Caridade .. Download
  No computador  
  Download mp3  
  No celular
Neste Podcast vamos abordar a Reforma íntima, analisado
sob o ponto de vista de uma pessoa comum e com foco na caridade.
     
       
 

Gostou?   Curte, compartllhe, comente,ajude-nos a divulgar conhecimento

     O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Transcrição do podcast :
 

Bom dia, ouvinte do Podcast Espírita.

O objetivo deste podcast é sempre trazer informação, explicação para que você possa pensar, refletir e despertar o seu melhor.
È sempre um prazer estar aqui com você.

Para você que esta aqui pela 1a. vez, meu nome é Miécio Walti.
Todos os podcasts estão disponíveis no site www.institutochicoxavier.com, na seção Podcast
Tema do nosso podcast de hoje : Reforma intima.para pessoas comuns.

Em 1o. Lugar o que é reforma intima ?

Reforma íntima parece ser um termo tipicamente espírita. Mas não é. A espiritualidade nos cobra a reforma intima no trabalho, com o nome de Inteligência Emocional, na vida com o nome de evolução pessoal, com o nome de inteligência emocional. Hoje quase tudo nos cobra uma melhor atitude com as pessoas, com a vida, conosco mesmo.

A reforma íntima é a reforma o nosso eu, nosso íntimo. É a mudança para melhor, é elevar-se na condição humana. É trocar atitudes erradas por atitudes corretas, erros por acertos que um dia se tornarão virtudes.

Aqui cabe uma nova pergunta. Porquê se fala tanto da necessidade de reforma íntima, no meio espírita?

No texto Os Bons Espíritas, item 4, capítulo XVII, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec diz “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelo esforço que faz para dominar suas más inclinações”. Ora, para vencer as más inclinações, deve-se trocar o errado pelo correto, isso é reforma íntima e é o objetivo de todos que se consideram espíritas.

A maior dificuldade para se fazer a tão falada Reforma Íntima é justamente saber o que devemos nos reformar – o que está de errado em nós? A partir daí então, devemos passar para outra grande dificuldade que é praticar a Reforma em nossa personalidade, em nosso modo de agir e até mesmo no pensar.

A moral dos Espíritos superiores se resume, como a do Cristo, nesta máxima evangélica:

'fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem ou seja. fazer o bem e não fazer o mal. O homem encontra nesse princípio a regra universal de conduta, mesmo para as menores ações".  (ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos. Introdução VI. Resumo da Doutrina dos Espíritos.)

Qual a melhor maneira de realizar a reforma íntima?

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Santo Agostinho nos dá uma pista, dizendo que o método utilizado por ele era, ao chegar a noite, repassar mentalmente os fatos ocorridos durante o dia e se perguntar se não teria feito mal a alguém, se fez todo o bem que poderia ter feito e assim definir novos padrões de conduta para si.

Anote os erros que você tem e já percebe, faça uma lista. Escolha um desses erros para trabalhar durante a semana e vá combatendo um a um até que não mais existam e você possa enxergar outros.

Vou confessar para voces que por um tempo, sempre que ouvia falar de reforma intima, me sentia um pouco perdido. Porque ?

Saio de casa cedo, vou para o trabalho, volta para casa, fico com minha família, durmo e começa um novo dia.

Não mato, não roubo, não bato em ninguém. Que legal, minha reforma intima esta pronta, esta perfeita. Será que esta mesmo ?

Mas estamos pensando superficialmente ainda.

Por isto eu chamei este podcast de reforma intima para pessoas comuns, pois para pessoas comuns, o termo reforma intima pode parecer meio vazio, sem sentido.

Vamos analisar então com calma um aspecto da reforma intima a cada semana.

Vamos falar hoje de caridade.

Qual a definição de caridade ?

Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.

Alan Kardec no livro O evangelho segundo o espiri, CAP XV, item 5 nos deixa claro que “Fora da caridade não há salvação”.

Hum..e agora o que eu faço ? Vou sair dando dinheiro para todo mendigo que achar na rua?
Vou vender meu carro, minha casa, vou dar tudo para uma ONG e amanha, como vai ser ?

Meus amigos, a doutrina espirita sempre nos prega a racionalidade.

A caridade começa dentro de sua casa.

Começa com você ouvindo com atenção e carinho as pessoas de seu lar, seja eles pais ( ah..os pais.. ) , irmãos, companheiros ( marido ou esposa ), filhos. Sabe, você se senta, para tudo que esta fazendo e simplesmente ouve as pessoas. Se alguém lhe desse esse tipo de atenção, você não se sentiria muito mais importante ? Não vai ficar mais feliz porque as pessoas que ama lhe ouvem ?
Então, começa por ai. Você não estara sendo somente caridoso com as pessoas que ama, e tambem ganhara muito com isso, suas relações familiares em muito melhorarão. Suas relações profissionais em tambem melhorarão.

Saindo de casa logo cedo, comprimente com um belo sorriso as pessoas que encontrar pela rua. Não só as mulheres e homens bonitos não, mas principalmente os excluidos socialmente. Quando foi a ultima vez que deu um bom dia para a gari ? E o lixeiro ?

E o céu ? Qual foi a ultima vez que olhou para ele ? A paisagem no caminho até o trabalho ?

Durante o dia em seu trabalho, fuja das fofocas. Não vamos conseguir deixar de ouvir, mas não vamos comentar, e nem vamos duplicar as “noticias”, nem vamos ficar pensando nelas.

No transito, seja educado, cordial. Só use a buzina para uma leve buzinada para algum amigo que ver pela rua.

Encontrou alguém que lhe chamou muito a atenção na rua ? Lembre-se que Jesus disse que se desejares uma mulher mesmo em pensamento, estará cometendo adultério.

Se tiver uma vontade imensa de xingar alguém no transito, conte até 10, cante, ore.

Alem de ser caridoso com as pessoas, você estará cuidando de você mesmo, estara melhorando as suas relação com familiares, relações profissionais e verá que com as boas energias cultivadas, sua vida vai melhorar muito, seus negócios acontecerão mais facilmente, tudo passara a dar certo, coisas maravilhosas começarão a acontecer em sua vida. Seu stress vai diminuir

 

Hoje a sociedade se tornou dependente de remedios como antiancioliticos, antidepressivos, melhorando suas atitudes, verá que não precisa deles.

E as pessoas problemáticas de seu serviço, do transito ? Não se esqueça que as pessoas problemáticas normalmente são as que mais apanharam da vida e que um modo diferente de ver as coisas não pode ter sido uma opção para elas. Encare um desafio, escolha um stressado e começe a trabalhar com ele os aspectos que falamos até agora, com o tempo ele melhorará e muito a sua condição.

Até agora falamos dos aspectos praticos de se tratar bem as pessoas e ter um bom retorno
Mas e espiritualmente, qual a diferença ?
Todos sabemos que a erraticidade nos liga mais do que o amor. Então, temos em nossa família, em nosso trabalho, em nossas amizades, pessoas que tivemos desentendimentos em vidas passadas, estamos perto delas para aprender a ama-las.

Se for muito dificil ser gentil com alguém, siga a dica de Emanuel, se realmetne não consegue olhar para uma pessoa e ter maus pensamentos, não passe perto dela.

Desejar mal para alguém ? Isso nem deveria estar em nossa lista.

Os nossos pensamentos tormam forma no astral. Então um pensamento ruim ( por ex..pq essa pessoa não morre ? Só atormenta a minha vida ) feito, o mesmo é enviado para a pessoa. Se a pessoa estiver negativa, ela vai aceitar o pensamento e suas consequencias. Mas você não fugira da justiça divina e um dia tera seus revés por isso. Se a pessoa for uma boa pessoa e estiver sempre positiva, o pensamento é rebatido e volta para você que terá suas consequencias. E a justiça divina se fara instantaneamente.

Você não acredita que pensamentos podem gerar consequencias ? Tudo bem. A medicina já aceita as doenças psicosomaticas e até mesmo a gravidez psicologica ( aonde a mãe não tem feto e simplesmente acredita que tem uma criança dentro da barriga.). Veja bem, olha o pensamento gerando forma.

Você acha que tratando bem as pessoas, que não tendo maus pensamentos já esgotou sua cota de caridade ?

Agora vai dar dinheiro pro mendingo na rua ?

Dar dinheiro para mendingo na rua não é caridade e sim limpeza de consciência.

Você dá o dinheiro e se “livra” das pessosa.

Lembre-se que Jesus nos disse que a evolução espiritual, se dá para baixo. Quer evoluir espiritualmente ? Sirva as pessoas mais humildes.

Como então fazer a caridade ?
O trabalho sempre aparece quando o trabalhador esta pronto.
Assim que você orar e se colocar a disposição para começar a praticar a caridade, pesoas aparecerão e precisarão de sua ajuda.

Mas só isto não basta.
Procure uma ONG, um asilo, uma santa casa, uma casa de cegos e va lá ser voluntário. Não se esqueça que voluntário não ganha nada! Dedique pelo menos 1 ou 2 horas semanais ao trabalho voluntário e verá seu coração mudar, seus pensamentos melhorarem e sua vida mudar.
Faça a experiência você mesmo.

Emanuel nos diz que "O bem que praticas em qualquer lugar será teu advogado em toda parte"
Nos diz tambem que “A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus.”

Chico Xavier nos diz que “Não exijas dos outros qualidades que ainda não possuem. A árvore nascente aguarda-te a bondade e a tolerância para que te possa ofertar os próprios frutos em tempo certo´ “

Vamos finalizar o podcast de hoje com uma frase de Chico Xavier para você refletir e praticar.
"Deixe algum sinal de alegria, onde passes."

Um grande dia para você, uma grande semana, um grande abraço e até o nosso próximo encontro.

 

Pesquisa

Receba o Informativo

  1. Nome
    Digite o seu nome
  2. Email(*)
    Digite o seu email
  3. Captcha
    Captcha
      RefreshInvalido

PodCast do Miécio

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

PodCast Espirita no. 20 - Obsessão, desobsessão

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/ooZ0N1)     No...

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

PodCast Espirita no. 19 - Mudanças na terra, como agir?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/LT27eq)     No...

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

Podcast no.: 18 - Deficiências, por quê?

  .. Download   No computador     Download mp3 (https://goo.gl/5V1Vug)     No...