Chegamos ao momento de destaque pelos 150 anos de lançamento de O evangelho segundo o espiritismo.

Quatro regiões do país sediam o 4º. Congresso Espírita Brasileiro, tendo como tema central: “O evangelho segundo o espiritismo. 150 anos de esclarecimento e consolação”.

A FEB Editora faz o lançamento de uma edição histórica – a primeira versão da obra sesquicentenária: “Imitação do evangelho segundo o espiritismo”, em uma apresentação bi-língue, em português e francês. O tradutor Evandro Noleto Bezerra, em entrevista publicada na revista Reformador destaca que a citada obra de Kardec é “básica, o coroamento do vértice do tripé em que se assenta a Doutrina Espírita – seu aspecto ético, moral e religioso”.1

Outras quatro obras estão sendo lançadas pela FEB, alusivas ao livro básico homenageado: O evangelho por Emmanuel (Vol.1), O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo, As três revelações e As leis morais na atualidade.

O estímulo ao estudo mais metódico da obra, tem sido estimulada pela FEB que implantou o curso sobre O evangelho segundo o espiritismo. Tem divulgado também videoaulas pela TVCEI.2

As comemorações que ocorrem em todo o país devem servir de motivação para os centros e para os espíritas para as reflexões que se fazem necessárias no atual cenário que vivemos.

A essência do ensino moral, apresentada por Allan Kardec, como o principal objetivo da obra citada e a proposta exarada principalmente no capítulo VI: “O Cristo Consolador”, são de fundamental importância para o balizamento das ações pessoais e coletivas dos espíritas.

“Interessante o registro de João sobre a colocação do Cristo: ‘Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, encontrará a pastagem.’ Ao apresentar O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec comenta: ‘Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. As duas figuras – porta e chave – foram reunidas e comentadas em significativa mensagem do espírito Emmanuel, concluindo: ‘Jesus, a porta. Kardec, a chave”.3

Referências:
1) Bezerra, Evandro Noleto. O aspecto ético, moral e religioso. Reformador. Ano 132. No. 2.221. Abril de 2014, p. 212-2014.
2) Acesso às videoaulas da TVCEI: goo.gl/Q8kGpY
3) Carvalho, Célia Maria Rey; Carvalho, Antonio Cesar Perri (Org.). O evangelho segundo o espiritismo. Orientações para o estudo. 1.ed. Cap. 5. Brasília: FEB, 2014, p. 49-51.
Antonio Cesar Perri de Carvalho é presidente da Federação Espírita Brasileira.
FONTE: http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/150-anos-de-o-evangelho-segundo-o-espiritismo/


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...