CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO XAVIER DOS SANTOS – 88 ANOS DE AMOR AO PRÓXIMO

Uma Casa Espírita bem estruturada, alicerçada no fundamento básico da Doutrina Espírita, codificada por Alan Kardec e no amor ao próximo seguindo a máxima que Jesus nos ensinou “Amar ao próximo como a si mesmo”, é fundamental para auxiliar uma pessoa que chega à Casa Espírita em busca de orientação e consolo.

É o caso do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos, que foi fundado e consolidado em cima de muita paz e amor em 22 de março de 1923, por Marcelino Martinez.

Foram 17 anos de luta e trabalho em prol da Doutrina e da população que participava das reuniões do Centro, até ser fundado sua sede própria.
Neste mesmo ano, em 1940, o trabalhador José Gonçalves, funda o Lar de Idosos, aprovado por unanimidade por toda diretoria do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos.


A história do Lar de Idosos é de muitas lutas, dificuldades, conquistas e alegrias.

Tempos em que os próprios internos e voluntários arrecadavam alimentos pelas ruas com uma pequena carrocinha até às conquistas lutas para reforma do prédio.

Além do Lar de Idosos, o Centro mantém o PROJETO PROJETO PEDRO CARRARA, que recebeu o nome de um de seus tarefeiros – desencarnado em 1982 -, Pedroo Carrara, ser humano admirável que muito batalhou e contribuiu para que o Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos se consolidasse cada vez mais no trabalho incessante de estudo ao Espiritismo.

O Projeto Pedro Carrara é uma atividade educacional e assistencial com atendimento à família carente, gestante, jovem e crianças e outras atividades sociais em favor da coletividade.

Todos os sábados, das 9:00 às 10;30 da manhã, é realizada atividades manuais como crochê, tricô, bordado, ponto cruz, pintura em cerâmica, etc.
É realizado um trabalho com as gestantes carentes onde é ministrada uma série de 8 palestras, desde a concepção até as D.S.T, auxiliando-as no convívio com o bebê desde a gestação e tirando as dúvidas, apoiando-as no que necessário for, inclusive fornecendo medicamentos e doação do enxoval do bebê.

Nota-se então que para se manter a estrutura e funcionamento de tantas atividades, a luta é enorme e incessante.

São tantos os colaboradores e valorosos amigos que fazem com que o Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos, chegue aos 88 anos de existência com uma história de vida que foi alicerçada por todos os tarefeiros de Jesus que estiveram presentes em todos estes anos de luta.

Inicialmente os trabalhadores, foram os avós e pais e hoje nasce uma nova geração de tarefeiros, que são os filhos das famílias que se empenharam e colaboraram para levar o Centro Espírita para o futuro, inspirados pela determinação de seus pioneiros.

Exemplo desta dedicação está na colaboração de um de seus filhos ilustres, Orson Peter Carrara, que tem destinado a receita pela venda de seus livros e DVDs, à Instituição.

A dedicação de Orson, é apenas um agradecimento pelos longos anos que viveu, cresceu e se consolidou na Doutrina Espírita, se espelhando em pessoas batalhadoras e caridosas, empenhados na prática do bem e do amor.

Para conhecer mais sobre a história do Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos acessem www.centroespiritafxs.com.br

Por: Rita Ramos Cordeiro


 

 

 

 

 


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...