Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Exemplo prático no sudoeste paulista - União das casas, pela amizade, é o grande critério utilizado

Espírita de nascimento, natural de Itararé – onde também reside, no interior paulista, Maurício é cirurgião-dentista pela USP-Ribeirão Preto. Atua no Centro Espírita Fraternidade, que igualmente preside. Atual presidente também na gestão da USE Municipal de Itararé, e Vice-presidente da USE Regional Sorocaba, nosso entrevistado traz experiência prática de unificação.


1 - Situe a cidade de Itararé no contexto geográfico-econômico social e demográfico para o leitor.
Itararé é um município brasileiro situado no sudoeste do estado de São Paulo, fazendo divisa com o estado do Paraná, distando 350 Km da capital paulista. Sua base econômica é a agricultura e comércio. Atualmente conta com uma população de 47 939 habitantes, segundo o último senso.

 

 

2 - Quando surgiu o Espiritismo na cidade? Quem foram os pioneiros e qual a casa mais antiga? Quando foi fundada?
O Espiritismo em Itararé vem da década de 30. Os primeiros espíritas que temos registro foram Tomé Teixeira, Adriano Pimentel e esposas. Essas pessoas no final de 1938 reuniram-se no intuito de reformularem os estatutos de uma antiga sociedade espírita chamada Perpétua Caridade, que naquele momento estava desativada. Desta reunião no dia 10 de Dezembro de 1938 foi fundada a primeira casa espírita de Itararé, o Centro Espírita Fraternidade.

3 - Existem quantas instituições espíritas na cidade e qual o principal perfil de atuação?
Em Itararé a USE Municipal é composta por cinco casas espíritas: União Espírita Allan Kardec, União Espírita Casa do Caminho, Centro Espírita Fraternidade, Centro Espírtia Mário dos Santos e Centro Espírita Redentor. A ação principal é pregação do Evangelho de Jesus à luz da doutrina espírita, através de estudos, palestras públicas; juntamente com esta prática, o atendimento espiritual pelos passes, atendimento fraterno e a assistência social espírita.

4 - A experiência de união das instituições espíritas da cidade é algo para ser conhecido pelo movimento. Comente isso.
Essa experiência que desfrutamos aqui de sempre estarmos juntos é aquilo que Jesus nos pedia, que amassemos uns aos outros, e que juntos sempre podemos realizar mais e melhor. O ideal de unificação do movimento deve ser o objetivo a ser atingido por todos, para que o Doutrina mantenha-se como Allan Kardec a deixou: coesa e forte. Uma equipe dividida já sai perdendo na realização dos deveres que o codificador nos legou, ou seja, levar o Espiritismo as pessoas, não apenas na letra, mas na demonstração de que a Doutrina nos une como irmãos.

5 - Quais as principais dificuldades vencidas para alcançar-se esse patamar?
A maior dificuldade foi conseguir reunir todos em torno de um ideal em comum. Assim em nosso caso alguns eventos que planejamos resolveu essa questão, pois não conseguimos realizar o que precisamos pela Doutrina sozinhos, e quando as pessoas são valorizadas através de um convite para que tragam suas contribuições, suas ideias, e, essas ideias são discutidas e levadas em consideração, todos se sentem responsáveis pelo sucesso da atividade, e assim sempre fica o "gostinho" de querer mais e melhor. Portanto, um objetivo em comum que atenda os interesses de todos foi um bom remédio.

6 - E como vivem hoje essa experiência real e motivadora?
Nós da USE Municipal de Itararé prezamos muito a amizade que existe entre as diretorias das casas espíritas, tomamos todas as decisões juntos, planejamos nossas ações juntos e nos ajudamos quando problemas aparecem através da troca de experiências. Isso faz com que as ações de divulgação doutrinária sejam realizadas com facilidade e presteza, pois não é o trabalho de apenas uma pessoa, mas sim a reunião de forças e ideias de todos. Procuramos envolver todos os participantes das cinco casas espíritas nos eventos que realizamos, fortalecendo desta maneira os laços de fraternidade entre nós.

7 - O espírito de equipe prevaleceu, a seu ver, devido a qual fator preponderante?
A amizade e a ausência do individualismo. Quando nos reunimos, pensamos no que é melhor para todos, e não apenas para uma ou outra casa.

8 - Quais os planos para o futuro?
Nossos planos são melhorarmos o que estamos fazendo em conjunto, que automaticamente reflete-se nas casas.  Ampliar o nosso Clube do Livro, que conta com mais de 100 assinantes, e retomarmos  o programa Enfoque Espírita, programa idealizado pelos amigos Alessandro Vianna de Paula e Lauri Ribeiro Pinto,  na rádio local, que por bons anos levou o Espiritismo aos lares de toda cidade e região.

9 - Comente sobre o MES ESPIRITA da cidade
O Mês Espírita, que está na sua décima segunda edição, realiza-se em todo os mês de Outubro em comemoração ao nascimento de Allan Kardec. Realizamos cinco finais de semana, onde cada um representa uma casa, com palestras aos sábados. São momentos de engrandecimento para todos pelos ensinamentos que nos são trazidos por companheiros de outras cidades, e também um momento em que os espíritas de Itararé reúnem-se para a confraternização entre todos. O evento é realizado na Câmara Municipal, ambiente livre onde todos, espíritas ou não podem participar.

10 - Algo marcante que gostaria de relatar?
O importante a salientar é que apesar de trabalharmos juntos, cada casa tem sua história e práticas próprias não perdendo assim os esforços daqueles que vieram antes de nós e que construíram o panorama espírita da Itararé de hoje. Juntos tentamos melhorar cada vez mais os trabalhos de cada casa, fortalecendo o Espiritismo e o Evangelho de Jesus.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...