fbpx
HomeInformativoArtigosQuem não faz o Mal, faz o Bem?
Sexta, 10 Agosto 2012 00:13

Quem não faz o Mal, faz o Bem?

Uma das informações mais relevantes contidas nas obras básicas espíritas, é o alerta de que somos responsáveis não só pelo mal que fazemos, mas também pelo mal que decorre do bem que poderíamos ter feito e não fizemos.

Já pensaram nas implicações dessa verdade?

Imaginem que alguém está frente a frente com a possibilidade de tomar um atitude boa qualquer, mas por razões egoísticas (conforto, comodismo, preguiça, má vontade etc), não o faz.

Se da omissão do bom ato surgirem resultados negativos, a responsabilidade será também do indivíduo que nada fez.

Não basta, portanto, não fazer o mal. Há pessoas que definem-se como boas apenas porque não agem de forma maldosa e prejudicial. É importante aprofundar o entendimento da gravidade de nossas decisões. Nas grandes e pequenas coisas há momentos em que podemos fazer o bem, mas optamos por nada realizar; o mal decorrente de nossa inação é nosso mal, é obra nossa.


Ser espírita é assumir uma responsabilidade imensa e intransferível. O conhecimento que o Espiritismo oferta abre a mente para uma visão de mundo mais ampla, abrangendo os compromissos assumidos perante a existência do próximo.

A humanidade está, ainda, bastante desviada nos seus valores, gerando campos negativos de ação em todas as áreas, não tanto pelos maus que agem propositalmente, com intenção de ferir, lesar, ofender, mas sobretudo - tenham certeza disso! - pela OMISSÃO nas boas atitudes, pela DECISÃO de não fazer o que sabem ser certo, pela TERCEIRIZAÇÃO de responsabilidades, daqueles que não fazem o mal.

Há distância imensa entre ser bom e não fazer o mal. O verdadeiro bem não é inativo, porque o amor jamais se submete ao conforto perante uma situação onde uns sofrem, enquanto outros aproveitam situação confortável e julgam.

Quer, portanto, saber se é uma pessoa boa?
Pergunte-se quantas vezes age ao invés de só falar.

Por: Vânia Mugnato de Vasconcelos

 

 

 

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Morreu, agora descansou




    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não há maior ilusão do que essa que escutamos ou dizemos nos velórios de alguém que nos importa. O descanso não faz parte das leis divinas, Deus é produtivo e criou leis produtivas, basta ver que o ser humano só mantém a saúde física e mental através de trabalho.

    Read more...
  • Entrevista Roberto de Carvalho



    Por: Rita Ramos Cordeiro

    “Criemos metas em nossas vidas e não as percamos de vista. Se forem nobres, o universo conspirará a nosso favor e tudo se realizará.”

    Em dezembro, está fazendo parte do Clube do Livro Emmanuel o livro Resgate e Libertação, último lançamento de Roberto de Carvalho, pelo espírito Basílio. O escritor já tem trinta e quatro livros espírita publicados, entre romance, juvenil, infantil e dissertações.  

    Read more...
  • Estar encarnado




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Guaraci Silveira - Imagem: Pixabay

    O processo de uma encarnação é magnífico. Se existissem milagres diríamos que é o milagre da vida. De repente um Espírito retorna à vida física e o faz adentrando novo corpo através de um processo de aglutinação celular e justaposição às suas necessidades na nova experiência carnal.

    Read more...
  • Espíritos das trevas na visão de um encarnado




    Fonte:
    Rita Ramos Cordeiro - Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Pixabay

    Com o grave momento que se vive atualmente, com a constante profecia de fim de mundo, com o medo generalizado, com as insistentes teorias de conspirações, o mundo espiritual está cada vez mais presente fazendo com que os espíritos sejam mencionados e responsabilizados quase o tempo todo por tudo o que acontece com o mundo, e através dos médiuns, as pessoas buscam respostas e soluções para um mundo tão conturbado.

    Read more...
  • Influência de um obsessor!



     

    Fonte: Letra Espírita - Por: Juliana Procopio - Imagem: Pixabay

    Segundo o Livro dos Médiuns “no número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar a da obsessão em primeira linha.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro


Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato