fbpx
HomeInformativoInstituiçõesCentro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz - 64 anos de existência
Quinta, 07 Fevereiro 2013 23:54

Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz - 64 anos de existência

O Centro Espírita Nosso Lar nasceu em 28 de janeiro de 1949, na rua Ezequiel Freire, 732, Santana.

Casa onde  morou o idealizador desta obra, João Castardelli que, aos 12 anos, já escrevia textos espiritualistas  para   o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.

Desencarnou jovem, vítima de séria doença que aos  18 anos não lhe permitia a saída de casa. Desta forma, a família intensificou os estudos da Doutrina Espírita, e João passou a dirigir os trabalhos e reuniões em seu lar. Mesmo após o seu desencarne, as reuniões continuaram, e a cada encontro o número  de freqüentadores crescia, o que levou Paulo  Castaldelli a oficializar os encontros,  fundando o Centro. O sonho de João estava se  concretizando.

No dia da cerimônia de inauguração, foi criado o primeiro estatuto da Instituição, cuja finalidade é promover a caridade espiritual e material,  sem qualquer  distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo ou faixa etária. Lembrando-se da orientação de  João, o trabalho do Centro foi intensificado nos  cuidados às crianças órfãs. 

Uma   mensagem espiritual muda o curso dos trabalhos, enfatizando que deveria cuidar de crianças portadoras de deficiência física e mental. 

As diretrizes da Instituição são conseqüências do estudo  e prática da Doutrina Espírita.

Resultado do trabalho assistencial do Centro é inaugurada em 26 de janeiro de 1958 a Casa da Criança André Luiz em Vila Galvão, para a assistência de crianças portadoras de deficiência mental, após quatro anos a personalidade jurídica da Entidade  muda   para Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Para atender a enorme demanda por vagas foi construída a Casa 2 (hoje classificada como Unidade de Longa Permanência), no bairro Picanço.

Foram adquiridas duas emissoras de rádio entre 1963 e 1964, que por volta de 1970 passaram a chamar-se Rádio Boa Nova, em Guarulhos e Rádio Clube, em Sorocaba - SP.

Em 4 de maio de 1985, foi inaugurada a Unidade Doutrinária de Santana. Em 11 de maio de 1989, foi a vez da Unidade Doutrinária de Vila Galvão, ocupando o antigo prédio onde funcionava a Casa da Criança.

Em dezembro de 1990, surge o Centro Espírita no bairro de Vila Gustavo. No mesmo ano foi criada a Fundação Espírita André Luiz para estimular a divulgação da Mensagem Espírita.

Em julho de 2003 foi inaugurada a Unidade Doutrinária de Santos. Quase um ano depois, em 14 de junho de 2004 era a vez de inaugurarmos a Unidade Doutrinária que funciona no Hospital João Evangelista. E em 2007 a Unidade de Longa Permanência ganhou espaço para as realizações de palestras, passe e atendimento fraterno aberto ao público em geral.

Hoje o que consideramos o Complexo André Luiz ainda conta com a a Editora Mundo Maior, a TV Mundo Maior, de 2006 e a Mundo Maior Filme.

 

Fonte: http://www.nossolar.org.br/

Last modified on Quinta, 07 Fevereiro 2013 23:58

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Atividade Noturna do Espírito (Desdobramento)


    Imagem Divulgação/Pixabay
    Por: Aluney Elferr Albuquerque Silva
    FONTE: PORTAL DO ESPÍRITO

    Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo; devido aos laços fluídicos estarem mais tênues. A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência. Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez. Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

    Leia mais...
  • Paz de consciência - O caminho com Jesus




    Imagem Divulgação/Pixabay 
    Por: Rita Ramos Cordeiro
    FONTE: Rita Ramos Cordeiro 

    Muitas vezes passamos por situações que nos exigem tomadas de decisões que nos tiram o sono e a tranquilidade.

    As dúvidas e incertezas tomam conta do coração sem saber qual rumo tomar.

    A insegurança retarda a caminhada não permitindo que sigamos em frente.

    Leia mais...
  • Vida Espírita

     




    FONTE: LIVRO DOS ESPÍRITOS

    VIII – Lembranças da Existência Corpórea
    304. O Espírito se lembra da sua existência corpórea?

    — Sim, tendo vivido muitas vezes como homem, recorda-se do que foi. E te asseguro que, por vezes, ri-se de piedade de si mesmo.

    Comentário de Kardec: Como o homem que, atingindo a idade da razão, ri das suas loucuras da juventude ou das puerilidades da sua infância.

    Leia mais...
  • Tolerância e respeito

     



    Por: Warwick Mota 

    FONTE: GRUPO CHICO XAVIER

    A diversidade religiosa é uma das marcantes características culturais que assinala a humanidade. São milhares de denominações que definem religiões e seitas, reunindo, em todos os pontos da Terra, seguidores de todos os credos.

    Essa pluralidade de crenças, em conjunto com a diversidade étnica, torna as relações entre os povos ainda mais complexas, sendo responsável por inenarráveis conflitos que envolvem o homem desde os primórdios.

    Leia mais...
  • Intolerância religiosa



    Imagem Divulgação/ Pixabay

    FONTE: MOMENTO ESPÍRITA 

    A liberdade de expressão é conquista recente na história da Humanidade.

    Não vão longe os tempos onde expressar o pensamento podia ter como consequência a condenação à morte.

    Déspotas, tiranos, assim como religiões, doutrinas, oprimiram e cercearam a livre expressão do pensamento.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato