Muitas pessoas já fizeram esta pergunta, pois é grande o numero daqueles que confundem uma reunião mediúnica séria com simples manifestações de Espíritos. Isso acontece devido a falta de informação verdadeira sobre o que é a Doutrina Espírita e o que se pratica dentro dos centros.

A maioria dos que condenam o contato com os Espíritos o fazem acreditando que em reuniões mediúnicas há oferecimento de bebidas, cigarro e comida

as entidades. Ou que os médiuns, pessoas que tem a sensibilidade de receber a influência espiritual, durante as sessões, ficam gritando, andando de um lado para o outro, ou ainda permitem que o Espírito comunicante faça o que bem entender com o corpo que lhe serve de instrumento de manifestação.

Não, nada disso acontece em reuniões mediúnicas que se realizam dentro de centros espíritas sérios, orientados corretamente pelos escritos deixados por Allan Kardec e os Espíritos superiores.

 

Oferecer comida ou qualquer outro tipo de objeto material aos Espíritos não faz parte da Doutrina Espírita. Isto pode ser visto em manifestações espirituais que acontecem em alguns terreiros de cultos afro-brasileiros.

Nos centros espíritas bem orientados os médiuns, durante a comunicação, permanecem sentados, sem fazerem nenhum tipo de algazarra. Se o Espírito comunicante estiver agitado, o médium bem preparado saberá controlá-lo e terá total domínio de suas atitudes, podendo afastar a influência quando quiser.

É importante entendermos que a manifestação das entidades espirituais, sejam boas ou mas, podem se dar em qualquer ambiente, religioso ou não. Podemos vê-las nos cultos de igrejas evangélicas, no movimento carismático da igreja católica, nos terreiros, nos templos de varias seitas e também dentro dos centros espíritas.

A diferença primordial é que nos centros estas comunicações só deverão ocorrer no ambiente íntimo da casa, na chamada reunião mediúnica. Nela, só participarão pessoas que trabalhem no centro, médiuns experientes ou em desenvolvimento, orientados por um dirigente, experiente o bastante para lidar com o mundo espiritual.

A Doutrina Espírita, através de seu codificador, Allan Kardec, com os ensinamentos dos bons Espíritos, tem um manual que mostra as belezas e os perigos da mediunidade, esclarecendo como nós, os encarnados, devemos manter contato com o mundo espiritual. É "O Livro dos Médiuns". Nesta obra, que todo médium da casa espírita tem como obrigação estudar e entender, ensina como, quando e de que forma os Espíritos podem ser atendidos, ouvidos ou esclarecidos.

Nas reuniões mediúnicas, os Espíritos comunicantes só se manifestam quando chamados ou no momento em que os médiuns permitirem que os mesmos se aproximem, de forma ordenada e inteligível. Nada é feito sem o consentimento dos encarnados. Caso contrario, haveria uma verdadeira balburdia, com varias entidades se comunicando e ninguém entendendo nada. E isto de nada serviria, como já dizia o apostolo Paulo sobre o dom de falar em línguas incompreendidas. Se alguém de fora visse isso, acharia loucos os que assim procedem (I Epistola aos Corintios, capitulo 14, itens 1 a 25).

Também nas reuniões mediúnicas há a leitura de trechos do Evangelho de Jesus, contidos no "Evangelho Segundo o Espiritismo", livro que contém os ensinos do Mestre, comentados pelos Espíritos superiores. Isso acontece para que o ambiente onde se realizará a reunião fique harmonizado, favorecendo a presença dos bons Espíritos e limitando a ação dos maus.

Allan Kardec orienta que para que haja uma reunião mediúnica proveitosa é necessário recolhimento, oração, fé e seriedade. Que os participantes estejam todos voltados para um só pensamento: o de ajudar entidades ignorantes e sofredoras e aprender com os Espíritos amigos.

Manifestações que ocorrem em qualquer lugar, com a presença de pessoas com interesses diferentes ou fúteis entre si, com certeza só atrairá entidades atrasadas, galhofeiras, que se divertem com a ignorância do homem sobre o mundo espiritual, podendo gerar graves obsessões.

Por isso, a Doutrina Espírita recomenda que só aqueles que estiverem devidamente preparados, com conhecimento do que é o mundo invisível, e principalmente buscando levar uma vida moral sadia, poderão buscar o contato com os Espíritos. E ainda assim, somente dentro das reuniões mediúnicas, local apropriado para tal prática. Fora disso, não há sessão mediúnica, muito menos manifestações confiáveis e salutares. Todo cuidado é pouco quando se lida com o invisível.

Celso Martins - Mediunidade ao seu Alcance.


Fonte: www.forumespirita.net\

 

 


Cadastre-se em nosso informativo
  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...