Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ademar Faria JuniorSonhos, perguntas e respostas- Empolgante tema está sempre presente nas cogitações humanas

Autor capixaba é espírita desde 1985, nasceu em Vitória e reside em Linhares-ES. Especialista em tratamento de coluna vertebral, é vice-presidente do Núcleo Espírita Irmã Scheila e Lar da Fraternidade, com abrigo para idosos e crianças, e autor de três livros, entre eles o que aborda a velha questão dos sonhos. Palestrante espírita, expõe sua experiência no trato com o tema.

1 - Por que um livro sobre SONHOS?
Quando realizava palestras sobre o tema "Em Torno dos Milagres", tema de um dos meus livros, e abordava a questão das ressurreições, com casos de Letargia ou morte aparente, estabelecendo uma analogia com o fenômeno da emancipação da alma, estudado por Kardec nas obras básicas da codificação, as pessoas demonstravam grande interesse sobre essa questão. No final, quando as perguntas nos eram dirigidas, invariavelmente as dúvidas se relacionavam com a situação do espírito durante o sono, sonhos e pesadelos. Resolvi então, realizar pesquisas sobre esse tão palpitante tema e surgiu assim o livro Sonhos, Perguntas e Respostas.

2 - Como você efetuou suas pesquisas?
Primeiro começamos a pesquisar obras espíritas sobre o assunto, mais precisamente as obras básicas da codificação, em seguida, começamos a analisar livros técnicos sobre o assunto e posteriormente iniciamos um processo de entrevistas com pessoas que apresentavam fortes lembranças de suas experiências oníricas.

 

 

3 - O livro e suas palestras sobre o assunto despertam muitos contatos dos ouvintes e leitores diretamente a você? E qual o principal questionamento sobre o assunto?
Sim! Muitos contatos, muitas dúvidas, o desejo de narrar os sonhos e ou pesadelos, como uma necessidade de expor toda a gama de imagens que as pessoas vivenciam nessas experiências.  Geralmente, o principal interesse das pessoas é interpretar os sonhos. Mas sempre explicamos que não temos como interpretá-los com precisão, pelo fato de que são mensagens subjetivas, carregadas de diversos componentes psicológicos, fisiológicos e espirituais.

4 - A abordagem do tema em O LIVRO DOS ESPÍRITOS tem desdobrado outras pesquisas sobre a temática? 
Com certeza, inclusive temos sempre analisado que não existe uma última palavra sobre esse assunto. Temos atualmente grandes investimentos em tecnologia na estruturação dos laboratórios do sono, que são centros de pesquisas desse tema. A proposta apresentada pelos espíritos em O Livro dos Espíritos, nos possibilitou ampliar o leque de informações e analisar a questão dos sonos por um prisma que até então era desconsiderado ou seja, imagens que o espírito percebe no mundo espiritual podem constituir sonhos e pesadelos, fugindo portanto de uma visão meramente fisiológica e psicológica.

5 - Você tem recebido muitos casos de ouvintes e leitores que lhe trazem experiências vividas com os sonhos? De que forma? 
Normalmente, em nossas palestras, isso ocorre com muita frequência. As pessoas nos procuram para narrar os sonhos pessoalmente, outras buscam o nosso endereço eletrônico para posteriormente nos informarem sobre suas atividades oníricas. Inclusive, no livro Sonhos, Perguntas e Respostas temos um capítulo com as perguntas mais comuns que as pessoas nos fazem sobre o assunto com  as suas respectivas respostas.

6 - E quais suas reflexões sobre esse retorno de quem lhe escreve? 
Percebo que apesar de ser um fenômeno que acontece com todos os seres humanos, ou melhor dizendo, com todos os mamíferos, as pessoas não entendem bem como ele se processa, não sabem em que momento o nosso organismo está mais predisposto a sonhar enfim, não há um conhecimento básico sobre o assunto.

7 - Em suas palestras e seminários sobre o assunto, que dinâmica você utiliza para prender a atenção do público e principalmente despertá-lo para o estudo espírita em geral? 
Nas minhas palestras gosto de interagir com o público utilizando um modelo mais didático de exposição. Prefiro ficar mais próximo das pessoas, usar uma linguagem mais acessível, explicar com bastante detalhe cada parte da exposição. Em algumas situações faço uso também do projetor de multimídia.

8 - Algo mais que queira acrescentar?
O objetivo principal do nosso livro Sonhos, Perguntas e Respostas, além de informar os mecanismos dos sonhos e explicar suas características, é apresentar a possibilidade que todos nós temos de realizar atividades variadas, no que se refere ao processo do nosso crescimento intelectual e moral, durante o estado do sono físico, aproveitando essa oportunidade em que a matéria exerce uma influência bem menor sobre o nosso espírito e com isso podemos ter mais liberdade no mundo espiritual para nos dirigirmos à locais de trabalho e aprendizado.

9 - Suas palavras finais
Agradeço efusivamente aos leitores da revista O Consolador a oportunidade de apresentar as nossas considerações sobre esse tema tão empolgante.


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...