A Doutrina Espírita, atualmente passa por grandes transformações, e são tantas as informações através de filmes, Internet, livros e uma variedade enorme de publicações, que incita as pessoas ao conhecimento espírita, algumas vezes até de forma equivocada.

Em meio a tantas informações, esquecemos muitas vezes de acrescentar a religião ao conhecimento espírita.

São poucos os espíritas que buscam no meio acadêmico uma forma de aperfeiçoamento no conhecimento da religião.

Um destes estudiosos que se aperfeiçoou no conhecimento espírita através do meio acadêmico é José do Carmo Rodrigues.

Rodrigues, como é conhecido por todos, tem 59 anos, é casado com Rita e pai de Daniel e Érica.

Nasceu na cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo, é militar e atua profissionalmente como professor universitário, na cidade de São Paulo, onde reside.

Foi com seus pais adotivos, Fiori Amantéa e Valéria Amantéa, que aprendeu os preceitos espíritas e a importância da caridade, desde o nascimento.

Seus pais se dedicaram a assistência aos necessitados desde que se mudaram para Itu, em 1948.

Foi nesta época que fundaram a Associação Espírita Cabaninha Antonio de Aquino, uma Casa Espírita conceituada da cidade, e um orfanato que funcionou até a morte de seus pais no final da década de 1990.

Rodrigues é vinculado ao Cabaninha, até os dias de hoje, onde faz parte da diretoria e atua nas reuniões públicas como palestrante.

Iniciou sua atividade como palestrante na adolescência, quando fazia parte da COMEZI (Concentração das Mocidades Espíritas da Zona Ituana), que reunia jovens dos Centros Espíritas da cidade.

Rodrigues está concluindo o Curso de Doutorado em Ciências da Religião, pela Universidade Metodista de São Paulo, cuja tese é sobre “os fatores motivacionais para migração religiosa para o espiritismo, no Brasil”, buscando entender o que leva pessoas de outras religiões a se tornarem espíritas no contexto religioso brasileiro.

Para este trabalho, Rodrigues conta com a colaboração de espíritas, Centros Espíritas, Federações e órgãos de pesquisa de todo o Brasil, tendo inclusive participado do programa Repensar da TV Mundo Maior, apresentado pela Maria Izilda, onde discorreu sobre seu trabalho acadêmico.

Para responder a pesquisa sobre conversão ao Espiritismo, elaborada por Rodrigues, podem acessar http://pt.surveymonkey.com/s/espiritismo_conversao , lembrando que a pesquisa só deve ser respondida por pessoas que se tornaram espíritas ao longo da vida, vindo de outra religião ou nenhuma religião.

Quem quiser conferir a entrevista de José do Carmo Rodrigues, concedida à TV Mundo Maior e uma entrevista exclusiva ao Instituto Chico Xavier, pode acessar www.institutochicoxavier.com .

 

Por: Rita Ramos Cordeiro

 

 


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...