Para que possamos discorrer sobre esse assunto é necessário que se entenda que o Fanatismo religioso é uma forma de fanatismo caracterizada pela devoção incondicional, exaltada e completamente isenta de espírito crítico; enfocamos que não estamos aqui direcionando esse texto para essa ou aquela religião, e sim pela crença deturbada e exagerada de fieis a determinadas religiões.

Destacamos que religião seria uma maneira para nos religarmos com o Criador de quem, no passado, nos desligamos quando Adão e Eva, e, após sua expulsão do Paraíso transmitiram para toda a sua descendência a carga de sua falta.

Todavia, o fanatismo em crenças sempre causou embate desde a pré-história, onde nessa época foi denominada “Religião pré-histórica” [1]; pesquisadores convergem que possivelmente as primeiras religiões foram elaboradas pelos politeístas [2] mais especificamente o paganismo, com os adoradores de Semíramis [3], Ninrode [4] e Tamuz [5].

Já nessa época havia as conquistas, e a ação mais comum era a de destruir os totens, locais de cultos, símbolos de crenças; tais religiões, a princípio, eram compostas de deuses cruéis.

Desde sempre o Homem, usando de influencia politica e da fé irracional, impõem sua crueldade defendendo a bandeira de sua crença, assim foi à trama e morte de Jesus elaborada pelos Fariseus e Saduceus, ou com as “Cruzadas” [6], que tiveram oito inserções que decorreram a partir de 1096 até 1270, também houve a “Guerra dos 30 anos” (1618-1648) [7], a “Reforma Protestante” que teve seu início do século XVI que deflagrou a sangrenta “Noite de são Bartolomeu” [8] em 1572, que possivelmente chegou a 70.000 vitimas conforme Maximilien de Béthune, duque de Sully.

Essas guerras são habilmente explanadas em “O livro dos Espíritos” [i], onde dentro do Capitulo VI (lei de Destruição) da 3ª Parte (a que disserta Leis Morais) Itens 671 e 742 a 745.

Destacamos:

1) O fanatismo e a motivação religiosa das guerras representam a ligação entre espíritos encarnados e desencarnados , sendo esses últimos impelem àqueles ao conflito; não prosperam pois as justificativas fundadas em Deus ou em sua palavra para o cometimento de violências . (671)

2) São decorrentes da predominância animal sobre espiritual e do transbordamento de paixões.( 742)

3) Servem para a liberdade e progresso sociais mesmo que presente, temporariamente escravidão. (744/745) Sempre que eclode uma nova guerra, percebe-se a presença do mal, não como “entidade” ou força espiritual independente, mas como exacerbação e a exteriorização de sentimentos peculiares ao homem ainda bastante animalizado, e com vícios e tendências inferiores.

Sob esse prisma entendemos os ataques de “terroristas Islâmicos” [9], onde os três itens acima descritos dão completa compreensão da selvageria e intentos dos terroristas.

Nos dias de hoje, embates devido ao fanatismo religioso ocorrem em diversas regiões do mundo, podemos citar exemplos como: os Xiitas X Sunitas, os Judeus X Mulçumanos, Muçulmanos e não muçulmanos Budistas e Mulçumanos, e etc.

Existem também dentro do contexto de fanatismo religioso seitas que incentivam a morte de seus fiéis, sob essa abordagem destacamos o “Massacre de Jonestown” onde em 1978 o reverendo Jim Jones [10] liderando a seita Templo dos Povos levou mais de 900 pessoas a cometerem suicídio coletivo.

Alguns anos depois, o professor de música Marshall Applewhite (1931/1997), líder da seita Porta do Paraíso, deixou registrados em vídeo os detalhes da estranha viagem que ele e mais 38 membros da seita fariam em 1997. Quando a fita chegou às mãos de seu destinatário, um ex-participante da seita, já era tarde. No dia 26 de março, a polícia invadiu a rica mansão dos fanáticos, em San Diego, Califórnia, e viu os corpos já em estado de putrefação.

Segundo a mensagem, todos tinham partido para uma nave espacial próxima ao cometa Hale-Bopp [11], visível aos terráqueos somente a cada 4.200 anos.

Em 1999, Joseph Kibwetere, fundador do Movimento para Restauração dos Dez Mandamentos, conseguiu convencer os fieis da seita de que o fim do mundo estava próximo e reuniu os adeptos na igreja. Após horas trancados dentro da capela se deixaram queimar, ou foram queimados, em um incêndio proposital... Morreram mais de quinhentas pessoas.

Essas insanidades embasadas por uma fé pouco racional, são a causa de tanto desiquilíbrio em nosso planeta. Encontramos no ESE [ii] uma frase que define essa ideia:

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente à razão, em todas as épocas da Humanidade.” [12].
Emmanuel através de Chico Xavier na obra “O Consolador” [iii] nos ensina:

“Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, certeza que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir a fé é alcançar a possibilidade de não mais dizer eu creio, mas afirmar eu sei, com todos os valores da razão, tocados pela luz do sentimento.” [13].

1] Religião pré-histórica: período histórico que antecede a invenção da escrita, evento que marca o começo dos tempos históricos registrados, e que ocorreu aproximadamente em 4.000 a.C..
Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos.
[2] Politeísmo: crença em vários deuses.
[3] SEMÍRAMIS foi uma rainha mitológica que segundo as lendas gregas e lendas persas reinou sobre a Pérsia, Assíria, Armênia, Arábia, Egito e toda a Ásia, durante mais de 42 anos, foi fundadora da Babilônia e de seus jardins suspensos. Subiu ao céu transformada em pomba, após entregar a coroa ao seu filho, Tamuz.
[4] NIMROD (também grafado Ninrode ou Nemrod) é um personagem bíblico descrito como o primeiro poderoso na terra (Génesis 10:8; 1 Crónicas 1:10). Filho de Cush, que era filho de Cam, que era filho de Noé.
[5] TAMUZ ou DUMUZI era uma antiga divindade suméria. Era um deus dos sumérios conhecido como Dumuzi e pelos egípcios como Osíris. Tamuz tinha como companheira Asterote, a rainha do céu -.
[6] CRUZADAS foram tropas ocidentais enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém. A guerra pela Terra Santa, que durou do século XI ao XIV, foi iniciada logo após o domínio dos turcos seljúcidas sobre esta região considerada sagrada para os cristãos.
[7] Guerra dos 30 anos denominação genérica de uma série de guerras que diversas nações europeias travaram entre si a partir de 1618, especialmente na Alemanha, por motivos variados: rivalidades religiosas, dinásticas, territoriais e comerciais.
[8] Noite de São Bartolomeu, foi um episódio da historia da França na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que eram católicos.
[9] Terrorismo islâmico: também conhecido como terrorismo islamita ou terrorismo jihadista, é uma forma de terrorismo religioso cometida por extremistas islâmicos com o propósito de atingir variadas metas políticas e/ou religiosas.
[10] James Warren "Jim" Jones (1931-1978) líder de seita estadunidense e fundador da igreja Templo dos Povos (Peoples Temple).
[11] Hale-Bopp, ou C/1995 O1, foi um dos maiores cometas observados no século XX. Pôde ser contemplado a olho nu durante 18 meses.
[12] O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. 9, item 7.
[13] O Consolador, perg. 354.

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/artigosespiritas/forum/topics/fanatismo-religioso-quando-a-f-causa-mortes


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...