Interação, aprendizado e muito afeto são os temperos da Mocidade Espírita do CEAC

Em tempos difíceis quando álcool, drogas e outros vícios ameaçam jovens de todas as classes sociais, alguns grupos se destacam produzindo energia do bem. Podemos ressaltar, entre eles, a Mocidade Espírita Amor e Caridade (MEAC) do CEAC.

Quem já não recebeu essa energia em um forte abraço com sorriso estampado no rosto destes adolescentes que vendem pipoca nos finais das reuniões. Pois é, além da pipoca, dos chapéus coloridos e engraçados, eles divulgam a Doutrina Espírita e proporcionam paz e segurança a outros adolescentes todos os sábados, às 17 horas.

No estudo, falam sobre temas do cotidiano que interessam aos jovens como mediunidade, sonhos, amor, ódio, raiva e outros.

O dirigente da MEAC Igor Fernandes, 21 anos, disse que o objetivo do trabalho é integrar jovem com jovem e jovem com doutrina, aplicando os ensinamentos espíritas no cotidiano de cada um.

 

 

No dia 17 de março último, em mais uma reunião de jovens espíritas, os jovens falaram ao Jornal Momento Espírita sobre como é participar da MEAC: Janaína Caroline Pedro Barbon, 13, e sua amiga Gabriela R. Medeiros Longo, 14, comentaram:
- “Aqui as pessoas recebem a gente com abraço caloroso, carinhoso,não é uma coisa fria”. “É maravilhoso, a gente aprende sempre coisas novas” continuou Janaína.
- “É muito legal, tem atividades, a gente interage com outras pessoas e conhece bastante gente. Também conseguimos ver os ensinamentos espíritas em coisas que ocorrem no dia a dia”, frisou ainda Gabriela.

Giovana Stanganelli Vieira, 15, por sua vez ressaltou que fica feliz quando está com o grupo. “Sinto-me bem, é uma energia boa”.

Já Fábio Alex Brajado, 16, lembrou que frequentar a MEAC melhora o aprendizado espírita e ainda ajuda a fazer novas amizades. “Tem ainda a abordagem metodológica dos coordenadores que é bem legal”, frisou Fábio, acrescentando ainda que isto desperta os alunos para os ensinamentos.

Gabriel Casanova, 14, concluiu dizendo que além de adquirir mais conhecimentos sobre a doutrina, “tiro minhas dúvidas e compartilho ideias. É muito bom”.

Um pouco da história....

De acordo com Richard Simonetti, a Mocidade Espírita de Bauru (MEB) teve início na década de 40, no CEAC, estimulada pelo primeiro presidente da instituição, Homero Escobar. A partir da década de 50, em  função de um movimento nacional, se tornou um grupo independente que se reunia nas sedes do Centro Vicente de Paulo e Amor e Caridade para desenvolver suas atividades, mas sem ter um vínculo específico com nenhuma das instituições.

Faziam parte Sidney Francez, Adhemar Previdello, Leopoldo Zanardi, João Durval Previdello, Miriam Romano Previdello, Célia Paiva e muitos outros.

No entanto, observou-se que com a passar dos anos, o grupo independente acabava se tornando mais um centro espírita, o que perdia o objetivo inicial. Assim, houve um consenso que a Mocidade Espírita deveria estar vinculada a um centro e no final da década de 70, voltou a fazer parte do C.E. Amor e Caridade como MEAC. Sendo assim, em 1979, Sidney Francez assume o departamento de evangelização do CEAC e convida Milton Puga e mais uma integrante para coordenarem as atividades com os adolescentes. É nesta ocasião que surge o grupo musical GRUMEAC que deu início ao coral Amor e Luz.

Como é feito o trabalho....

De acordo com os monitores Tatiane de Carvalho Lima, 20, e Fabrício Cardoso Martins, 23, os adolescentes são divididos em três grupos: de 12 a 15 anos, mais de 15 anos e um terceiro grupo para adolescentes com conhecimento mais avançado para participar de discussões. 

São quatro monitores por sala que desenvolvem as atividades. Todos participaram do Curso de Orientação e Educação Mediúnica (COEM) e por isso estão habilitados a orientar as turmas.

Há alguns anos, ressaltou Tatiane, o trabalho era feito por um  evangelizador adulto, hoje são os próprios jovens quem desenvolvem os conteúdos
orientados pelo dirigente Francisco Amorim. Ele é responsável também pelo desenvolvimento da turma mais avançada. Explicou ainda que os temas e ideias são discutidos com base em O Livro dos Espíritos, A Gênese, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns e O Céu e o Inferno.

Tatiane explicou que este ano esta sendo estudado o livro “Os prazeres da alma” e vários tópicos estão sendo discutidos em torno deste assunto como respeito, alegria, desapego. “A discussão sobre desapego foi muito interessante”, frisou ela, dizendo que muita gente se emocionou no final.

Para incrementar os debates e ensinamentos são utilizados filmes, representações, músicas e outros. 

É assim, com camaradagem, brincadeiras, compartilhamento de ideias, abraços e o foco nos ensinamentos da Doutrina Espírita que a Mocidade envolve os mais de 90 jovens que hoje participam das atividades do grupo.

A ideia central, como explicou Tatiane, é criar um vínculo horizontal com os adolescentes para que eles possam expor suas ideias, dificuldades e dúvidas com segurança e tranquilidade.

A MEAC ainda promove encontros, bailes, festas, sessões  de cinema, saraus e outras atividades de  lazer com o objetivo de integrar os adolescentes e propiciar subsídios para que o entendimento da doutrina se faça de forma descontraída.

Monitores Tatiane: "Um dos maiores desafios do grupo é atender as expectativas dos jovens em relação ao aprendizado da doutrina”

Fabrício e Dirigente do grupo, Igor Fernandez (centro) e integrantes Violão, debates, cinema e outras atividades trazem o contexto espírita ao cotidiano dos jovens Entre para a MEAC

Jornal do Centro Espírita Amor e Caridade


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...