Associação AlegriaImaginemos um ambiente hospitalar onde os pacientes estão ali por uma necessidade de tratamento médico, onde se sentem desconfortáveis e muitas vezes estressados.

Agora imaginemos, este mesmo ambiente hospitalar com pacientes relaxados, se distraindo da situação incômoda em que se encontram.

Este é o objetivo da Associação Alegria de Bauru, procurar fazer do lúdico algo que transporte os pacientes para além da atmosfera hostil de um hospital, buscando levar conforto, oferecendo carinho e atenção, mostrando que estas pessoas não são meros pacientes, são pessoas que merecem carinho e atenção.

A Associação Alegria foi fundada pela psicóloga Maria Claudine Cury no ano  de 1999 no Hospital de Base – Associação Hospitalar de Bauru, sendo uma sociedade civil sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, e que atua através do Projeto Alegria e tem sua sede na Av. Aureliano Cardia 8-53 - Bairro: Vila Cardia – Bauru.

 

 

O Projeto Alegria, atualmente atende os pacientes do Hospital Estadual de Bauru e conta com aproximadamente 40 voluntários para este trabalho.

Os setores do Hospital que são visitados pelos voluntários do Projeto Alegria são: Pediatria, Coronária e Internação de Adultos.

Nas visitas à ala infantil, os voluntários normalmente se vestem de palhaços para entreter os pacientes e acompanhantes. Para as crianças que podem sair do quarto, tem a disposição a Brinquedoteca do Projeto Alegria.

Na ala adulta o entretenimento é focado na abordagem musical. Os plantões de sábado e domingo têm a presença dos voluntários violeiros para atender às solicitações dos pacientes e acompanhantes.

Os voluntários do Projeto Alegria tem um relacionamento de respeito mútuo com os funcionários do Hospital e atuam em conjunto em muitos casos.

O trabalho voluntário dentro da Associação Alegria é de tamanha seriedade que existe uma reunião mensal com dinâmica para os candidatos.

Passados esta triagem inicial, há o acompanhamento nos plantões por três semanas como experiência até se tornarem efetivos.

"Nesse projeto voluntário, quem ganha é quem dá,não sei as palavras exatas, quero dizer que estamos doando mas nós mesmos estamos recebendo algo muito bom. Você entra de um jeito e sai de outro, há uma renovação quando atuo no meu plantão, é maravilhoso !” complementa Juliano Leite, presidente da Instituição.

Quem desejar colaborar com o Projeto Alegria ou se tornar um voluntário pode entrar em contato diretamente pelo site www.projetoalegria.com.br

 












Por: Rita Ramos Cordeiro


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...