Adriano Pereira MarquesOrson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Experiência no rádio para a divulgação espírita

Locução em programas de rádio movimentam nosso entrevistado na interação com os ouvintes de todo o planeta

 

Nosso entrevistado é formado em Educação Física, Massoterapia e Produção, Loucação e Sonoplastia, além de Àrbitro de futebol. Nasceu e reside em São Paulo, é espírita desde a infância, quando a mãe conheceu o Espiritismo em Palmelo-GO. Vincula-se à Rede  Boa Nova de Rádio, em Guarulhos, atuando como produtor, locutor e sonoplasta. Conheça sua experiência na interação com os ouvintes.

1 - Qual o nome do programa, tempo de duração e desde quando está no ar?
Apresento dois programas na Radio Boa Nova, o primeiro desde 07/05/2007 chamado Raio de Luz, que se iniciou nas madrugadas de segunda e terça das 1:30 as 3:00 ao vivo até meados de 2009, quando passamos a apresentar de segunda feira das 22 as 23 até a data de hoje, e outro chamado Roteiro que iniciou em 10/08/2009 de segunda a sexta feira das 18 as 20 até a presente data também.

2 - Como surgiu a ideia de elaboração do programa?
O programa Raio de Luz surgiu da necessidade da casa espírita que frequento, C.E. Wantuil de Freitas, divulgar os trabalhos da casa e por orientação espiritual informando que havia chegado a hora de nós termos um programa de radio e que o radio é um dos caminhos para a divulgação da doutrina e que era o momento de também atuarmos nesse campo. Já o programa Roteiro, o convite surgiu devido ao nosso trabalho realizado nesse primeiro programa, e porque esse horário era carente de conteúdo.

 

 

 

3 - Como tem sido a interação do ouvinte?  Há algum caso marcante para citar?
Desde minha formação no radio e aprendizado junto ao Sr Jether Jacomini, diretor da emissora, aprendi a necessidade de uma total interação com o ouvinte. Isso sempre aconteceu durante o programa Raio de Luz, através do telefone e email; já no Roteiro a interação é muito maior, porque utilizamos vários meios, como MSN, Orkut, facebook, Twitter, E-mail e telefone, todos operados por nós durante a transmissão e após ela respondendo alguns e-mails. Sobre citar alguns casos, passaríamos a semana toda citando, mas quero lembrar de alguns sem entrar em detalhes como mãezinhas que buscavam o aborto e ouvindo o programa desistiram e depois entraram em contato agradecendo, pessoas buscando suicídio desistiram após ouvir o tema da noite, evangélicos tirando dúvidas sobre reencarnação, católicos pedindo livros para tirarem duvidas que os padres não conseguiam etc.

 

4 - Como você operacionaliza o programa, quando transmitido fora dos estúdios da emissora?
Quando estamos fora utilizamos equipamentos de transmissão externas mesmo, não creio que seja importante citar quais, mais a transmissão é feita via linha telefônica e utilizo um lap top com acesso à internet para poder atender e interagir com os ouvintes.

5 - Quais os critérios para estabelecer os temas e definir os convidados?
Tenho a total liberdade para escolher e trilhar um roteiro para as entrevistas, bem como os entrevistados. O maior critério é a divulgação da doutrina espírita e o esclarecimento e consolo de quem nos ouve através dos temas escolhidos.

 

6 - Situe para o leitor as formas de conexão com a emissora para audiência da programação e mesmo do programa sob sua apresentação?
As formas de sintonia são;
Grande São Paulo – Radio Boa Nova – 1450 AM
Sorocaba – Radio Boa Nova – 1080 AM
Mococa – Radio Boa Nova – 1160 AM
Juazeiro BA e Petrolina PE – Radio Cidade 870 AM
Sul de MG SP e Sul do RJ – Radio Cruzeiro RC Vale – 720 AM

Sintonia Via Parabólica:
Parabólica Analógica – Leiloação TV (canal do boi) Altere áudio para 6,2Mhz
Parabólica Digital – Satélite Brasilsat 1 – Polarização Horizontal Banda C´3.964 Mhz Symbol Rate a 1875 MSB/s

Radio Via Internet : 
www.radioboanova.com.br - OnLine (ao vivo) e OffLine (gravado)

Os programas que apresento, Roteiro vai ao ar de segunda a sexta feira das 18 as 20, para internet e para Mococa AM 1160, bem como para as parabólicas no Brasil todo; já o Raio de Luz vai ao ar para todas as retransmissoras, parabólicas e internet a segunda feira das 22 as 23h.

7 - Quais as repercussões já sentidas das entrevistas já levadas ao ar?
Todas as possíveis e imaginárias, pois temos recebidos emails do mundo todo, de lugares até mesmo onde o próprio governo limita o acesso a internet e as religiões. Não posso, todavia, deixar de ressaltar o carinho dos ouvintes que sempre que nos dão alegria e demonstrações de amor e carinho parabenizando pelo programa, pelas pautas escolhidas e um sinal disso são os convites para palestras, cobertura e realizações de eventos e as viagens que temos realizados por todo Brasil e o Mundo.

8 - Quais os temas que mais tem despertado interesse?
Difícil responder com uma certeza absoluta, porque cada dia estamos em uma situação e vivenciando momentos em nossas vidas diferentes. Mais tanto do tema mais simples como falarmos sobre o que Jesus veio nos ensinar que é o AMOR, como falarmos de física quântica a audiência é sempre enorme, isso devido também ao trabalho realizado por todos na rede boa nova de radio.

9 - De suas lembranças com as entrevistas, que fato gostaria de destacar?
Quisera eu ter algumas páginas disponíveis para lembrarmos de  todas as entrevistas realizadas durante esse tempo de radio, mas, algumas cabem nessa lembrança sem deixar claro que todas as outras marcaram nossas vidas. Realizar o programa Roteiro de um orelhão durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro foi uma delas, já que não tínhamos o stand pronto devido ao atraso da montadora. Outro também apresentado de um orelhão do aeroporto de Cumbica – Guarulhos marcou muito porque foi um fato inédito. Tive também o prazer de fazer um programa com meu irmão consanguíneo Claudemir Marques e meu tio materno Dirceu Belarmino falando da doutrina, já que foram eles quem me resgataram quando andei afastado. Agora tive a honra de entrevistar Dona Zilda, mãe de Luís Sérgio, o Sr. Zeus Wantuil, o ator Carlos Vereza que interpretou Bezerra de Menezes no cinema, apresentar o programa de dentro da casa de Chico Xavier em Pedro Leopoldo e ter a alegria de ter Sr Jether Jacomini e Osmar Marsíli dentro do Studio foi para mim um fato que jamais esquecerei e muito me emociona quando lembro porque o primeiro foi quem me introduziu e orienta no radio e outro fundou a radio boa nova onde trabalho. Gostaria de citar também entrevistas com Sergio Thiesen outro filho de ex presidente da FEB, ir ao ar do Grupo de Regeneração Bezerra de Menezes fundado por ele mesmo e iniciar na RBN participando dos 150 anos de O Livro dos Espíritos e entrevista com Arnaldo Rocha esposo de MEIMEI entre outros são para nós um Roteiro em nossa vida.

10 - Algo mais a acrescentar?
Agradecer também a todos que me ajudaram e ajudam como grandes amigos que de alguma forma contribuíram para que eu chegasse onde estou. Registrar também todo meu carinho as cidades e centros espíritas que visitamos e estivemos apresentando os programas, as rádios, TVs e jornais que nos entrevistaram ajudando a divulgar nosso trabalho o nosso muito obrigado cheio de respeito, carinho e emoção.

11 - Suas palavras finais
Mais uma vez sem querer ser repetitivo agradecer eternamente minha querida mãe Durvalina Marques que tanto me ajudou e fez para que eu fosse o que sou hoje. Ao meu irmão Claudemir Marques e a Denise Rissi, pessoas que amo e que tanto me apoiaram e apóiam em meu trabalho. Aos amigos e toda equipe da Radio Boa Nova que sempre estão dispostos a ajudar sempre que necessitamos.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...