HomeInformativoGente que faz e aconteceA poeira que o Autismo ajudou a retirar
Sexta, 26 Abril 2013 00:58

A poeira que o Autismo ajudou a retirar

Quando a minha filha mais nova nasceu eu tive de me refazer.

Quando um filho nasce, também nasce – de novo se preciso – uma mãe.

A gente renasce sempre, infelizes aqueles que não se fazem e refazem a cada novo evento, a cada novo dia. Não tem nada pior do que o mesmo do mesmo. Nós e nossas certezas...  

Belo aprendizado eu tive. Me achava o máximo da tolerância, preconceito é coisa de gente ignorante, de quem não tem humanidade, eu pensava. Mas quando a sombra da deficiência da minha filha começou a me meter medo, o pavor veio de onde? Eu estava realmente apavorada e era por medo da rejeição.


Agora, quem saía do padrão era eu! Minha vida sob os olhares.   Claro, proteger minha menininha era instinto, amor de mãe é infinitamente superior a orgulho ferido, mas lá no fundo, eu calava, acuava, escondia sob o pó aquele bordão que ridicularizei por anos: “o que vão dizer?” Me envergonhar diante dos olhares quando minha filha gritava e se debatia nos shoppings da vida... Por que??? Qual a razão de não querer fugir ao padrão imposto?

Hoje, percebo o quanto renasci, o quanto cresci, o quanto aprendi que ainda tenho muito a aprender. Foi preciso muita coragem para olhar no espelho e enxergar estas mazelas, difícil confessá-las! Porém, hoje me sinto até mesmo grata com o infeliz que passa pensando que não sei educar, quanto sou grata à minha menina por não se deixar moldar e me dizer que existem tantas formas de dizer. Por fim, sou grata ao Autismo, não pelo que ele faz com minha filha, mas pelo que fez comigo, quebrando paradigmas cristalizados e transparentes, me dando a chance de me refazer.  

Às vezes, quando minha filha se comporta diferente, quando ela empurra, ou se intromete, nos momentos de alegria intensa quando seu corpo se retorce e as mãozinhas se agitam, todos os olhares se voltam: que esquisito, devem pensar. Olho para os olhares e devolvo com um sorriso calmo: esquisito não, Autismo! Expressão diferente e, não menos bela, do que essa sua postura ereta, seu comportamento normal. Minha filha tem um jeito diferente de ser, um jeito de quem não busca apenas ter.  

Os rótulos feio, bonito, inadequado, esquisito, estranho, diferente são dados pela lente que está nos olhos do expectador. Minha filha é livre na sua expressão, ela não pretende chocar, ela não quer ofender, ela é como é, corajosa e livre como uma borboleta.   Aprendendo tudo isso. Sigo me completando, sem julgar quem ainda não está disposto a aprender, procurando ainda sob o pó, os restos dos preconceitos que ainda teimam em se esconder. Será que é por me limpar assim que hoje vejo cores que antes não via?    

Por: Fausta Cristina Reis

 

Last modified on Sexta, 26 Abril 2013 19:30

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Censuras




    Ler, pensar e refletir sobre os textos de Emmanuel é sempre oportunidade renovada de aprender continuamente. A capacidade de síntese desse notável benfeitor que se utilizou das mãos abençoadas de Chico Xavier para nos orientar através de seus textos é admirável. Suas linhas compactas, seus parágrafos e textos lúcidos ensinam muito. Daí a importância de nos debruçarmos sobre seus livros para saciar a sede de conhecimento e aprender muito. Seus romances clássicos ou seus livros de mensagens que comentam o Evangelho ou os livros da Codificação são preciosos.

    Read more...
  • A força dos sentidos





    “Os vossos olhos são a luz do corpo, mas se essa luz for trevas, todo o seu corpo estará em trevas“. (Jesus)

    Dentre as muitas assertivas do mestre Jesus, no seu Evangelho de amor, talvez essa seja uma das mais importantes para o homem terreno, porque ela adverte que, os nossos sentidos materiais, a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar, constituem antenas vivas, que mostram com nitidez aqui e do outro lado da vida, o uso que fazemos deles.

    Read more...
  • Importância do Estudo no Centro Espírita

    O Centro Espírita não é simplesmente um templo religioso onde os adeptos do Espiritismo ali comparecem para rituais de devoção, como a oração (prece), o passe e assim por diante.

    É, na verdade, instituição social que possui várias características:

    Read more...
  • No júbilo de servir




    “Depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer”. Jesus (Lucas, 17:10)

    Guarda tua alma no júbilo de servir.

    Read more...
  • Oremos e vibremos pelo nosso país




    Esta chegando o grande dia onde teremos a oportunidade de através do voto consciente escolher o presidente que acharmos melhor indicado para representar o Brasil nos próximos 4 anos.

    Que estejamos todos em oração neste domingo, pedindo ao Pai da Vida que intua todo o povo brasileiro a votar com discernimento e coerência, em paz e harmonia. 

    E seja qual for o presidente eleito que as bençãos do Pai recaía sobre ele, para que saiba representar o Brasil com humildade, amor e fraternidade, respeitando e lutando com justiça pelas dificuldades enfrentadas pelo já tão sofrido povo brasileiro.


Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato