“Vale a pena persistir no trabalho do Bem que a nossa doutrina viabiliza. Amar é a tônica principal do Mestre Nazareno.”

Miguel de Jesus Sardano nasceu em Mirassol – SP,  há 82 anos e atualmente mora em Santo André – SP. É casado com Terezinha de Jesus Sardano e tem dois filhos, Edélcio e Edson.

É advogado, palestrante, articulista e escritor, tendo publicado dois livros “Nas Pegadas do Nazareno” e o “Fenômeno Divaldo Franco”.

Miguel é presidente e fundador do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, juntamente com a esposa Terezinha de Jesus Sardano.  Para conhecer mais sobre as atividades e projetos desenvolvidos por Miguel Sardano podem acessar www.cebezerra.org.br

Como  surgiu a necessidade de se criar uma Editora e Distribuidora de livros espírita?
Tudo aconteceu naturalmente. Na nossa região não havia distribuidora de livros espíritas. Em Santo André não havia editora do gênero. Como o principal objetivo de nosso Centro é a divulgação do Espiritismo achamos que era a hora apropriada.

O que é  Instituição Assistencial e Educacional Amélia Franco e como surgiu?
A  Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues foi criada em 1986. Antes era um departamento do C.E. Bezerra de Menezes.

Trata-se de uma Creche/ Berçário/Educação Infantil que assiste a 214 crianças de três meses a 10 anos de idade, residentes nos núcleos Tamarutaca, Palmares e Sacadura Cabral, antigas favelas. O trabalho surgiu com orientação de Divaldo Franco e Joanna de Angelis.

 

O senhor é palestrante, escritor, se dedica ao Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e a Instituição Amélia Franco. Como concilia todas estas atividades?
Primeiro, com ajuda de uma boa equipe. Considerem que isso se deu em mais de 50 anos. Acho pouco quando comparo com Divaldo. Minha esposa Terezinha faz mais ainda. 

Como é fundar e administrar a maior Feira de Livros Espírita do Brasil, que se tornou uma referência na divulgação do livro espírita?
É muito gratificante e proporciona grande satisfação. Mas eu tenho que confessar, a equipe da DBM (Distribuidora Bezerra de Menezes) e da EBM (Editora Bezerra de Menezes) é responsável pelo sucesso.  

Encontrou empecilhos e dificuldades ao iniciar este Projeto?
Na verdade, tudo foi acontecendo paulatinamente. Os empecilhos foram os normais de qualquer empreendimento desse porte. O resultado final compensa tudo.

Como vê esta grande proliferação de livros espíritas no mercado editorial?
É um dos fenômenos das facilidades tecnológicas. Antigamente, eram poucas as editoras espíritas e tinham que fazer uma seleção mais rigorosa. Não está fácil controlar e analisar o que se vai publicar.  O fator comercial parece ter prevalecido sobre o fator qualidade.  O leitor é que deve escolher o que vai ler. Mas as editoras deveriam cuidar melhor da questão doutrinária. Há muito joio no meio do trigo.

Qual a responsabilidade das Editoras e Distribuidoras na divulgação da Doutrina Espírita?
Como disse acima, nossa responsabilidade na condição de divulgadores é muito séria. No nosso caso, para não comprometer a pureza doutrinária, defendida por alguns estudiosos, criamos os seguimentos Espiritualista e Autoajuda. Não temos vocação para censurar.

O senhor é amigo pessoal de Divaldo Franco. Nos conte um pouco sobre esta amizade.
A amizade com Divaldo Franco começou em 1965, quando o convidamos para proferir uma palestra no movimento espírita jovem, que era presidido por mim. A partir daí, comecei a ser seu colaborador em São Paulo, acompanhando-o nas palestras, cuidando da venda dos livros psicografados por ele, e hoje somos representantes da Leal, que edita suas obras.

Em 29.11.2008, Divaldo Franco esteve em Itu e o senhor foi o responsável por trazê-lo até nós. Este foi um marco para os ituanos e para os organizadores do evento que até hoje não esquecem desta visita ilustre.  Como o senhor explica todo este carinho por Divaldo Franco?
Todos nós, que o acompanhamos de mais perto, sentimo-nos atraídos pelo seu carisma, pela sua paz interior, gerando um psiquismo ambiente de segurança e fé.

Agradecemos imensamente sua disponibilidade em nos atender e pedimos que deixe uma mensagem aos leitores de nosso site.
Nossa mensagem é simples. Vale a pena persistir no trabalho do Bem que a nossa doutrina viabiliza. Amar é a tônica principal do Mestre Nazareno.  

Por: Rita Ramos Cordeiro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...