HomeVídeosDiversosFilmes (Longas e Curta Metragens) Filme Além da Vida - Lançamento de 2011
Terça, 22 Fevereiro 2011 00:49

Filme Além da Vida - Lançamento de 2011

por Orson Peter Carrara

Muito oportuno surgir em 2011 o notável filme Além da Vida. Embora com o mesmo nome de outra produção americana lançada em 2010, para que o leitor não se engane basta ficar atento. A produção a que nos referimos é com direção de Clint Eastwood e roteiro de Peter Morgan. No elenco estão Matt Damon, Cécile De France, Frankie e George McLaren. Acompanhe a sinopse: Alem da Vida conta a história de três pessoas que são perseguidas pela mortalidade em formas diferentes. Matt Damon é George, médium que não deseja mais participar de intervenções entre os dois mundos.


Do outro lado do mundo, Marie (Cécile de France), é uma jornalista francesa que passou por uma experiência de quase-morte no tsunami ocorrido na Ásia, em 2004, e teve sua realidade abalada. E quando Marcus (Frankie/George McLaren),  garoto londrino, perde seu irmão gêmeo, a pessoa mais próxima de si, ele precisa desesperadamente de respostas. Cada um percorrerá um caminho em busca da verdade, suas vidas irão se cruzar, para sempre transformadas por aquilo que eles acreditam que deve existir na vida após a morte.

 

Em meio a doces emoções com o caso dos dois irmãos gêmeos, que muito sensibilizam, e trilha sonora envolvente, o filme não aprofunda a questão da mediunidade – faculdade inerente à condição humana –, mas mostra bem o charlatanismo e os abusos decorrentes do desconhecimento dessa extraordinária potencialidade humana, ainda incompreendida e mal conduzida por grande parte da sociedade humana. Todavia, trata-se de uma belíssima produção. É surpreendente ver a capacidade do roteiro e direção em emocionar o público, utilizando-se de um tema ainda tabu e que somente agora desperta para os interesses da cultura humana.

Ao mesmo tempo que emociona, o filme faz pensar sobre as velhas questões dos remorsos, arrependimentos e dificuldades de relacionamentos interferindo mesmo além da vida, pois que a morte não elimina os sentimentos, mas todos levamos conosco aquilo que vivemos e sentimos. Isso foi bem demonstrado na trama dos personagens.

 

Mas é muito oportuna a produção porque vivemos o ano do sesquicentenário de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, o maior tratado sobre mediunidade já publicado no planeta. Lançado em 15 de janeiro 1861, em Paris, a obra coloca a mediunidade como uma capacidade humana, que independe de sexo, crença, cultura, idade ou raça. Por outro lado, variável em intensidade e grau de manifestação ou percepção, ela existe como mecanismo de instrução e progresso humano, não devendo ser comercializada ou utilizada como ferramenta de exploração da credulidade humana, mas sim direcionada para o equilíbrio e o bem dos seres humanos. A obra elimina o misticismo e toda fantasia que a ignorância humana atrelou ao tema, mostrando-a com naturalidade, embasada cientificamente e, melhor, mostrando sua finalidade e objetivo.

O fato final é que somos imortais. Levamos conosco as bagagens vivenciadas e, embora deixemos o corpo no fenômeno biológico da morte, permanecem vivos os sentimentos, as lembranças, os laços de afeto – que não se rompem –, tendo na mediunidade o instrumento de comunicação entre os dois lados de uma mesma vida. Orientando uso da faculdade e valorizando o aspecto moral dos relacionamentos, o Espiritismo vem demonstrar que ela, a mediunidade, não é sua invenção, não é exclusividade da prática espírita e tampouco é doença ou maldição, como interpreta o personagem do filme, mas simplesmente uma faculdade humana que deve ser conhecida e disciplinada para o bem. Ela existe desde que existe o ser humano, aprimora-se com o próprio progresso humano, mas reflete em sua prática o estágio sócio-cultural-moral de seus portadores. Daí a necessidade de conhecer para bem conduzir.

Vá ver o filme, leitor, para meditar bastante no quanto nos falta ainda progredir, mas também para se emocionar com os dois irmãos gêmeos separados fisicamente por um acidente, mas que continuam a se comunicar...

Last modified on Quinta, 01 Setembro 2011 18:46

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato