"Fomos alertados pelo Chico Xavier que os Espíritas estão morrendo muito mal. Talvez achando que vão ser recebidos com honra e galhardia – que se livrarão imediatamente dos problemas do mundo – fico sempre com medo do tormento da culpa que o Chico nos prevenia. Que culpa é essa Chico?  “a culpa de ter perdido tempo” , temos todas as facilidades para fazer muito mais."
 
Nubor Orlando Facure, tem 75 anos, tendo iniciado na Doutrina Espírita aos 7 anos de idade. Nasceu em Uberaba - MG e mora atualmente em Campinas, Estado de São Paulo.

É médico com especialização em Neurologia, sendo um dos fundadores do Instituto do Cérebro e Mente em Campinas e como escritor tem seis livros publicados. Pesquisador e expositor espírita, Dr. Nubor Facure desenvolve pesquisas aliando Medicina ao conhecimento espírita. Conheça um pouco mais sobre o Dr. Nubor Facure acompanhando esta entrevista concedida ao site do Instituto Chico Xavier.
 
 

O senhor é pesquisador, escritor e expositor espírita. Como alia todas estas atividades à medicina?
Como sou Neurologista, lido com doenças do Cérebro e da Mente e, obviamente,  isso me permite ter contato diário com excelente material de estudo da mente e do comportamento humano que frequentemente se confundem com manifestações da mediunidade em suas variadas manifestações.
 
Quantos e quais são seus livros publicados?

  • Muito Além dos Neurônios
  • A Ciência da Alma – de Mesmer à Kardec
  • O Cérebro e a Mente – uma conexão espiritual
  • Mediunidade, um ensaio clínico.
  • Neuropílulas
  • Causos espíritas do dr nubor facure (edição virtual)

 
Quando e como surgiu o Instituto do Cérebro e Mente?
No início dos anos 80 a UNICAMP iniciou seus cursos de Pós-graduação – nessa ocasião eu era Chefe do departamento de Neurologia, foi quando tive a ideia de criar  nosso curso sobre o cérebro e a mente – estudo inédito em nosso país – essa abordagem nos permitia estudar os transtornos cerebrais ao lado dos fenômenos da Mente – o interesse extrapolou o ambiente médico atraindo especialistas de diversas áreas da UNICAMP  -Quando os professores da   Física, Matemática e química realizaram em São Paulo o Congresso Mente Matéria eu fui convidado pala discorrer sobre Cérebro e Mente – daí em diante permanecemos ligados a esse estudo e nos organizamos em reuniões semanais que fez surgir o Instituto do Cérebro
 
Qual o trabalho desenvolvido por este Instituto?
Na sua rotina é um consultório comum de Neurologia e Neuropsicologia. São os quadros ali atendidos que nos permitem aplicar e ampliar o paradigma espírita que professamos
 
Como o Instituto do Cérebro e Mente pode colaborar nas situações de comprometimento espiritual?
Escrevi e ministrei por diversas vezes minha interpretação das Doenças Espirituais – criei inclusive uma classificação dos seus vários tipos clínicos esperando ajudar aos médicos e aos leigos na sua compreensão – hoje estou plenamente convencido de que todas as nossas doenças tem uma causa ou uma motivação espiritual – afinal, as doenças atuam como excelente processo de regeneração do Espírito
 
Como trabalha um médico espírita no tratamento de seus pacientes?
A orientação foi dado por Allan Kardec –um Código de conduta Moral para os dois, o paciente e seu médico
 
Os desequilíbrios espirituais podem afetar o corpo físico?
Sim, e isso é tão comum que posso afirmar, sem querer assustar ninguém, que nenhum de nós escapa dessa perturbação enquanto estiver encarnado transitando com nosso corpo físico.
 
Como a medicina entende a integração entre mente, corpo e espírito?
 Atualmente a Medicina se recusa a separar a Mente do Corpo. Insiste em dizer, erradamente,  que a Mente é apenas um produto da atividade dos nossos neurônios. Até hoje, por mais evidências que possamos ter revelado, com o trabalho dos nossos médiuns, a Medicina não aceita a existência do Espírito.
 
Como diferenciar as doenças psicossomáticas das doenças cármicas?
Doenças psicossomáticas são produzidas por desajustes do nosso psiquismo. Na classificação que organizei eu as coloco entre os desequilíbrios vibratórios – onde ocorre uma desarmonia entre o Perispírito e o corpo físico
Teoricamente, as Doenças Cármicas seriam aquelas decorrentes de compromissos adquiridos em encarnações anteriores, obedecendo a Lei de Causa e efeito.  Na minha classificação eu não inclui esse termo por ter pouco valor clínico, especialmente considerando que, exagerando um pouco, tudo de bom ou de mal que ocorre em nós é cármico por sua natureza espiritual
 
Quanto a crença na imortalidade da alma e reencarnação podem auxiliar no processo de tratamento e cura do paciente?
Posso decepcionar os leitores, mas, para ser coerente com minha experiência médica, eu posso dizer que essa crença, por si só, não cura ninguém – estão aí os irmãos Espíritas para mostrar que estão tão doentes e dando o mesmo trabalho para se curarem quanto os descrentes – a compreensão das causas primárias e das consequências que as doenças representam em seu compromisso melhora muito,  mas, nada disso tem efeito na cura – nós todos acreditamos que o cigarro, a bebida, o excesso de comida, as drogas, assim como o rancor, a agressividade e a falta de perdão nos fazem muito mal – agora eu pergunto, quantos se curam disso na atualidade?
 
Como a questão da Espiritualidade é vista no meio científico? E qual o progresso em relação a isso?
A Espiritualidade felizmente já foi  introduzida nos meios Acadêmicos de várias Universidades. – são mais de 40 nos Estados Unidos e pelo menos  cinco no Brasil. Porém, aqui também vou decepcionar os leitores – em minha opinião, isso não vai mudar muita coisa – trás um pouco mais de humanidade e amenidade no tratamento médico – para mim a Universidade só vai mudar se permitir a entrada do Espírito em suas pesquisas.
 
Deixe uma mensagem final para os leitores de nosso site.
Fomos alertados pelo Chico Xavier que os Espíritas estão morrendo muito mal. Talvez achando que vão ser recebidos com honra e galhardia – que se livrarão imediatamente dos problemas do mundo – fico sempre com medo do tormento da culpa que o Chico nos prevenia. Que culpa é essa Chico?  “a culpa de ter perdido tempo” , temos todas as facilidades para fazer muito mais.

Por: Rita Ramos Cordeiro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...