Marlene Nobre

1) Como surgiu a AME?
R: A Associação Médico-Espírita do Brasil surgiu em 17 de junho de 1995,
como resultado da união de esforços de nove AMEs. Hoje são perto de 50 associadas.

2) Como é a atuação da AME fora e dentro do movimento espírita?
R: A AME-Brasil tem por finalidade desenvolver o braço científico da Doutrina. A sua atuação dá-se na produção científica, por intermédio de cursos, simpósios, eventos em geral, elaboração de pesquisas, divulgação através de publicações diversas, tais como revista, livros, apostilas, boletins, etc. Os diretores das AMEs atuam nas Casas Espíritas às quais pertencem, favorecendo o trabalho de assistência social e educacional.

3) Quem são os associados da AME? Como se associar?
A AME-Brasil não tem quadro associativo próprio, é formada de todos os sócios das AMEs em geral. Qualquer cidade pode ter sua AME e os médicos podem se associar; há também a figura do sócio colaborador, isto é, da pessoa não médica que pode se associar.

4) Como podemos entender o conceito de saúde?
R: Segundo Emmanuel, "Saúde é a perfeita harmonia da alma". Assim, o
conceito de saúde evolui com o próprio homem. À medida que a alma progride do ponto de vista moral, vai se tornando cada vez mais saudável.



5) Qual seria o desafio profissional da medicina hoje, levando em conta a questão da espiritualidade?
R: O maior desafio, hoje, seria levar em consideração e respeitar a
Espiritualidade do doente, seja ela qual for, aproveitando-a em benefício da cura e do bem-estar do próprio paciente. E também a própria contribuição da espiritualidade do profissional para facear os assuntos bioéticos e favorecer a humanização da medicina.

6) Como a senhora vê a questão da ciência e da espiritualidade hoje?
O paradigma materialista vigente na ciência há mais de três séculos tem seus dogmas muito difíceis de serem vencidos, mas aos poucos as vitórias vão sendo alcançadas. Nos EUA, dois terços das universidades tem cursos normais ou optativos de Medicina e Espiritualidade. Por lá, já existem mais de 40 mil pesquisas científicas sobre prece e curas espirituais, além de investigações muito importantes na área da reencarnação. Nossa visão é otimista quanto ao futuro.

7) Fala-se muito em médiuns de cura e cirurgias espirituais. Como a AME vê estas questões?
R: Os médiuns de cura são abençoados quando empregam a mediunidade em favor dos que sofrem "dando de graça o que de graça receberam". Somos a favor das cirurgias espirituais que não utilizam bisturis, nem lâminas cortantes, mas empregam tão somente os dedos das mãos.

8) Como a senhora interpreta a frase de Jesus: "A tua fé te curou"? E a oração? Ela cura?
R: Como deixo claro no meu livro "O Passe como Cura Magnética", Jesus com esta frase diz claramente que a cura está ligada a cada criatura humana. Na verdade, a cura é uma autocura. Sem dúvida, a oração cura. Existem hoje milhares de pesquisas científicas comprovando a eficácia da prece.

9) E os passes e a água fluidificada?
Igualmente, ambos são procedimentos da Terapêutica Complementar Espírita e são muito importantes no restabelecimento da saúde e prevenção das doenças.

10) O tratamento de desobsessão também cura?
Sim, sem dúvida. No meu livro "A Obsessão e Suas Máscaras" dou dados muito concretos a esse respeito.

11) Como a AME vê a questão das terapias alternativas dentro do centro espírita? (tal como o Reike, a Cromoterapia, a Massoterapia, Arteterapia, entre outras).
R: Todo tratamento no Centro Espírita tem de ser gratuito. Consideramos o de Passes e o de Água Fluidificada, quer dizer, o de Fluidoterapia o mais indicado para as nossas Casas Espíritas. Os citados na pergunta estão mais ligados a institutos de tratamento energéticos que não representam a atividade de uma casa espírita, propriamente considerada.

12) Existem hoje hospitais espíritas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Qual é o diferencial destes hospitais dos outros convencionais?
R: Nos hospitais psiquiátricos espíritas citados temos o concurso de médiuns espíritas que auxiliam na transmissão de passes e na recepção de mensagens mediúnicas em sessões reservadas, que podem, muitas vezes, ser decisivas na orientação que os médicos tem de dar aos pacientes e mesmo no emprego da terapêutica mais adequada, além de contribuir para que o paciente fique menos tempo internado.

13) Quais seriam as suas dicas de "saúde" para os jovens?
R: Felizmente, hoje, as regras de saúde do corpo têm sido muito difundidas pelos meios de comunicação. Para viver mais e ter uma vida saudável já se sabe que é preciso exercitar o corpo físico, comer o suficiente para viver, dar preferência a alimentos não gordurosas, com menos teor de açúcar, evitar álcool e droga, etc, etc.
O paradigma médico-espírita endossa todas as recomendações da Medicina do corpo para uma vida saudável, mas principalmente ensina a não viver uma existência perigosa do ponto de vista espiritual. Viver perigosamente é guardar ódio, raiva, ou rancor no coração, dar vazão à cólera, e aos sentimentos negativos que levam à obsessão e à morte prematura, aos desequilíbrios do perispírito. Evitar o complexo de culpa que se origina do não cumprimento do dever no seu mais amplo sentido, individual e coletivo.

14) Que mensagem a senhora deixa para os jovens do FALA MEU?
R: A mensagem é sempre de esperança e otimismo. A Doutrina Espírita é uma bênção em nossas vidas, principalmente quando a conhecemos na juventude e temos tanto tempo para nos aplicarmos à sua vivência e divulgação. Desejo a todos muita Paz e Alegria!

Entrevista concedida ao Boletim FALA MEU

Fonte: http://www.amebrasil.org.br


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...