Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Música e sensibilidade na tarefa espírita
Uso da música é cada vez mais frequente e surte efeitos que devem ser considerados

Nosso entrevistado é espírita desde 2006 e vincula-se ao Núcleo Espírita A Caminho da Luz, na capital de São Paulo, onde reside. Natural de Igarcy-PB, utiliza-se da música para harmonização do ambiente e também nas palestras. Aposentado, tem um livro publicado: "A Música segundo o Espiritismo" (http://www.luzespirita.org.br/leitura/L114.html), Bastante envolvido com o portal Luz Espírita, que pode ser acessado pelo endereço www.luzespirita.org.br , suas respostas à entrevista trazem uma visão muito peculiar sobre a arte musical.

1 - Fale-nos de seu envolvimento com o PORTAL LUZ ESPÍRITA
Não sabia nada de Espiritismo e tinha ojeriza do tema só de ouvir falar. Mas desde que assisti a uma videobiografia de Chico Xavier (produção da FEB), publicada na internet (site http://www.dominiopublico.gov.br), passei a estudar a doutrina, baixando os livros da codificação e me informando sobre tudo quanto me era possível. Um ano depois, passei a frequentar a casa espírita e me ingressei no curso doutrinário. Lá, com alguns amigos, tivemos a ideia de lançar um site e nele oferecer material de apoio aos interessados no estudo espírita, pois vimos a importância da internet para isso e, àquela época, havia poucos sites espíritas e eles pouco ofereciam. Daí nasceu o Portal Luz Espírita, com sua proposta de dinamizar o estudo espírita.

2 - Quais as maiores dificuldades na administração do portal?
Basicamente, nosso trabalho é caseiro, pois não dispomos de recursos financeiros que nos possibilite grandes produções, como gostaríamos. Também não temos intenção de comercializar nada e nos isentamos de abrir uma caixa de coleta, pois julgamos que, enquanto pudermos nos isentar de movimentar dinheiro, maior credibilidade teremos. Em compensação, somos sempre agraciados aqui e acolá com a criatividade dos voluntários e dessa forma, pensamos, temos feito coisas boas em prol da causa espírita.

3 - Na edição de mídias e do próprio site, pensando na divulgação espírita, como você situa a questão do critério doutrinário para o que vai ser divulgado?
A ponderação é um ponto espírita: devemos analisar tudo e submeter qualquer proposição às bases doutrinárias, até que, se preciso, rejeitar aquilo que absolutamente fuja da lógica filosófica da Doutrina Espírita. Contudo, essa não é uma tarefa fácil quando se trabalha em equipe, pois pode haver pontos de vistas divergentes, além do que, quem se atreve a ditar a verdade incontestável? Em casos assim, ao invés da censura radical, o material pode ser publicado e, em acréscimo, convidar o público para uma apreciação.

4 - E sua experiência com a palestra litero-musical?
Tomei para mim como uma missão levar a música espírita aonde possa ir. Desde que li no livro "OBRAS PÓSTUMAS", de Allan Kardec, o capítulo "Música espírita", senti-me tocado em fazer essa mensagem ganhar forma. É uma das maiores alegrias que tenho nessa jornada.

5 - Fale-nos de seu amigo João Lucius.
Conheci João Lucius no curso doutrinário na nossa casa espírita A Caminho da Luz e nele reconheci um irmão. Além de um músico talentoso, ele é uma pessoa amável. Dessa maneira, firmamos uma parceria musical e já estamos com meia década de peregrinação, de casa em casa espírita, cantarolado essa doutrina maravilhosa.

6 - Como tem sentido a repercussão da música nas apresentações?
Até o momento, não passamos por nenhum contratempo grave. A princípio, havia certa desconfiança em alguns, mas depois da nossa exposição, só temos recebido afeto, inclusive, alguns confessam terem ficado surpresos, positivamente com nossa proposta de música espírita.

7 - Como tem lidado com a rejeição em algumas instituições?
Não tivemos um embate direto com ninguém a respeito de nosso trabalho e só vamos aonde e quando somos convidados, por isso, não computo qualquer rejeição. No máximo, encontramos indiferença ou desconfiança de uns e de outros — até começarmos a explanação. Se antigamente falar em evangelho musical era quase uma heresia, no meio espírita, hoje é a rejeição que se tornou mal vista.

8 - Há recepção mediúnica das letras e músicas ou aproveitamento de material já existente? Em havendo ou não, relate-nos sobre essa experiência.
Eu e o João Lucius temos composições individuais e em parceria. Certamente que há envolvimento espiritual nas nossas letras, mas como nenhum de nós teve a percepção clara da influência de qualquer Espírito, dizemos que não é o caso de considerarmos como música mediúnica. Cada qual das composições tem sua história; algumas vieram "prontas" — tanto a letra como a melodia —, noutras, nós trabalhamos com base em textos, citações e fatos corriqueiros que nos inspiram à composição.

9 - Qual a importância da música para a evolução humana?
A música é um dos elementos potencializadores de energias benéficas. Logo, qualificar-se nessa matéria é enriquecer-se dessa potência, trabalhando especialmente o lado emocional. Para medirmos o potencial da boa música, podemos pegar o efeito colateral e ponderar o quanto a música banal tem feito estragos nas pessoas, arrastando-as ao precipício dos vícios, da violência e da desordem. No dia em que o movimento espírita souber usar a música em prol da nossa doutrina tão bem quanto o senso vulgar tem feito em prol da promiscuidade, o Espiritismo será a doutrina predominante no nosso mundo.

10 - Algo mais a acrescentar?
Faço o apelo para os espíritas, individualmente, e as instituições kardecistas promovam a música espírita. Incentivem a formação dos grupos musicais, especialmente visando atrair a juventude. Entretanto, tenho para mim, que uma campanha dessa natureza exclui a promoção pessoal. Nosso trabalho é todo voluntário e cremos que essa é a melhor conduta. Que não haja músicos espíritas — como profissão —, mas que os espíritas sejam músicos, pois, aliás, no nosso curso evolutivo, uma das matérias para se chegar à p


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...