“A grandeza de Chico Xavier foi algo poucas vezes visto na História”


Fernando PeronO autor do audiolivro Viajantes, com mensagens psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier,fala sobre seu trabalho na divulgação do Espiritismo.

Fernando Maurício Peron (foto), natural da capital paulista, onde reside e exerce profissionalmente as atividades de ator, dublador e locutor, é tarefeiro desde 1999 do Núcleo Espírita Assistencial “Paz e Amor” – website http://www.neapa.org.br –, situado no bairro do Cambuci, São Paulo-SP, onde já trabalhou em atividades diversas e atualmente coordena O Evangelho no seu Lar, projeto que promove visita a famílias para a implantação do Evangelho no Lar.

Fernando realiza também outras atividades por conta própria, como tratamento espiritual e magnético a distância para problemas de saúde – na condição de médium, junto aos amigos espirituais – e a distribuição de alimentos e roupas para moradores de rua.

No âmbito da divulgação espírita, criou o Projeto Saber e Mudar que, desde 2006, através da internet, envia um texto ou frase por dia, de obras espíritas e não espíritas, a milhares de pessoas. O Projeto ainda se desdobra em outras ações de difusão e esclarecimento.

Espírita desde 1988, é autor do audiolivro Viajantes (Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos, organização e interpretação de Fernando Peron. Vinha de Luz Serviço Editorial, 2011) e faz parte do livro 8º Concurso de Contos, Crônicas e Poesias de Barueri (Autores Diversos, Secretaria Municipal de Cultura de Barueri, SP, 1991, edição esgotada), em que foi premiado com o 4º lugar na categoria poesia, com o primeiro poema escrito na vida.

 

Como começou seu trabalho como ator, dublador e locutor?

Embora não houvesse nenhum artista na família, desde muito criança tinha inclinação para as Artes em geral, especialmente a interpretação, já levando a coisa muito a sério, dentro de minha mente infantil. Tinha a intuição nítida de que o trabalho do artista é uma missão social de grande responsabilidade, por alcançar a emoção e o raciocínio das pessoas. Sem contar atividades teatrais no primário e ginásio, apresentei-me no palco pela primeira vez aos 20 anos de idade e tornei-me profissional aos 23, em 1995. No mesmo ano fiz meu primeiro trabalho em dublagem, mas precisei interromper por dois anos. Retomado em 1997, não parei de trabalhar na área até hoje. Já a estreia no rádio, como locutor, ocorreu em 1994, aos 22 anos.

Como locutor, quais as principais atividades já realizadas?

Sempre considerei o trabalho de locutor, no meu caso, como uma extensão do trabalho de ator, embora seja um ramo diferenciado, com profissionais específicos. Trabalhei na Estrela FM Rádio Educativa do Município de Jaguariúna (SP), entre 1994 e 1995, como locutor, operador e programador. Ainda em 1995, estive na Rádio Cultura FM de Campinas (SP), como locutor, apresentador e operador. Passei por um programa piloto (projeto espírita de minha autoria) na Rádio Globo AM de São Paulo (SP) em 1999 e em 2001 estreou Ponte Para a Luz (interpretação de mensagens das obras de Chico Xavier) na Rádio Boa Nova AM (SP), que idealizei, produzi, interpretei e dirigi. Este último ainda hoje é reapresentado esporadicamente.

Como e quando surgiu o programa Ponte Para a Luz, com as mensagens psicografadas por Chico Xavier?

Criamos o projeto em 1998, ainda com outro nome. Era uma forma de dar uma contribuição para a divulgação das obras de Chico Xavier através da Arte. Foram três anos de luta até conseguirmos estreá-lo, em dezembro de 2001, na já citada Rádio Boa Nova, aceitando o convite do confrade Jether Jacomini Filho, diretor artístico da Emissora. No ano seguinte, houve a estreia de outra vertente do projeto: o canal Chico Xavier – Mensagens em Áudio, dentro do Universo Espírita (www.universoespirita.org.br), site criado por Hermann Campos.

Na área de dublagem, o que gostaria de citar de suas atividades?

Antes, gostaria de esclarecer algo que muita gente não sabe: a dublagem é uma vertente do trabalho de ator; portanto, para ser dublador é preciso ser ator profissional. Bem, em 16 anos de atuação, são milhares os trabalhos realizados – milhares literalmente –, mas vamos citar alguns: as séries/seriados 24 Horas (Ano V: Theo Stoller; Ano VI: Embaixador), The Contender – O Desafiante (Jimmy Lange), CSI – Investigação Criminal (Detetive Sam Vega), Mulheres de Fibra – MacLeod’s Daughters (Peter Johnson), Water Rats (Dave McCall); longa-metragens Juno (Mac MacGuff), Quem Somos Nós? – What The Bleep Do We Know? (David Albert), entre muitos outros e inúmeros documentários para DVD e diversos canais e produtoras, como BBC, Discovery Channel, People & Arts, Animal Planet, The History Channel, National Geographic, entre outros.

Fale-nos um pouco sobre o audiolivro Viajantes. Como surgiu a ideia de produzi-lo?

Foi durante toda a luta para a realização do programa Ponte Para a Luz que me surgiu a ideia dos CDs ou audiolivros, com o objetivo de dar ainda outra contribuição para a divulgação da obra espetacular de Chico Xavier. Foram mais de dez anos de batalha até conseguirmos o lançamento de Viajantes (Vinha de Luz Serviço Editorial, de Belo Horizonte, MG). Elaborei todo o trabalho com muito esmero e planejamento, desde a seleção dos textos, a montagem, o conteúdo do encarte, até toda a parte técnica e artística desenvolvida em estúdio. O amor e o respeito imenso que tenho por Chico Xavier só fez ampliar a alegria do próprio trabalho profissional. Antes da vitória desse primeiro audiolivro, os obstáculos se mostraram inflexíveis, durante muito tempo, mas foram finalmente dobrados graças à perseverança e ao auxílio do Plano Espiritual, que nunca nos abandona.

Como adquirir o audiolivro?

Ele encontra-se à venda em diversas livrarias físicas e virtuais – especialmente no site da própria Editora: www.vinhadeluz.com.br.

De onde vem o imenso carinho por Chico Xavier e as mensagens que você tem divulgado?

Do estudo contínuo e profundo de sua vida e obra. Meus olhos se enchem de lágrimas ao falar dele, ao lembrar de todos os episódios de sua vida missionária, de sua inacreditável capacidade de amar e trabalhar, dos mais variados fenômenos mediúnicos que comprovaram fartamente a realidade espiritual, e tudo isso aureolado por uma humildade imbatível. Ele que possuía uma inteligência extraordinária, uma vastíssima bagagem cultural e científica, de inúmeras encarnações... Sem nenhum exagero de nossa parte, sua grandeza foi algo poucas vezes visto na História. Quem apenas sabe de Chico Xavier por informações esparsas, sem o trabalho de estudar, ainda não tem ideia de quem realmente ele foi e do que representa sua vida e obra para o futuro da Humanidade.

Há um site a ser indicado para consultas? E quem desejar receber as mensagens, como deve proceder?

Estamos trabalhando para a implantação do site do Projeto Saber e Mudar em 2012, com o arquivo completo de todos os textos enviados, além de outros conteúdos. Mas, por enquanto, quem desejar receber a mensagem diária pode solicitá-la através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . É enviada apenas uma mensagem por dia, nunca mais do que isso, mas sem falhar nenhum dia, de domingo a domingo. Este trabalhado foi iniciado, sem este nome, através do meu e-mail pessoal, no ano 2001. A solicitação para recebimento dos textos foi aumentando de tal maneira, por pessoas conhecidas e desconhecidas, que surgiu a ideia de criar o Projeto, que estreou, então, em 17 de julho de 2006. Devido a problemas no computador, houve alguns dias que não foi enviada nenhuma mensagem, mas do dia 26 de setembro de 2007 até hoje não falhou nenhum dia.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

É uma alegria saber de tantos companheiros que se desdobram em atividades incontáveis pelo Brasil e pelo mundo na vivência e difusão das Luzes do Espiritismo. E a todos nós, sem nenhuma divisão de ordem religiosa, filosófica ou qualquer outra, digamos mais uma vez, como dizia Chico Xavier: “Que Jesus nos abençoe!”.

Veja abaixo o audilivro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...