Fonte: Jornal “O Clarim” - Março 2012

Quando se  diz “o poder da oração”, temos de ter em mente seus processos  e seus motivos, afinal muitos a usam com intenções maldosas.

Como desejar mal a outrem, nesse tocante vem em nossa  mente a frase  :“Acatemos na oração a presença da luz que nos descortina a estrada para a Vida Superior, sem prevalecer-nos dela, a fim de queixar-nos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossa comunhão com Deus e com a Espiritualidade Superior não seja possível em lugar à parte, no silêncio do coração, conforme a recomendação de Jesus.”

A oração tem um poder fabuloso, e vou o tentar descrever nesse artigo, para tanto vou me embasar cientificamente em  pesquisas  de autores não espíritas.

O Dr. Jeff Levin, pesquisador do National Institute for Healthcare Research, autor do Livro “Deus, Fé e Saúde”, realiza  estudo científico de como fatores espirituais previnem a incidência de enfermidades em determinadas regiões e a mortalidade, e promovem a saúde e o bem-estar - estabelecendo o relacionamento existente entre ciência, medicina e espiritualidade. Entre vários exemplos pode-se citar que pacientes internados em UTI coronariana por meio de estudo duplo-cego, aleatorizado, com dois grupos paralelos, que receberam ou não prece.

Resultado: o grupo que recebeu  prece (por 28 dias) obteve melhores escores de evolução na UTI coronariana do que os que não receberam; não houve diferença na duração da hospitalização entre os dois grupos.

“A prece é o meio que o cérebro moderno tem para se conectar com estados de consciência ancestrais poderosos"

Um estudo, publicado no mês de Fevereiro/2011, na revista Psychiatry Research: Neuroimaging, sugere que meditar (orar) por apenas 30 minutos por dia, durante oito semanas, pode aumentar a densidade de massa cinzenta em regiões do cérebro associada à memória, stress e empatia.

Nesta mesma revista  informa  os  “Benefícios da Meditação e Estado de Prece” :

  • Regula o ritmo respiratório e o ritmo cardíaco;
  • Aumenta o fluxo de sangue para as células;
  • Reduz o nível do hormônio cortisol, principal responsável pela morte de neurônios;
  • Permite níveis profundos de relaxamento e bem-estar;  Excelente terapia para pessoas com pressão alta;
  • Reduz muito a ansiedade e o estresse (estima-se que 50% de todas as  doenças são devido ao alto nível de estresse.)

Para os médiuns a oração é preciosa, ajuda   a comunicação com espíritos afins.

“Quando desejamos nos comunicar com os espíritos desencarnados estaremos numa determinada frequência psíquica para tal. Se quisermos mudá-la teremos de alterar a emoção ou o pensamento. O estado de oração é uma forma de mudança de ambos. A sintonia não se dá apenas por um momento e em estado de oração, mas principalmente pelo modo de ser do indivíduo, pela sua natureza íntima, pelos sentimentos e ideias de que é portador.”

Em uma instituição espírita temos por habito efetuar preces antes e após as reuniões sejam elas públicas ou mediúnicas, sem dogmatismos ou beatismos, apenas para ajudar outros e/ou facilitar as comunicações mediúnicas.

“A oração, antes forma petitória ou bajulatória, ganha conotação como forma de comunicação com Deus a fim de Lhes conhecer os objetivos ou corrigir rumos pessoais. A oração é ação em favor de si e de outrem. É um poderoso antídoto às agressões psíquicas. Não há lugar para altares, oferendas ou sacrifícios. O único sacrifício exigido é o sacro ofício de fazer o Bem ao alcance de cada um.”[8]

 


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input