Orson Peter Carrara – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

As Rádios web - Multiplicam-se caminhos de divulgação espírita

Diretor do Centro Espírita Amor e Caridade, em Bauru-SP, nosso entrevistado tem formação acadêmica em Direito, é aposentado e empresário, espírita desde 1962. Dedicando-se com afinco à manutenção de uma emissora de rádio virtual, descobriu os benefícios de referida iniciativa e tem incentivado a instalação desse novo mecanismo de divulgação. Realmente vivemos um novo tempo que espalha as sementes do conhecimento que liberta e consola.

1) Como surgiu o interesse de divulgação espírita com emissoras de rádio virtuais?

Richard Simonetti trouxe de Vitória, Espírito Santo, a ideia do trabalho lá realizado já há um certo tempo. Aproveitei a dica  e grande oportunidade de trabalho oferecida e comecei a pesquisar o assunto. Conclui e passei essa impressão à nossa diretoria de que estávamos diante de um extraordinário e acessível meio de comunicação da Doutrina Espírita.

2) Como é o procedimento de instalação do ponto de vista técnico?

Ainda estou aprendendo. Existem confrades que podem dar uma orientação mais segura. Marcos Henrique, de Matão, é um expert no assunto e se dispõe a esclarecer as dúvidas dos interessados através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . No entanto, posso afirmar que são providências simples e ao alcance de qualquer centro espírita. Um bom computador, conexão rápida com a internet e a assinatura com um provedor. Existem muitos à disposição. Desde aqueles que apenas fornecem o sinal para a veiculação da rádio, até os que fornecem um site já pronto, disponível para a personalização da rádio e através do qual a sintonia é automática, bastando acessá-lo. A Rádio Ceac está se utilizando atualmente do sistema BRLOGIC, que facilita muito a instalação com informações e assistência através de eficiente suporte.

 

3) E o processo de transmissão de palestras ao vivo é prático? O que é necessário?

Também é simples. Com o mesmo computador através do qual alimentamos o site, os arquivos da rádio e criamos as playlists é possível fazer transmissões ao vivo. Basta baixar um programa gratuito próprio. O computador não precisa ficar ligar durante o tempo todo durante as transmissões normais. Somente quando está ao vivo. Nosso mantenedor tem um dispositivo denominado AUTODJ que mantém a rádio no ar, com o agendamento que se criar, automaticamente. Na Rádio Ceac mantemos dois computadores ligados durante o tempo todo para que os voluntários possam trabalhar de suas casas ou, eventualmente, colocar a rádio ao vivo à distância. Mas, isso já é uma opção de mais conforto que não é indispensável ao funcionamento da rádio.

 

4) E como manter uma programação 24 horas? Que critérios foram adotados?

O primeiro passo é armazenar material. Para isso contamos com a ajuda de muitos irmãos de Araraquara, São José do Rio Preto e Bauru, só para citar algumas cidades. A rádio deve ser alimentada com arquivos em MP3, uma extensão leve e fácil de se trabalhar. Hoje a Rádio Ceac tem tanto material armazenado que, se houver necessidade, teremos condição de cedê-los para outras rádios em formação. Para se manter 24 horas de programação, a maioria inédita, é preciso muita música. E isso não é difícil conseguir, gratuitamente. Sugerimos que, inicialmente, as novas rádios funcionem apenas durante o dia. Na madrugada temos baixa audiência. Mas, como existem os solitários, os que perdem o sono e os que trabalham à noite, a rádio tem sido a companheira da solidão, principalmente com músicas de boa qualidade, mensagens de bom ânimo e palestras que são veiculadas na madrugada. O critério adotado foi de manter a pureza da Doutrina Espírita, intercalada com programas e músicas de boa qualidade e de audiência agradável. Predomina a música instrumental. Mas, temos um excelente programa, veiculado por muitas FMs do Brasil inteiro, que trata somente da história da música clássica e dos ritmos. “A Música no Tempo”, com Valdir Lopes de Figueiredo.

 

5) Quais os benefícios já sentidos com a emissora no ar?

Inúmeros benefícios. Basta acessarmos o site www.radioceac.com.br para testemunhar os depoimentos de pessoas de várias partes do Brasil e do exterior. São pessoas que naquele dia não puderam ir ao centro, ou viajaram, ou estão com pessoas doentes em casa, impossibilitadas de comparecerem pessoalmente às nossas atividades públicas doutrinárias. Outras escrevem de outras cidades e de outros países. Temos um depoimento impressionante de uma médica que, durante o atendimento de seus pacientes no pronto-socorro, ouve nossas palestras, mensagens e músicas. Segundo ela, o ambiente da rádio ajuda-a, bem como os doentes, a manterem o ambiente mais leve e espiritualizado. Pessoas que vão à academia ou fazem caminhadas levam a rádio pelo celular. Outras, saudosas das palestras do Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru, de onde se mudaram por motivos profissionais ou familiares, alegram-se ao ter nossas transmissões ao vivo em suas casas. Tivemos um caso interessante de um diretor que estava voltando de férias. A esposa, sintonizando a rádio através de um tablet, disse a ele: “-Um amigo nosso vai estar falando agora cedo no Amor e Caridade.” Vieram diretamente para o Centro e ainda puderam ouvir parte da palestra e abraçar o amigo visitante. Ouvintes ou leitores podem sem comunicar com a rádio através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou através de depoimentos dentro do próprio site da Rádio pela seção “deixe o seu recado”.

 

6) Quais as maiores dificuldades encontradas?

A nossa falta de conhecimento a respeito do assunto. Tivemos que aprender praticamente todo o básico e ainda nada sabemos de rádio. O material a ser coletado também demandou muito trabalho. Felizmente encontramos ajuda de todos os lados, inclusive de uma emissora católica que nos cedeu todas as músicas, graciosamente, já com todos os direitos de veiculação autorizados. A manutenção da rádio exige trabalho constante. Mas, é um trabalho extremamente agradável e gratificante. E esse trabalho está nos ensinando muito também. Para editar palestras de Raul Teixeira, Divaldo Franco, Orson Carrara e Richard Simonetti, entre outros, precisamos ouvir o mesmo texto várias vezes. E depois, na checagem da veiculação, temos que ouvir novamente, pelo menos na primeira vez em que o trabalho vai ao ar. Exatamente para sanarmos falhas que às vezes cometemos nas edições. Com isso ouvimos a mesma palestra ou programa mais vezes ainda. Isso nos traz muito aprendizado e, naturalmente, novas responsabilidades. Além desses oradores famosos que citei, inúmeros pequenos trabalhadores, mas igualmente importantes, tem tido espaço em nossa rádio. E interessante: as solicitações de reprises geralmente recaem sobre os novos oradores, desconhecidos do grande público.

 

7) Há um contato de orientação para instalação pelas instituições?

Sugiro que entrem em contato com o site da BR LOGIC através do endereço http://www.brlogic.com. Escrevam também para Marcos Henrique: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Se pesquisarem pela internet encontrarão também muitos provedores de Rádios Web disponíveis. O recursos para isso são poucos, apenas a baixa mensalidade de um provedor e boa vontade para executar as tarefas de manutenção. Hoje já existem Cds em mp3 com mensagens, palestras, livros radiofonizados, novelas, tudo pronto e já com autorização de veiculação.

 

8) No caso específico da Rádio CEAC, do Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru -SP, indique o site e contatos.

Para sintonizar a Rádio Ceac acesse www.radioceac.com.br ou através de celular acesse www.radioceac.mobile.index.php . Poderão contatar diretamente a nossa Rádio Ceac através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

9) O site tem recebido muitos e-mails? Quais os assuntos predominantes desses contatos?

Muitos emails. Cumprimentos, elogios, alegria com a nova forma de comunicação, reencontro com vozes familiares. No Natal, por exemplo, recebemos o depoimento de uma ouvinte de Araraquara dizendo: “- Que alegria poder começar o dia ouvindo Divaldo Franco. E isso está acontecendo graças à Rádio Ceac de Bauru. Parabéns e muito obrigado.” São essas manifestações que nos animam e nos fazem esquecer das madrugadas em que nossa equipe passou dormindo pouco e trabalhando muito para por a Rádio Ceac no ar, a partir do dia 02 de dezembro de 2011.

 

10) Em termos de contagem de acessos, como está a rádio CEAC?

Essa contagem é muito dinâmica. Ao final de dezembro de 2011 estávamos torcendo para chegar aos 10.000 acessos. Passamos em muito. Tivemos uma brilhante palestra com Roosevelt Andolphato Tiago, de Barra Bonita em um desses domingos. A Rádio Ceac estourou de audiência. Duas horas antes tínhamos feito o convite através de nosso mailing, mandando quase 3000 mensagens. Mas, de que adiantaria o convite se a matéria não fosse de boa qualidade? Pois bem, ao encerrarmos nossa transmissão ao vivo contabilizamos cerca de 13.000 acessos. Cinco dias depois, com as reprises solicitadas, já estamos com 15.000 acessos. E teremos mais reprises dessa palestra, por solicitação dos ouvintes.

 

11) Quantas outras emissoras virtuais já foram fundadas a partir dessa iniciativa?

Na verdade nós somos o fruto da iniciativa pioneira de valorosos companheiros de muitas cidades que já tem sua Rádio Web há muito mais tempo. Sem precisar o número, podemos com certeza garantir que daqui a algum tempo teremos mais frequentadores à distância do que aqueles que caberiam nas Casas Espíritas.

 

12) Algo mais que gostaria de acrescentar

O veículo Rádio Web Espírita está praticamente ao alcance de todos nós. Se apenas atingíssemos os frequentadores de uma pequena casa espírita, já teríamos valioso instrumento interno de comunicação. Mas, a mensagem espírita colocada à disposição do mundo inteiro é algo quase inacreditável. Imaginemos o codificador da Doutrina Espírita, que escreveu tudo à mão, com parca iluminação e recursos e muitas críticas e perseguições, com os recursos que temos à disposição agora! Imaginemos ouvir Allan Kardec por todas as partes do mundo, desvendando os segredos do desconhecido e trazendo o Cristianismo Redivivo! Não dispomos de Kardec mas temos Divaldo, Raul Teixeira, Orson Carrara, Richard Simonetti e tantos outros, não tão conhecidos, mas da mesma forma mantendo acesa a luz da mensagem espírita. O computador, a internet e a comunicação digital estão à nossa disposição.

 


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...