COMUNIDADE NOVO SER COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADES

Em setembro de 2011, a Comunidade Novo Ser de Itu, sob a coordenação do psicanalista Wilson Cerqueira, completou um ano de existência.

Convidamos Tadeu Artur Cavedem, um dos membros e palestrante da equipe, para nos contar como foi este um ano de atividades da Comunidade Novo Ser.

1- Recentemente a Comunidade Novo Ser completou um ano de atividades em Itu. Como você avalia este primeiro ano?
Foi um grande sucesso, pois no último encontro ouvimos vários depoimentos que nos deu mais motivação para continuarmos com esse trabalho, que tem ajudado muita gente a se conhecer melhor.

 

 

2- Quantas pessoas já participaram deste primeiro ano de atividades e atualmente quantas pessoas participam?
Já passaram mais de 300 pessoas ao longo destes doze meses de Comunidade e atualmente as reuniões contam com aproximadamente 60 pessoas, das quais, 25 estão conosco desde o primeiro encontro, ocorrido em 12/09/2010.

3- A abordagem dos temas durante este primeiro ano seguiu o cronograma original, ou vocês foram adaptando conforme a necessidade?
No início estávamos mais disciplinados quanto ao conteúdo, mas com o passar do tempo os assuntos foram sendo abordados conforme inspiração dos expositores, porém sempre seguindo o material elaborado pelo Wilson Cerqueira, que é o idealizador desse projeto maravilhoso.

4- Em linhas gerais quais foram os temas abordados?
Psicologia aplicada à vida e análise do Evangelho de Mateus à luz da psicologia profunda. Foram abordados assuntos relacionados à formação do caráter, a formação das nossas memórias ativas, consolidadas e valores. Descobrimos que possuímos em nossas estruturas de caráter um lado egocêntrico e um lado empático e que sempre agimos com base nesses dois extremos. Aprendemos a lidar com esses dois extremos de uma mesma medida. Não são ruins nem bons, mas necessários e humanos.

5- Como você avalia a receptividade das participações da Comunidade Novo Ser?
É muito interessante, pois algumas pessoas que chegam pela primeira vez na Comunidade ficam tão impressionadas, choram e dizem que era tudo o que estava procurando na vida e depois não aparecem mais. Outras ficam conosco por algum tempo e depois acabam desistindo, pois o trabalho de autoconhecimento é árduo e na maioria das vezes desagradáveis, pois teremos que reconhecer as nossas imperfeições para poder corrigi-las.

6- Você acredita que os temas abordados fizeram a diferença na vida dos participantes?
Tenho certeza disso, pois se as pessoas não mudaram a percepção da vida com a Comunidade Novo Ser, com certeza a semeadura foi feita e algum dia ela germinará, pois causam reflexões profundas na vida das pessoas.

7- Como todos os membros da equipe assimilam este primeiro ano de atividades?
Acredito que com muita naturalidade, pois nos utilizamos de processos repetitivos para que os conceitos apresentados sejam consolidados entre nós, e esperamos que se tornem valores, que auxiliarão as pessoas nas tomadas de decisões mais harmonizadas com a vida.

8- Apesar de ser um dos membros da equipe, houve algo aprendizado novo para você neste período?
A cada auto encontro descobrimos novas nuances em nossas vidas. No penúltimo encontro eu fui às lagrimas com uma dinâmica de grupo coordenada pelo nosso querido Francisco Pereira Neto, psicanalista de Campinas. A Comunidade Novo Ser é uma fonte inesgotável de novos conhecimentos.

9- Qual o planejamento da Comunidade Novo Ser para este segundo ano de atividades?
Continuaremos investindo na Comunidade e o Wilson está trazendo para Itu um curso para capacitação de pessoas, cujo objetivo central é formar pessoas capazes de ajudar pessoas, através da psicanálise e da Comunidade Novo Ser.

10- Como serão abordados os temas a serem desenvolvidos?
Serão abordados com a metodologia empregada pelo Wilson, ou seja, explanação, repetição e prática. Estamos sempre trazendo à tona os ensinamentos já transmitidos, pois caso isso não ocorra, as pessoas acabam se esquecendo, pois é um processo natural do nosso cérebro. Se eu perguntar a você qual é o resultado da multiplicação de 2 por 2, o seu cérebro irá buscar a resposta que foi consolidada em sua memória por causa da repetição e por causa da utilização. Repetimos e pedimos para as pessoas utilizarem os conhecimentos apresentados, colocando-os em prática.

11- Em  um ano de atividades, deu para analisar qual a maior dificuldade do público com relação às angústias e frustrações próprias de nosso cotidiano?
Acredito que a maior dificuldade do ser humano é conhecer a si mesmo. E sempre que tentamos nos conhecer, contamos mentiras para nós mesmos para não nos machucarmos. O orgulho ainda impera e nos deixa cegos, quando se trata de olharmos para dentro de nós à procura das nossas imperfeições.

12- O que significa a Comunidade Novo Ser para você?
A Comunidade Novo Ser significa uma nova percepção da vida. Uma vida que pode ser vivida com muito mais amor, com muito menos sofrimentos, mágoas e frustrações, na medida em que não esperamos nada de ninguém, na medida em que colocamos as nossas necessidades abaixo das necessidades do outro e na medida em que proporcionar felicidade ao outro é o que me faz feliz.

 

 


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...