Por: Rita Ramos Cordeiro

No mês de agosto o livro Tensão Emocional de Orson Peter Carrara faz parte do Clube do Livro Emmanuel. Já em sua terceira edição o livro tem feito grande sucesso devido a um tema tão atual nos dias de hoje.

Orson que é palestrante, escritor, articulista e editor de livros espírita, nos conta um pouco sobre seus livros, seu trabalho de divulgação da Doutrina Espírita, e de seus projetos atuais.

Seu livro Tensão Emocional está sendo publicado em sua terceira edição. A que você credita o sucesso deste livro?
Creio que o título chama muito a atenção, por ser tema do cotidiano humano, especialmente face aos intensos desafios da atualidade. Mas considere-se o conteúdo brilhante da mensagem de Emmanuel que inspirou o livro.

Como surgiu a ideia de escrever o livro Tensão Emocional?
A mensagem de Emmanuel é muito valiosa, expressiva. Atende ao grande anseio de paz do ser humano. Quando me deparei com o conteúdo entusiasmei-me de imediato. E o livro fluiu com naturalidade. Fiquei a pensar em quanto a mensagem poderia ajudar muitas pessoas. Daí surgiu o livro.

Qual a importância deste livro nos momentos turbulentos que o povo brasileiro tem vivido?
Sua importância está no apelo de paz e serenidade que oferece ao coração humano, que se debate em aflições e angústias provenientes de variadas origens. Interessante que a mensagem tem grande utilidade tanto para o campo individual como para a coletividade nacional.

Por que a violência e a corrupção cresce a cada dia?
Porque ainda somos muito imaturos e trazemos no comportamento as marcas das imperfeições morais. Elas são as geradoras também da corrupção.

Mesmo diante de tantos conflitos, o Brasil ainda pode ser um dia o Coração do Mundo, Pátria do Evangelho como citou Humberto de Campos?
O país já o é. Daqui irradiam as luzes intensas do Evangelho do Cristo. Aqui está a índole pacífica de seu povo e aqui está o acolhimento da fraternidade. Os desafios internos do país apenas indicam a necessidade de intenso trabalho interno pessoal e em favor uns dos outros, o que já indica a fraternidade.

Nos conte um pouco sobre o programa Prossiga, que você apresenta na TV Mundo Maior.
O programa surgiu por força da frase normalmente proferida no final de minhas palestras (que é o título do programa), conclamando o público à continuidade no bem, na confiança em Deus e na alegria de viver. Com seu perfil de poucos minutos, ideia foi mesmo oferecer componentes de estímulo aos telespectadores. Felizmente o programa tem grande repercussão, com dezenas de episódios gravados e disponíveis na net.

Quantos livros já tem publicado? E por qual de seus livros você tem um carinho especial?
São 17 publicados, 1 no prelo e 1 em andamento (ago/16). Tenho carinho muito especial pelo DOIS GIGANTES DO ESPIRITISMO (face à gratidão à Yvonne e Schutel), pelo A ALMA DO ESPIRITISMO (que considero meu melhor trabalho, pela pesquisa que demandou) e pelo ONTEM E HOJE SEMPRE ATUAL COM KARDEC, pela pesquisa na Revista Espírita.

Quais os projetos que você está envolvido atualmente?
Especialmente nas atividades de divulgação pelo Instituto Cairbar Schutel (que realiza anualmente o EAC – Encontro Anual Cairbar Schutel e edita o jornal Tribuna do Espiritismo, de distribuição gratuita nacional), com a assessoria editorial ao IDE – Instituto de Difusão Espírita de Araras-SP e com o projeto de livros que continua.

Você é um entusiasta expositor espírita que também ministra palestras para o público não espírita. Como tem sido esta experiência?
Muito valiosa porque permite ampla interação e divulgação das ideias espíritas, sem que se use especificamente termos espíritas. Há grande aceitação das ideias, ainda que sem os termos específicos, com interesse geral.

Como expositor espírita você ter percorrido todo o Brasil em tarefa de divulgação espírita. Como o espírita tem lidado com os momentos difíceis por qual passa nosso pais?
Sendo o espírita uma pessoa humana, traz em seu perfil psicológico as marcas de seu estágio de entendimento e maturidade psico-emocional. Portanto, há posturas pessimistas e posturas de confiança e continuidade do trabalho, com otimismo. Na maioria, todavia, o enfrentamento é com perseverança e continuidade. Poucos são os casos daqueles que desistem e se paralisam.

Deixe uma mensagem para os leitores de nosso site.
Minha mensagem é de otimismo, de confiança em Deus, de alegria de viver, de perseverança no bem. Prossigamos trabalhando! Pelo menos por gratidão Desejo convidar o leitor a visitar os portais abaixo:
www.institutocairbarschutel.org
www.tribunadoespiritismo.org
orsonpetercarrara.blogspot.com

 


A vida de Chico Xavier

Informativo do Clube do Livro

Digite seu nome

Digite seu email

Invalid Input

Captcha
Invalid Input