O conhecimento espírita é o farol que ilumina o caminho de quem passa pelas provações da existência”

Nosso entrevistado desta semana é Wellington Balbo, autor do livro “Arena de Conflitos”, escrito em parceria com Orson Peter Carrara, relançado recentemente pela Ceac Editora. “Arena de Conflitos” faz parte do Clube do Livro do Instituto Chico Xavier do mês de Novembro.

Wellington tem 37 anos, nasceu em Cafelândia – SP e mora atualmente em Bauru – SP, e tem dois filhos: Olivia de 14 anos e João Antonio de 9 anos.

Wellington é escritor, articulista, palestrante, redator de programa de rádio e estará estreando brevemente um programa de rádio em parceria com a Web Rádio Ceac de Bauru.

Saiba mais sobre Wellington Balbo, acompanhando esta entrevista concedida exclusivamente ao site www.institutochicoxavier.com


1 - Você é espírita há quanto tempo? E como conheceu o Espiritismo?
Sou Espírita há 13 anos. Conheci por intermédio da dor, quando do desencarne de minha mãe, vitimada por AVC fulminante.

2- A qual Casa Espírita está vinculado e qual a colaboração que presta nesta Casa?
Estou vinculado ao Centro Espírita Amor e Caridade e a USE Intermunicipal Bauru. Em Centro Espírita Amor e Caridade colaboro como redator do programa Diálogos Espíritas, exibido pela Rádio Bandeirantes AM e Rádio CEAC – ver www.radioceac.com.br. Como escrevo meus livros, são editados pela CEAC editora, tendo seus direitos autorais destinados às obras dessa instituição. EM USE Intermunicipal Bauru faço parte do Conselho Fiscal e coordeno o JOE – Jornal Olhar Espírita.

3 - Como palestrante você viaja por várias cidades do Brasil. Como você vê a divulgação do Espiritismo nestes locais?
Vejo muito trabalho nos locais por onde passo. Naturalmente que cada um guarda as peculiaridades próprias dos dirigentes e das regiões, mas vejo os espíritas trabalhando bastante, divulgando com afinco. Penso apenas que falta um pouco mais de organização às nossas Casas. Poderíamos inserir um pouco mais os princípios da administração em nossos centros espíritas. Ganharíamos muito em qualidade, tenho certeza.

4 - Como escritor, quantos e quais livros você já publicou?
São as seguintes obras:

  • Lições da História Humana;
  • Reflexões sobre o mundo contemporâneo;
  • Espiritismo atual e educador;
  • Memórias do Holocausto, em que fiz participação na obra do médium Arlindo Rodrigues.Este livro foi ditado pelo Espírito Rudolf.;
  • Arena de conflitos – parceria com Orson Peter Carrara;
  • Quem semeia ventos... em que fiz participação na obra do médium Arlindo Rodrigues. Este      livro foi ditado pelo Espírito Rudolf;
  • Evite a rota do suicídio – parcerias com Arlindo Rodrigues e Alfredo Zavatte;
  • O caminho de Cícera – parceria com Carlos Luz;
  • Nos braços do pai – parceria com Carlos Luz;

5 - Está sendo relançado o livro “Arena de Conflitos”, pela Ceac Editora, que você escreveu em parceria com Orson Peter Carrara.  Nos conte como surgiu a idéia da parceria deste livro.
Eu e Orson somos amigos há bastante tempo e nos correspondemos com freqüência. A ideia surgiu naturalmente, como se já estivéssemos programado algo do tipo. Ele, um grande incentivador foi me abrindo as portas da imprensa espírita e, como generoso amigo e benfeitor encarnado, aceitou a proposta de fazermos um trabalho juntos. Aliás, não é o primeiro. No ano de 2005 escrevemos juntos uma série de artigos para o Jornal Verdade e Luz da USE Intermunicipal de Ribeirão Preto.

6 - Você lançou recentemente o livro “Nos Braços do Pai”, nos conte um pouco sobre este livro.
Parceria com Carlos Luz, outro grande amigo. Um livro de bolso, que versa sobre educação, espiritualidade e a relação entre pais e filhos. Útil para pais, mães, educadores, enfim, todos nós.

7 - Você está iniciando um projeto de programa de rádio com a Web Rádio Ceac de Bauru, nos conte sobre este projeto.
É um programa no sistema de pinga fogo e se chama PERGUNTANDO E APRENDENDO. Tratamos de assuntos do dia a dia à luz de nossa Doutrina Espírita. Em breve o programa estreará. Desses programas são produzidos Cds que são disponibilizados ao público, a fim de que possam adquirir e escutar no carro, em casa, enfim, onde houver condições para tal.

8 - Nos conte um pouco sobre seus projetos futuros.
Boa pergunta, Rita... Estou trabalhando num outro livro que será lançado em 2013 pela editora CEAC. Tenho também dois livros infantis que serão editados no começo do ano de 2013. Um pela Sollidum Editora e outro pela IDE de Araras.

9 - Como você concilia suas tarefas como palestrante, escritor com suas tarefas do seu dia a dia?
Conciliamos dedicando uma parte do dia a escrever e os finais de semana às palestras e viagens. Rita, não há outro caminho: o trabalho. Trabalhamos bastante, no entanto, temos em nosso favor o apoio dos familiares que nos estimulam a prosseguir e, na medida do possível, colaboram com nossas atividades fazendo o possível para não deixar que fiquemos sobrecarregados.

10 - Recentemente você passou por um delicado problema de saúde. Pode nos contar a respeito?
Tive 3 infartos aos 36 anos de idade. Vida corrida, alimentação desregrada, descuido com o corpo aliado a fatores genéticos e espirituais foram a química para eclodir o problema de saúde. Devemos cuidar com carinho do corpo físico e aprendi isso a custo, quase sendo despejado por utilizar mau esse sagrado instrumento do espírito. Porém, amparado por amigos daqui e de lá superamos o problema e hoje colocamos um pouco os pés no freio.

11-  Como você lidou com este problema? Em que o conhecimento espírita lhe ajudou neste sentido?
Sem o conhecimento espírita dificilmente teria superado esse problema. O conhecimento espírita é o farol que ilumina o caminho de quem passa pelas provações da existência. Todavia, não fui um aluno exemplar, havia momentos em que batia forte o desânimo e tivemos de utilizar os recursos do Céu e da Terra para nos equilibrarmos. Não é fácil, mas não podemos parar no meio do caminho. É preciso andar e o Espiritismo nos ensina isso.

12-   Na correria de nosso dia a dia, passamos por vários problemas, próprios da condição humana, em que você acha que o Espiritismo nos ajuda a superar estas tribulações?
Esclarecendo a mente do homem de que estamos aqui apenas de passagem. Nada nos pertence a não ser nossos dotes de valores morais e intelectuais. O Espiritismo mostra bem isso para que, conhecendo possamos superar as tribulações dessa viagem pela Terra.

13- Deixe uma mensagem para os leitores de nosso site.
Amigos, desejo a todos paz e amor em vossos corações. Cuidem do espírito, mas não se esqueçam de que para cuidar do espírito é preciso dedicar tempo ao corpo, ou seja, alimentação balanceada, equilíbrio nos sentimentos, pensamentos positivos e ações no campo do Bem. Um grande abraço e muito obrigado pela oportunidade. Jesus nos abençoe.

Por: Rita Ramos Cordeiro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...