Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Um exemplo oportuno vindo de Goiás - Federativa do estado adota critério que permite saudáveis realizações

Presidente da Federação Espírita de Goiás, espírita de nascimento, palestrante, Cauci é natural de Belo Horizonte-MG e reside em Goiania-GO há um bom tempo. Formado em Administração de Empresas, trabalhou no Tribunal Regional do Trabalho, na área de Administração e Gestão de Pessoas, e traz uma ampla visão do conhecido trabalho executado no Estado, muito oportuno para a realidade do movimento espírita nacional.

1 - Apresente um perfil do movimento espírita da capital e do Estado de Goiás.
Quando residia no Rio de Janeiro e depois em Brasília, sempre tive excelentes informações quanto ao movimento espírita do Estado de Goiás. Quando tive oportunidade de mudar-me para cá, não vacilei e aí pude constatar o dinamismo do movimento espírita tanto o que realizado na capital quanto no interior do Estado de Goiás. O Espírita goiano é muito empreendedor. O movimento espírita está sempre realizando eventos de difusão da Doutrina Espírita.

2 - Qual o fio condutor da Federação Espírita de Goiás no estado?
A Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO se caracteriza por ombrear-se com as instituições espíritas do Estado. Não lhes faz concorrência; ajuda-as a melhor desempenhar o seu papel colocando toda a sua estrutura em favor das instituições espíritas. Isso criou uma impressionante rede de solidariedade no Estado entre as instituições espíritas, permitindo a realização de eventos de grande porte.

 

 

3 - Como é isso na prática na interação com as instituições e cidades do Estado e mesmo na capital?
A equipe da FEEGO, composta em torno de 30 pessoas, em quase todos os finais de semana do ano visita as instituições espíritas, por mais distantes que sejam, reunindo-se com as lideranças espíritas de todo o Estado.  Isso nos permite conhecer a realidade enfrentada pelas casas espíritas, traçar vínculos de amizade sólida com os espíritas de todo o Estado, mormente as lideranças espíritas. Assim levamos as experiências exitosas de uma instituição para outra, estabelecendo uma unificação excelente, com imenso respeito às características de cada instituição espírita.

4 - Quando foi fundada a Federação Espírita de Goiás? E a construção e inauguração do prédio próprio? E quem foram os pioneiros?
Em 3 de outubro de 1950. A criação da Feego foi muito interessante porque partiu da iniciativa das casas espíritas de Goiânia que desde 1949 já vinham acalentando a ideia de ser criada uma instituição federativa no Estado. A Feego, inicialmente com o nome de União Espírita Goiana, iniciou suas atividades nas instalações do Centro Espírita Aprendizes do Evangelho e, mais tarde, construiu a sede própria em importante rua do Centro da cidade de Goiânia.

Considerando que a FEEGO foi criada pela iniciativa das casas espíritas muitos foram os pioneiros. Citamos, dentre muitos, José Felix de Souza, Romeu Pelá, Sebastião Peleja, Sebastião Queiroga, Ranulfo de Souza.

5 - E o Congresso Espírita Estadual?
Neste ano o movimento espírita de Goiás, sob a coordenação da FEEGO, realizou a 28ª edição do Congresso Espírita Estadual. É um evento que reúne 3500 adultos, 800 jovens, 300 crianças e que é divulgado via internet para todo o planeta com participação de internautas de diversos Países. Rússia, Índia, China, Austrália, Japão, Europa, Américas.

6 - De onde as fontes de recursos para o importante evento?
Temos uma estrutura muito bem montada há anos. Geralmente o valor da contribuição do participante é suficiente para os custos gerais do congresso. Para 2013 percebemos que há empresas interessadas em patrocinar o evento de maneira mais significativa. Analisamos as propostas e abrimos a possibilidade do patrocínio. Isso nos permitirá voos mais altos, na difusão da Doutrina Espírita.

7 - Como é a conciliação também com atividades para jovens e crianças?
Sem nenhum problema. O tema do congresso, tanto para a parte adulta, jovem ou criança, é um só. Há coordenação para todas as atividades e os assuntos são sempre amplamente debatidos, em clima absolutamente democrático e aberto, sem imposições de quem quer que seja. Isso confere responsabilidade aos companheiros e evita entraves

8 - E a editora da FEEGO? Quantos títulos editados?
A FEEGO não possui muitos títulos editados, apenas 27. Obras resultadas de estudos e pesquisas realizados por nobres companheiros. A equipe se dedica mais à edição de DVDs e CDs de eventos importantes e que têm uma grande procura.Citamos os livros Evangelizando Bebês, de autoria de Cintia Vieira, O julgamento de Varuna, de Weimar Muniz, e PSICOFONIA NA OBRA DE ANDRE LUIZ, de autoria de Jacobson Santana. Três obras que valem a pena a leitura e o estudo

9 - Fale sobre os programas de TV, inclusive na INTERNET, produzidos pela FEEGO.
Contamos com uma dinâmica equipe de trabalhadores voluntários e dois profissionais remunerados que têm, realmente, realizado um trabalho diferenciado no Movimento Espírita Brasileiro. Produzimos 2 programas de  TV que são transmitidos em canal aberto( tv cultura) e canal fechado. Auxiliamos com suporte técnico a um grupo que mantém um outro programa na rede bandeirantes. Auxiliamos as Casas Espíritas na realização de seus programas de rádio nas cidades do interior. Mantemos estreito relacionamento com outras divulgadoras de tv, rádio e web de modo que alcançamos um público muito grande de espíritas e simpatizantes.

10 - Algo mais que gostaria de acrescentar?
A tônica que adotamos na FEEGO foi o de privilegiar o trabalho em equipe e a decisão colegiada. Tudo é decidido em grupo. Recusamos exercer o papel de "manda chuva" de chefe centralizador que tudo sabe e tudo decide. E não fizemos nada de novo. Apenas aplicamos o que o ínclito codificador inseriu na 2ª parte de "Obras Póstumas", capítulo denominado Constituição do Espiritismo, que ensina: "no ser coletivo há garantia de estabilidade que não existe quando tudo repousa sobre uma só cabeça". " Um ser coletivo, ao contrário, se perpetua sem cessar e nada periclita".  Guardamos a certeza de que as atividades exitosas da FEEGO são apenas o resultado prático desse ensinamento de Allan Kardec.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...