Nosso entrevistado desta semana é Agnaldo Paviani da cidade de Votuporanga – SP

Agnaldo é casado e tem 4 filhos. É palestrante motivacional, escritor de 25 livros publicados e desenvolve um trabalho de cirurgias espirituais em parceria com o espírito Klaus no Centro Espírita Caminho de Damasco em Votuporanga.

1.
Vê alguma ligação entre sua atividade profissional e seu trabalho desenvolvido como orador espírita?
Sem dúvida. Realizo palestras no movimento espírita há mais de quinze anos e isso me ajudou muito profissionalmente, já que ao iniciar o trabalho de palestras motivacionais nas empresas, já tinha uma experiência de 2.550 palestras realizadas.

2.
É espírita há quanto tempo e como conheceu o Espiritismo?
Nasci em lar espírita.

3.
Está vinculado a qual Casa Espírita e qual colaboração na Casa?
Sou Dirigente do Centro Espírita Caminho de Damasco, há vinte anos. Esse Centro é o mais antigo de nossa cidade, fundado no ano de 1.940

4.
Há quanto tempo trabalha com o espírito Klaus e como iniciou esta parceria?
O espírito Klaus há sete anos me propôs um trabalho com livros, onde abordaríamos questões polêmicas e eu aceitei o desafio..Acabamos pagando um preço alto, porque no geral, muitos espíritas são extremamente conservadores e acabam classificando essas obras como antidoutrinárias. Mais tarde iniciamos o trabalho das cirurgias espirituais

5.
A cura através da cirurgia espiritual é um grande lenitivo para o espírito encarnado que sofre. Como você define este trabalho de cura?
Sim as cirurgias espirituais representam apenas um lenitivo. Sabemos que a cura para nossos sofrimentos reside em nós mesmos. Apenas com o autoconhecimento e a decisão de sermos melhores é que curaremos nossas dores, mas enquanto isso não acontece procuramos através do trabalho amenizar a dor alheia.

6. Além da colaboração do médium e do espírito que atua sobre ele, qual a parcela de responsabilidade de quem procura a cura através da cirurgia espiritual?
Temos que considerar a fé, o merecimento e o carma, além é claro, do tipo de vida que o individuo leva. Temos de ser racionais e não criar a ilusão que tudo se resolve num passe de mágica, afinal o próprio Jesus por várias vezes afirmou: a tua fé te curou.

 

7. Existem casos em que a cura não é possível? Por que isso ocorre?
Sim, há dores que o espírito necessita experimentar, faz parte de um processo de "expurgo" das enfermidades do corpo astral ocasionadas pelos erros morais.

8.
A maioria das doenças que atingem o corpo físico veem do psiquismo e pensamento do ser humano. A que se deve este fato?
O distanciamento do homem em relação a Deus. Em geral o psiquismo está "encharcado" de vícios os mais variados

9.
O que falta para nos tornarmos seres humanos saudáveis e de bem com a vida?
Falta a coragem de nos autoenfrentarmos, assumirmos nossas fragilidades e cultivar os bons pensamentos e as atitudes nobres.

10. Você acha que mágoas, ressentimentos e falta de perdão, colaboram para a doença do corpo? Como mudar este cenário?
Sem dúvida , são emoções e sentimentos que adoecem a alma. Somente tomando consciência de QUEM SOMOS E PORQUE ESTAMOS NA TERRA é que nos libertaremos nessas amarras que nos prendem a dor.

11. Além de palestrante e médium, você é escritor. Como concilia suas atividades com sua vida em família?
É uma loucura,.. só Deus sabe como damos conta... mas não tem jeito de ser diferente, espírito devedor tem que trabalhar dobrado. Além disso tenho, graças a Deus, o apoio incondicional de meus familiares.

12. Você transmite pela Rádio Boa Nova, o programa “Falando Francamente” que vai ao ar todo sábado às 16:00. Nos conte mais sobre este trabalho.
Há seis anos recebi o convite da rádio Boa Nova e iniciamos esse trabalho de divulgação. A vantagem é que através do rádio o alcance é muito grande e isso, claro, é muito bom. O nome do programa é uma homenagem ao primeiro livro do espírito Klaus: falando francamente.

13. Quantos e quais livros você publicou como escritor?
Ao total são 25 livros publicados além de 12 dvds com palestras . São livros de autoajuda e estudos sobre a Doutrina Espírita. Eu destacaria : E EU ME PERDI DE MIM MESMO, CONVERSA FRANCA, TREVAS E LUZ, SOPRO DE ESPERANÇA, É HORA DE SER FELIZ.

14. Toda renda de seus livros é revertido em prol do Centro de Convivência Infantil e Juvenil Benedita Pimentel, que atende 100 crianças e adolescentes. Como surgiu este Projeto?
Todo o trabalho literário sério, em parceria com os espíritos, exige que toda renda financeira seja encaminhada para um trabalho social. Em síntese: tínhamos uma grande dificuldade financeira para manter o atendimento às crianças e tínhamos os livros, então juntamos uma coisa com outra e atualmente a venda dos livros mantém pelo menos 70% dos gastos com o trabalho.

15. Qual a importância de se evangelizar as crianças e os jovens para uma religião com Jesus?
A criança, em especial, representa o futuro, por isso é fundamental a evangelização e Centro espírita que não tenha um bom trabalho com a criança comete grave erro. Considero a evangelização um dos setores mais importantes do centro.

16. Você acha que o Movimento Espírita está realizando um bom trabalho de evangelização com nossas crianças e jovens?
Como somos seres humanos... imperfeitos... ainda teremos que reciclar muita coisa para que esse trabalho realmente ocorra de forma mais adequada.

17. Na sua opinião, qual o caminho para a felicidade?
A felicidade é uma construção de todos os dias. Um dos caminhos é saber INTERPRETAR A VIDA  com os olhos do otimismo e da perseverança. Somos espíritos com um passado extremamente comprometedor, daí ainda demorará um pouco para alcançarmos  essa felicidade que almejamos. Continuemos trabalhando, essa é a receita.

18. Agradecemos sua disponibilidade em conceder esta entrevista ao site do Instituto Chico Xavier e pedimos que deixe uma mensagem para os leitores de nosso site.
Na dúvida sobre o que fazer e como fazer, nos inspiremos em Chico Xavier e acima de tudo em Jesus

Por: Rita Ramos Cordeiro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...