permite aos participantes o manuseio de materiais variados como fotonovela, radionovela,  entre outros recursos

Martha Rios Guimarães - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O já tradicional curso de formação de Educadores Espíritas da Infância, realizado pelo Departamento de Infância da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo em 25 de novembro de 2012, contou com a participação de cerca de 50 pessoas da capital e interior paulista. Realizado nas dependências do Centro Espírita Gabriel Ferreira, local onde atua a equipe da instituição que também responde pelo setor na USE SP, teve como ponto alto a troca de informações e a possibilidade dos participantes conhecerem a estrutura proposta para realização da atividade e manusearem materiais diversos utilizados nas reuniões infanto-juvenis.

O programa do curso tratou dos objetivos da atividade, os componentes do processo educativo e perfil do trabalhador, passando pela elaboração de planejamento de temas e aulas, recursos didáticos e a inserção do setor dentro da estrutura da Casa Espírita.

Tudo em uma linguagem simples e, principalmente, pautada em exemplos práticos implantados e avaliados como positivo. Os Educadores, ainda, se divertiram lendo Histórias em Quadrinhos com temática doutrinária e conhecendo outros recursos usados para facilitar a divulgação da Doutrina Espírita junto público infantojuvenil. Entre os mais procurados, destaque para os jogos espíritas desenvolvidos pela equipe, a Biblioteca para Educadores Espíritas e a destinada aos Educandos (com acervo de mais de mil títulos, todos eles lidos e já separados por faixa etária), brinquedos feitos com material reciclado, etc.

A fotonovela roteirizada e produzida por crianças e adolescentes (entre 8 e 12 anos), bem como a radionovela com roteiro e produção do grupo de jovens, tendo como tema “Suicídio” também foram apontados pelo público como dois grandes destaques criativos do trabalho da  equipe.

O curso foi aprovado pelos presentes que o resumiram como uma grande oportunidade para formar uma nova geração de espíritas: mais conscientes da base doutrinária, segundo Allan Kardec e, portanto, preparados para liderarem o movimento espírita no futuro. Detalhes sobre a atividade podem ser obtidos no livro “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho”, de Martha Rios Guimarães, Diretora da área com duas décadas de experiência no setor.

Informações pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...