vida neste momento. Tanto a ansiedade quanto a avareza seriam frutos do medo do amanhã, e o medo é o oposto da confiança.

Avançar pelo trabalho, pela sabedoria e pela ética era um imperativo para o Cristo, que disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:14-19).

No livro Relatos da vida (Editora EME), espírito Irmão X, ele reproduz a seguinte fala de Jesus para Pedro, que não conseguia ver no semelhante um ser de luz: “Pedro, todos podem descobrir feridas onde as feridas se destacam. Contudo, raros sabem remediá-las”.

Recentemente, o psicólogo Edras Vasconcellos (USP-SP), com base em suas pesquisas, confirmou haver evidências de que pessoas espiritualizadas (que buscam a autoiluminação pelo conhecimento, pela fé e por sua prática) obtêm os seguintes resultados, em termos de qualidade de vida e saúde:
– são mais longevas;
– têm menos distúrbios psicológicos;
– sofrem menos infecções;
– estão menos sujeitas a ataques cardíacos.

Você continua olhando para fora ou para dentro de si mesmo, para que se faça sua luz interior? É em sua mente que reside a semente de toda boa decisão, e de toda boa atuação no mundo.

Alguns são capazes até de ajudar outros a superarem suas dores. E você? Será capaz de superar a dor que clama em seu íntimo, para conquistar uma vida de mais harmonia e luz?

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é editor das editoras
EME e Nova Consciência.

A maioria, para não dizer a totalidade dos suicídios, é praticada pelas pessoas que não conseguiram despertar em si a fé – tanto em si mesmas quanto, e principalmente, num Poder Superior, e numa vida além da matéria.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...