Uma Trajetória de Sucesso

Fundada em 25 de maio de 1956, por iniciativa de Ademar Duarte Constant, que ao se deparar com problemas espirituais de sua esposa Maria Leite Constant (casados há 71 anos) e não tendo encontrado uma casa apropriada, já que todas ou a maioria das indicadas eram Centros de Umbanda.

Até que um dia visitou um médium, em um desses centros, que lhe disse: “O que viestes buscar meu filho não encontrarás aqui, te aconselho a ler as obras do Espiritismo, de Allan Kardec.”, intrigado com a afirmativa do médium, leu as obras e compreendeu então, por ser homem culto, que haveria de fundar uma casa nos moldes preconizados por Kardec. Convidou alguns amigos, entre esses o senhor Romeu Carvalho de Oliveira, funcionário da prefeitura de Duque de Caxias e que dirigia um Centro Espírita na cidade vizinha de São João de Meriti.

Formado o grupo, começou a saga de Ademar para estruturar a Associação. Alugaram uma velha casa na Av. Duque de Caxias, com o assoalho de madeira, carcomida pelo tempo de onde saiam pelas frestas baratas que assustavam as senhoras presentes. Deram uma arrumação no imóvel e no dia acima epigrafado inauguraram o que é hoje a Associação Espírita Cairbar Schutel, com a formação da primeira diretoria: Romeu Carvalho de Oliveira – Presidente e Ademar Duarte Constant – Secretário Geral e os outros cargos.

Passados poucos meses, o senhor Romeu adoeceu e deixou a presidência e outros companheiros (como acontece muito nas Casas Espíritas), foram abandonando suas funções, principalmente diante do trabalho que se avolumava, já que neste ínterim Ademar entendendo a premissa maior do Espiritismo “Fora da Caridade não há Salvação” tratou de criar o Ambulatório Pedro Ernesto, para atender as pessoas carentes nos consultórios de médicos amigos e com distribuição de remédios e como a educação era precária no Município criou também o Grupo Escolar Abraham Lincoln, pedindo os materiais necessários nas portas do comércio da cidade. Em menos de uma semana de trabalho já havia conseguido o suficiente para a efetivação da escola que contou ainda com a aprovação do Prefeito do Município o que lhe cedeu professores para iniciar a pequena obra.

Assumiu a presidência da casa, por imposição dos espíritos, pois também titubiara, tendo sido advertido de que era hora de assumir o comando e trabalhar.

Certamente, ainda neófito não entendia muito bem aquele chamado, logo ele que meses atrás se considerava um ateu, descrente de tudo, ter que assumir uma Instituição religiosa, longe dos moldes das religiões tradicionais, mas não deixava de ser uma organização espiritual.

Assumiu e vestiu literalmente a camisa, fazendo um trabalho de vanguarda. É quase impossível de se imaginar o que ele conseguiu (podemos ponderar isto, pois no comando da sua obra penamos muito para levá-la adiante) construir, em seis anos a sede da instituição, em terreno próprio, com espaço reservado para o Grupo Escolar e mais toda a estrutura da Entidade. Se fossemos contar todos os pormenores desta tarefa, certamente os leitores ficariam estupefatos, pois os fatos são realmente pitorescos e de quem tem uma missão na seara Divina.

Para divulgar o nome de Cairbar Schutel, mero desconhecido do movimento espírita carioca, terra natal do Bandeirante do Espiritismo, criou as Semanas de Cultura Espírita Cairbar Schutel, levando nos anos 60, as palestras, com oradores renomados, para os mais diversos lugares: Associação Comercial, Câmara Municipal, Clubes e na própria sede por onde passaram:  Divaldo Franco, General Molinaro, Milton O'relly, Geraldo de Aquino (fundador da Rádio Rio de Janeiro 1400am), Floriano Moinho Peres, José Raul Teixeira, Américo Nunes, Cesar Reis, e muitos outros.

Terminada a tarefa da construção da sede, iniciou a construção do Lar Mansão da Esperança, que abriga 40 idosos e com possibilidades grandes de abrigar mais idosos, pois possui um complexo muito bem estruturado e algumas partes para serem ainda, num futuro próximo, terminados. Para construir um lar, usamos este termo por ser o que exprime a verdade “sem um tostão nos bolsos” fez coisas incríveis e inacreditáveis, chegando ao ponto de conseguir navios de guerra da Marinha Brasileira para fazer passeios pela Baia da Guanabara, cartão postal do Rio de Janeiro, cobrando ingressos com recursos revertidos para a construção da obra. Trouxe também, fato inédito, a Orquestra Sinfônica Brasileira para fazer concertos na cidade e os cantores líricos do Teatro Municipal para realizarem óperas nos clubes da cidade.

A Mansão da Esperança hoje transcende até a AECS, por sua credibilidade junto aos cidadãos do município, já que há 37 anos presta enormes serviços aos idosos desamparados e também é referência  em relação iniciativa para idosos. Por ação nossa, a rua onde está instalado o Lar passou a se chamar Cairbar Schutel, no bairro Itatiaia, na cidade de Duque de Caxias, RJ.

Diante disso, nós que ficamos no comando, simples mortais, temos que ter o cuidado para colocá-la em evidência, já que a Mansão da Esperança é uma obra criada e mantida pela a Associação, dai os eventos que chamem a atenção para a Casa, nas datas de destaque, devido a grande importância que ela representa, não só no cenário municipal, pois é conhecida Brasil a fora por ser uma casa de estudo e de preservação dos postulados Kardequianos. Nunca se estudou, nas reuniões ordinárias de doutrinação outros livros, apêndices, complementos que não os livros da codificação, estudados sistematicamente, nos horários estabelecidos.

Esta é a resumidíssima história da Cairbar Schutel, que é divulgada nas páginas da Revista Aurora, que circula há 34 anos.
Associação Espírita Cairbar Schutel - Site: www.mansaodaesperanca.org.br
Rua Emília Nunes Costa, 161 - Centro – Duque de Caxias  - RJ
Tel (21) 2771 1362 e 2771 2591.

Por: Lauzemar  Luiz Assini


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...