O médico e médium Nailton Jatobá Tenório, autor do livro recém lançado Pelos Caminhos da Vida, com o Espírito Estevão, coordena na cidade de Barreiras, no cerrado baiano, um grupo de profissionais de várias disciplinas que buscam a cura pela Medicina Integral. Segundo ele, trata-se de uma forma de prática médica que busca associar o benefício do atendimento físico à conquista do trabalho espiritualizado.

Médico cirurgião, professor, fundador e presidente do Lar Espírita André Luiz, Tenório está capacitando médicos, dentistas, psicólogos e pessoal de administração que tenham em comum a crença na cura espiritual. Quer implantar um Ambulatório de Medicina Integral cujo modelo seja replicável em outros grupos. "A Medicina Integral busca reverter a tendência médica de se especializar e especificar demais. A medicina materialista conta com subespecialidades, o que torna o médico cada vez mais técnico. Queremos resgatar no profissional o sentimento de fazer o bem a um ser humano, sem tratá-lo como um órgão ou mesmo uma máquina", salienta.

 

Nessa nova forma de praticar medicina, Tenório pretende que os profissionais de saúde deixem de tratar 'a ponta do iceberg', ou seja, a doença, para tratar do homem como organismo biológico que sofre algum mal. "Além disso, na Medicina Integral expandimos o raio de ação exclusivamente material para tratar também do perispírito, que faz a interface entre corpo material e espírito. Nossa medicina trata do 'ser integral' e considera que as patologias transitam do físico para o espiritual e vice-versa. Queremos mostrar que o homem, com suas decisões e atitudes, pode acarretar doenças físicas que maculam o perispírito", relata.

O trabalho - Na primeira fase do grupo multidisciplinar que opera no Lar Espírita André Luiz, profissionais prestam serviços voluntários à comunidade. "Nesta etapa, estamos nivelando os conhecimentos de todos. Promovemos o atendimento formal, que começa com anamnese, exames físicos e complementares e respectivo diagnóstico, e trabalhamos os problemas espirituais de cada paciente. A ideia não é apenas tratar da doença", explica.

O médico cita como exemplo um distúrbio cada vez mais comum na modernidade, a depressão: "Ela é fruto do desgaste das relações e da sensação de solidão e ineficiência. Se considerada uma questão de relação do ser com o universo, devemos abrir as portas do espírito para trabalhar com as boas energias que podem emanar dele e do pensamento. Um tratamento com antidepressivos melhora o dia a dia da pessoa, mas não pode ser conduzido por toda a vida. Por isso é importante obter o equilíbrio de energias, que devolverá ao organismo suas defesas naturais, aos poucos dispensando os medicamentos".

Segundo Tenório, o ser humano tem facilidade de entrar no círculo vicioso de dor e sofrimento e é nisso que a Medicina Integral deve ajudar, física e espiritualmente. Ele salienta, porém, que isso só ocorre se a pessoa acreditar em si mesma e na possibilidade de renovação. "Nossos médicos e profissionais da saúde devidamente credenciados vão orientar também para o caminho espiritual do paciente. Depois desse treinamento e trabalho voluntário inicial, estará instalado o Ambulatório de Medicina Integral, que busca oferecer bem-estar físico e espiritual".

Sobre o Espírito Estevão e Nailton Jatobá Tenório

Nailton Jatobá Tenório é um alagoano de Maceió, nascido em 1964. É mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Faculdade Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo, e leciona na Faculdade de São Francisco de Barreiras, na Bahia, onde reside desde 2002.

Teve seu primeiro contato com a mediunidade aos 14 anos de idade, quando viu um irmão desencarnado dentro de um carro que ocupava. Por conta das visões frequentes que passou a ter desde então, interessou-se pelo Espiritismo, participando de diversos grupos espíritas. Em 2003, juntamente com outros irmãos espíritas, fundou em Barreiras o Lar Espírita André Luiz, do qual é presidente.

Tenório recebe a orientação do grupo de espíritos responsáveis pela direção do Lar, como Anselmo, irmão Fraterno, Antonio César e Estevão, que o convidou a psicografar. Já está em andamento o próximo livro e lançou, também, o CD Canta Paz, álbum Anjo de Luz, com letras e músicas enviadas por intermédio de irmãos espirituais.

FONTE: SAÚDE COMPLETA


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...