Francisco Francinaldo Rafael de OliveiraUma experiência potiguar dá exemplo de unificação

Com movimento espírita bem jovem, Mossoró-RN demonstra dinamismo na divulgação

Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nosso entrevistado nasceu em Santa Cruz-PB, mas reside em Mossoró-RN há 27 anos. Espírita desde o ano 2.000, bacharel em Ciências Contábeis e graduando em Jornalismo, vincula-se ao Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, coordenando o Depto. De Comunicação Social, e responde à entrevista de nossa revista comentando sobre a tradicional Semana Espírita da cidade.

1 - Situe Mossoró no contexto histórico- geográfico-demográfico-econômico para o leitor.
Num resumo histórico, foi a primeira cidade do estado a realizar campanhas para libertação de seus escravos, tendo conseguido tal intento cinco anos antes da Lei Áurea. Orgulha-se disso e a data é festivamente comemorada até hoje, sendo o dia 30 de setembro, data magna do feito, feriado municipal. Outro feito histórico é o Motim da Mulheres. No dia 04 de setembro de 1875, 300 mulheres foram às ruas contra o alistamento dos seus filhos e maridos. No cartório militar, rasgaram as fichas de alistamento. Foi em Mossoró também que se registrou o primeiro voto feminino do Brasil. Celina Guimarães Viana, professora, juíza de futebol, mulher atuante em Mossoró,  a primeira eleitora inscrita no Brasil, ano de 1928. Em 1927, com seus 20 mil habitantes, a cidade vivia um largo período de expansão comercial e industrial, possuía o maior parque salineiro do país, empresas algodoeiras, despertou a cobiça do cangaceiro Lampião. O bandoleiro exigia 400 contos de réis para não atacar a cidade. O prefeito à época, Rodolfo Fernandes, não aceitou a chantagem e convocou os homens da cidade à defendê-la. No dia 13 de junho de 1927, Mossoró botou prá correr Lampião e sua gente. Num resumo geográfico-demográfico-econômico, Mossoró é a segunda maior cidade do RN, conta atualmente com 260 mil habitantes. Localiza-se no Oeste Potiguar, entre Natal, a capital do estado, e Fortaleza, capital do Ceará.  É uma cidade em expansão permanente. Sua economia está diretamente ligada a produção de petróleo, sal, fruticultura irrigada.

2 - Quantas instituições espíritas e qual a pioneira? Em que ano? Fundada por quem?
Atualmente são nove instituições. A pioneira é a Sociedade Espírita de Mossoró, fundada em 19.03.1977 por Antonio Pereira.

3 - E como surgiu o movimento espírita na cidade?
Quando já contava com três casas, foi percebida a necessidade de um movimento para divulgar a doutrina e unir os centros. Podemos dizer que o movimento espírita surgiu aqui com a criação da Semana Espírita.

4 - De onde e como surgiu a Semana Espírita de Mossoró?
Estiveram no Congresso Espírita Internacional em Brasília (1989), José Couto, Nina Loudes, Francisco Leandro e Cristovam Frota. De lá, voltaram com a idéia de fazer uma Semana Espírita aqui. Somaram-se aos quatro, Francimar Barbosa,  Sérgio Sales dentre outros companheiros e, ainda no mesmo ano, realizaram a 1ª Semana Espírita de Mossoró.

5 - Estando com mais de duas dezenas de Semana Espírita já realizadas, qual a experiência maior que fica?
Ver que a união de todas as casas da cidade é fundamental para a realização do evento. Percebe-se também que a cada ano a Semana Espírita atrai bastante os não-espíritas. O trabalho desenvolvido com zelo e seriedade levou a aceitação e o respeito de todos.

6 - Qual a data da próxima edição? Já há tema central definido?
A próxima será realizada de 24 a 29 de outubro de 2011. Ainda estamos analisando acerca da temática.

7 - A experiência vitoriosa de todas as instituições suspenderem suas atividades para participação no evento foi conquistada espontaneamente? Como atingiram esse padrão de unificação espírita?
Desde a primeira semana, foi esse o acordo entre todas, visto que um dos objetivos do evento era justamente unir todas as casas. Foi aceito por todos com muita facilidade e até hoje assim permanece.

8 - Qual o público médio nas palestras e como são definidos temas e palestrantes?
A frequência a cada noite tem sido por volta de 400 pessoas. Para a definição dos temas, criamos uma pequena equipe composta por quatro voluntários. Nos reunimos e num clima bastante amigável colocamos nossas opiniões, analisamos e facilmente chegamos a um consenso.

9 - E a experiência da realização num hotel, como surgiu? Há quanto tempo ocorre no Hotel?
Passamos a realizar a Semana Espírita em um hotel visando melhorar a estrutura do evento. Passamos a  acomodar confortavelmente os palestrantes e participantes, em uma região mais central da cidade.

10 - Quais as experiências mais marcantes já verificadas nesses mais de 20 anos?
Há aquelas que depois da correria com imprevistos e a solução do problema, a gente respira aliviado: bagagem de palestrante que foi enviada para outro local, palestrante que não pode vir e de última hora tivemos que providenciar substituto... Mas, o que marca mesmo, é quando alguém chega para um de nós e diz que o que ouviu ali mudou sua vida, aliviou suas dores. É muito salutar também ao final de cada Semana Espírita, a alegria e a sensação agradável da tarefa realizada.

11 - Algo mais a acrescentar?
Nunca é demais lembrar que uma jornada começa sempre com o primeiro passo. Fechadas as cortinas da 22ª  Semana Espírita de Mossoró, percebemos o quanto caminhamos e o quanto caminho há ainda a caminhar. A energia sempre se renova, pela certeza de ter no nosso comando o Mestre Jesus.

Fonte: www.oconsolador.com


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...