Os dois amigos viveram situações bem extremas, para alívio de uma família e desespero de outra. Estavam sempre juntos, eram sócios inclusive.

Entendiam-se bem, respeitavam-se profundamente e no esforço comum mantinham sólida empresa que empregava muita gente, sustentando centenas de famílias. A amizade espontânea desde os bancos escolares estendeu-se depois que ambos formaram as próprias famílias; viajavam juntos nas férias, os filhos adolescentes igualmente eram amigos e as esposas participavam ativamente de nobre causa humanitária em favor de crianças com doenças terminais.

Tudo ia bem até que um acidente mudou completamente o panorama. Não que se desestabilizasse a sólida situação da empresa, mas a ocorrência trouxe imensa dor para todo o grupo familiar e mesmo para os funcionários que guardavam gratidão pelos patrões pela maneira como era conduzida a empresa.

Numa nova ala em construção, em que ambos haviam marcado uma reunião de avaliação dos projetos em andamento, um deles chegou cinco minutos depois do desabamento inesperado que vitimou fatalmente o outro amigo e sócio que se adiantou na chegada. Grande dor, desespero mesmo, inconformação.

Mas a lei se cumpria a pedido da própria consciência de ambos. Num passado não tão distante, um deles soterrou um inimigo. Apesar dos apelos do outro, que dizia: deixa para lá, não faça isso não. Fêz-se surdo e prosseguiu sua sede de vingança. Agora a lei se cumpre na reparação consciencial. O outro que tentou evitar chegou cinco minutos depois...

O mesmo raciocínio pode ser aplicado às grandes tragédias e acidentes. Uns chegam atrasados, por motivos variados, e não são vitimados; outros não escapam.  Nunca como castigo, mas sempre como conseqüência, mais cedo ou mais tarde, a lei de causa efeito sempre se cumpre, no tempo e espaço certo, providenciando as devidas e necessárias reparações conscienciais. As lesões que causamos teremos que reparar.

Por isso é melhor que observemos se nossas ações estão ou não causando prejuízos a terceiros. Quando estiverem, a vida nos trará as contas oportunamente.

Orson Peter Carrara


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...