O entrevistado desta semana do site do Instituto Chico Xavier é Demétrius César Rodrigues.

Demétrius tem 32 anos, nascido e residente em Porto Alegre,  Estado do Rio Grande do Sul e pai  de Rafaela de oito anos. Sua profissão é consultor de tecnologia da informação e atua na área de 'Business Intelligence', é uma área ligada a banco de dados e análise de informações visando buscar respostas importantes para o gerenciamento das empresas.

Demétrius é fundador da Ong Viva La Vida, site www.ongvivalavida.org e voluntário do Instituto Chico Xavier, onde  atua como palestrante com o Projeto de Palestras Virtuais, divulgando o Espiritismo online pela Internet.

Quando você fundou a Ong Viva La Vida e qual o objetivo da Instituição?

Fundei em Junho de 2011, com o objetivo realmente de fazer o bem, em qualquer área que tenhamos condições. Com o tempo fui percebendo que um dos objetivos é também auxiliar as pessoas para praticarem a caridade. Vejo que algumas pessoas participam somente de ações da Ong, então muitas ações tem o objetivo de auxiliar os voluntários a estar em contato com o próximo de maneira amável.


Quais os projetos realizados pela Ong viva La Vida?
Realizamos ações que visam levar carinho e atenção para crianças e adultos. Geralmente quando doamos algo o objeto em questão é pouco, mas a intenção e o amor entregue é muito.

Temos algumas ações que realizamos todos os anos e outras que são realizadas somente uma ou poucas vezes de acordo com a necessidade da sociedade e possibilidade dos voluntários, entre elas estão: “Ação Crianças Mais Doces” (de páscoa), “Ação Espírito de Natal”, “Campanha dos Cobertores”, “Campanha do Material Escolar”, “Ação de Incentivo ao Ensino”, “Tarde Cultural”, “Futebol Solidário”, “Café Com Atenção Nas Ruas”, “Sopão Solidário”, “Ação de Inclusão Digital”, entre outras.

Nos conte mais sobre o trabalho desenvolvido pela Ong Viva La Vida.
A cada ano que passa algumas particularidades vão mudando. No ano passado lançamos muitas ações novas e tivemos a oportunidade e o prazer de reunir voluntários para estarmos nas ruas levando sopa, sanduíches e cafés, para moradores de rua. 

Além disso realizamos a “1º Tarde Cultural Ong Viva La Vida” onde tivemos diversas atividades para aproximadamente 35 crianças;  desde cortar o cabelo, até montar uma foto pessoal de quebra-cabeça no computador, apresentação artística, etc. Esta última foi a ação com o maior número de voluntários envolvidos, aproximadamente 40 .  Uma ação interessante foi a “Ação de Incentivo ao Ensino” onde uma escola ensinou as crianças o que é solidariedade e elas tinham que escrever uma frase e fazer um desenho. Todas as frases e desenhos foram avaliadas e a que recebeu mais votos dos voluntários ganhou uma “Boneca Monster High” (estava no auge isso) (a frase vencedora foi: “Solidariedade é quando as pessoas se ajudam doando o que tem”).

Foi muito bom ver as crianças participando e a reação da que ganhou a boneca, foi de muita surpresa e felicidade. 

Neste dia eu realizei uma atividade de 'Como tratar o próximo' e todas as crianças participaram ativamente, sendo que  minha filha e a prima fizeram um teatrinho que contava uma história sobre a importância de respeitar os pais. Então eu percebi que as nossas ações estavam se direcionando para o  lado humano e voltadas ao caminho da boa conduta perante  todos, buscando incentivar o bem e a busca pelo aprimoramento.

 

Assim, este ano realizamos a primeira “Campanha do Material Escolar” e foi gratificante ver que auxiliamos diversas crianças a conseguirem estudar melhor durante o ano. Pareceu fazer mais sentido o trabalho realizado e que aquilo estava fazendo uma diferença enorme. Então estamos tentando realizar mais ações de incentivo ao ensino, mas continuando as nossas tradicionais que realizamos todos os anos nas datas comemorativas. Agora lançamos o “Curso Solidário de Capacitação Profissional”, onde iremos ministrar aulas via internet sobre como fazer sites, visando auxiliar quem está buscando ter uma renda ou aumentar a sua renda. A  ideia é seguir com os cursos, abrangendo outras áreas e disponibilizando para todo o Brasil.

Há quanto tempo é espírita e o que o levou ao Espiritismo?
Espírita sou desde que nasci e assim já começou a minha jornada evolutiva.

Nasci em uma casa de candomblé, sendo que o meu pai ainda é dessa religião. Porém, vivi durante muitos anos em conflito com as ações das pessoas dessa religião e o que eu acreditava ser o melhor para o mundo.

Mesmo com todos os conflitos fui optando por ter uma vida voltada as ações prejudiciais que a religião denominada 'Nação' do candomblé disponibiliza para seus seguidores. Com isso, me voltei ao materialismo, ao poder e a ganância, passando alguns anos assim,  até que aos 25 anos quando descobri que ia ser pai comecei a questionar o exemplo que daria para a minha filha.  Foi quando li o livro “Violetas na Janela” e “O Talismã Maldito”, surgiu então um pequeno ponto de luz na minha vida, mas não foi o suficiente para mudar o que precisava.

Antes eu precisei passar por algumas provas, que até onde eu analiso não suportei da melhor forma que poderia, chegando ao estado de depressão e realizando diversas ações prejudiciais para a minha evolução e das pessoas a minha volta. Foi quando aos 29 anos, depois de estar muito tempo buscando respostas para tudo que estava acontecendo, eu consegui comprar O Livro dos Espíritos e assim comecei a entender tudo que antes eram só dúvidas. A cada resposta do livro lida, era um esclarecimento que eu estava buscando, porém, eu demorei mais de um ano para ler o livro, foi um processo lento, mas a cada passo o meu vínculo com o Espiritismo aumentava e as minhas ações na vida se voltavam ao bem da minha evolução e das pessoas a minha volta.

Em 2013 eu morei em Florianópolis e tive o prazer de conhecer a SEOVE, onde assisti muitas palestras. Participei de cursos, me tornei voluntário e fiz muitos amigos. Na verdade reencontrei amigos, pessoas muito queridas. O SEOVE é o único lugar que eu me sinto em casa, é uma alegria muito grande quando estou lá e hoje apesar de distante, ainda sou voluntário e visito o máximo que posso. Foi isso que me levou ao Espiritismo, a busca por esclarecimentos e por uma vida de acordo com as minhas boas inclinações.

Qual a importância do Espiritismo em sua vida?
O Espiritismo mudou a minha vida, me salvou. Entenda, claro que o Espiritismo não está acima de Jesus Cristo, porém, foi através do Espiritismo que consegui e consigo ter uma vida mais próxima da vida que Jesus nos deixou como modelo, mesmo que eu ainda esteja muito distante. Com os esclarecimentos do Espiritismo eu consegui nortear as minhas ações para o bem, e com o consolo do Espiritismo eu comecei a me amar mais e, consequentemente, ter mais amor para doar. Sendo assim, foi através do Espiritismo que eu consegui realizar uma grande transformação moral na minha vida, por isso que eu sou um seguidor do Espiritismo e cristão.

Assim como Chico Xavier optou por trabalhar no Espiritismo por acreditar ser o melhor para seguir a sua última vida, eu acredito que no Espiritismo tenho o que preciso para alcançar a minha missão de vida

Qual a Casa Espírita que freqüenta e qual o trabalho que desenvolve dentro desta Casa?
Eu sou voluntário na Seove, onde sou responsável pela atualização do seu site, porém, devido a distância não tenho como desenvolver mais trabalhos lá além desse

8. Há quanto tempo é voluntário do Instituto Chico Xavier  e qual o trabalho que desenvolve?
Sou voluntário há mais de 6 meses. No Instituto Chico Xavier tenho a oportunidade de compartilhar os esclarecimentos e consolos do Espiritismo através da página no facebook e no site. Além disso, gosto de escrever sobre a Doutrina espírita e compartilhar o que escrevo com os seguidores do Instituto Chico Xavier. Recentemente lançamos o projeto Palestras Virtuais, onde  sou o palestrante, e este trabalho está sendo excelente para que eu consiga progredir cada vez mais, auxiliando as pessoas através do conhecimento da Doutrina espírita.

Como surgiu o Projeto de Palestras Virtuais na página do Instituto Chico Xavier no Facebook?
Eu pensava as vezes que gostaria de começar a ministrar palestras, e em uma conversa com a Rita, que é a fundadora do Instituto Chico Xavier,  sugeri a ideia de realizarmos as palestras virtuais ao vivo com passe a distância.

A Rita então solicitou uns vídeos de testes, que eu fiz alguns e mandei,  que depois fui aprovado ,  tendo a autorização para seguir planejando o projeto. Algum tempo depois, enquanto finalizava uma pesquisa, encontrei esse sistema online de conferência,  muito simples para todos conseguirem acessar. 

Naquele momento conseguimos então colocar em prática o projeto. A primeira palestra de teste foi para 10 pessoas e a capacidade foi alcançada em menos de 5 minutos após a divulgação no Facebook.

Como deu tudo certo e o sistema foi aprovado, lançamos então a série completa “Reforma Íntima Através do Espiritismo”, que chegou ao fim semana passada e com um público semanal  de aproximadamente  80 pessoas. Agora iniciaremos a série sobre “A Lei de Causa e Efeito”. 

Quem desejar  assistir nossas palestras virtuais podem se adicionar na página do Instituto Chico Xavier no Facebook https://www.facebook.com/institutochicoxavier e acompanhar nossas postagens para saber dia e horário das palestras.

As palestras são gravadas e posteriormente colocadas no site do Instituto Chico Xavier, www.institutochicoxavier.com.

Atualmente as redes sociais e a Internet tem sido uma grande ferramenta de divulgação do Espiritismo. Na sua opinião qual a importância desta ferramenta para a divulgação da Doutrina Espírita?
Muitas pessoas precisam dos esclarecimentos do Espiritismo e não tem acesso nas suas cidades.

Algumas moram no interior onde não tem nenhum Centro espírita, e outras não conseguem devido a fatores particulares diversos.

As redes sociais e a internet são ferramentas chaves hoje em dia para que o Espiritismo chegue a todos que necessitam, e eu vejo isso acontecer toda semana através de relatos.

Então, se alguém hoje está com uma dúvida essencial para continuar a sua jornada evolutiva, mas não tem como frequentar um Centro espírita, os bons espíritos as guiam para que tenham acesso aos esclarecimentos que precisam através da internet.

Qual a importância da Solidariedade e da Fraternidade na vida das pessoas?

Sem isso, nada seremos. A solidariedade é muito mais do que dar algo a alguém, é perceber que todos somos um e nisso entra a fraternidade. Enquanto estivermos voltados para o egoísmo, estaremos em uma faixa de vibração alinhada com os espíritos infelizes e zombeteiros.

Consequentemente, no plano espiritual, existiremos em ambientes umbralinos em cenários plasmados de acordo com os pensamentos, sentimentos e emoções  de todos os espíritos ali unidos por afinidade. Por isso que sem a caridade não há salvação, pois com a caridade e a solidariedade, elevamos a nossa faixa vibracional e nos alinhamos com espíritos e regiões mais elevadas, tanto no plano físico quanto no plano espiritual.

A fraternidade está totalmente ligada ao reconhecimento que somos iguais em essência, e que o nosso destino é vivermos em harmonia por toda a Eternidade. A nossa dificuldade em vivermos sem conflitos com todos os espíritos está ligada as nossas imperfeições, aos nossos preconceitos, por isso considero prioritário ter uma vida norteada pelo Fraternismo e aos bons pensamentos, sentimentos e ações, para todos os seres do Universo.

Deixe suas últimas palavras ao leitor do site do Instituto Chico Xavier.
Uma das maiores dificuldades que enfrento é conseguir aplicar a Doutrina Espírita na minha vida. Por vezes acreditamos que sempre temos bons pensamentos, que não desejamos nada de mal para ninguém, que somos Espíritas e somos bonzinhos, mas quando analisamos as questões do dia a dia por um contexto maior, percebemos que temos muito caminho a percorrer. Chico Xavier sempre salientava que estava muito longe da perfeição, e que ele conhecia muito bem as suas más inclinações.

A fascinação por vezes nos leva a elevarmos o nosso nível espiritual para um ponto que não condiz com a verdade  e isso abre os caminhos para as influências negativas de espíritos desencarnados que visam nos desviar do caminho do bem.

Importante então, sempre, relembrarmos que somos imperfeitos, e realizarmos a análise de tudo que estamos fazendo, seja no plano físico, quanto no plano espiritual.

Sabemos que a oração tem uma força enorme e ela se realiza através da nossa intenção e força de vontade com os pensamentos, sentimentos e emoções. Sendo assim, da mesma forma que visamos auxiliar irmãos ao executarmos a prece, temos que vigiar os nossos pensamentos para não enviarmos fluidos negativos para  pessoas quem temos algum conflito momentâneo.

Lembremos sempre que a obsessão ocorre de espírito desencarnado para encarnado,  e também de espírito encarnado para espírito encarnado (ou seja, de pessoa para pessoa), e de espírito encarnado para espírito desencarnado.

Nós todos temos o potencial de sermos curandeiros ou obsessores, dependendo do tamanho da nossa fé e do nível moral que nos manifestamos.

Jesus Cristo já nos esclarecia isso quando falava para os seus apóstolos que lhes  faltava fé para que conseguissem auxiliar o próximo, da mesma forma que esclarecia que a fé dos próprios doentes é que os curavam.  Com isso, concluímos que se a fé pode curar, a força de um pensamento negativo pode ferir.

Mas, graças a Divina Providência, temos o acesso ao Espiritismo que nos dá os meios para progredirmos intelectualmente e moralmente.

Sigamos todos juntos, obrigado a todos que estão conosco  no Instituto Chico Xavier.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...