fbpx
HomeInformativo EntrevistasEntrevista com Jovina Nevoleti Correia
Sexta, 28 Junho 2013 00:09

Entrevista com Jovina Nevoleti Correia

Entrevista com JOVINA NEVOLETI CORREIA

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A expressão espírita de Dourados no Mato Grosso do Sul

Segunda maior cidade no Estado é dinâmica na atividade espírita e influi toda a região

Membro do Conselho de Administração da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul e Coordenadora da União Regional Espírita de Dourados, espírita de nascimento e igualmente filiada ao Centro Espírita Bezerra de Menezes, na mesma cidade onde nasceu e reside, Jovina é advogada e fornece uma visão geral da cidade e do movimento espírita regional.

1 - Situe para o leitor a cidade da Dourados, em seus aspectos geográfico, social e  econômico
Dourados está situada no centro sul do Estado é a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul, é considerada pólo regional de desenvolvimento para onde convergem pessoas de mais de 30 municípios em busca da prestação de serviços, sobretudo de saúde, educação, comércio e escritórios de  tecnologia. É considerada uma cidade Universitária, pois possui quatro universidades, sendo duas públicas (Federal e Estadual) e duas privadas de grande porte (Unigran e Anhanguera) e uma Faculdade de Teologia.

2 - Situe a região de Dourados no contexto do Estado e região.
A região de Dourados é a que possui maior densidade demográfica do Estado, em torno  de um milhão de habitantes, região altamente produtiva de grãos (soja) e bovino, e agora mais recentemente a produção da cana de açúcar e a industria sucroalcooleira.

3 - Quantas instituições espíritas na cidade? e na região?
Dourados possui 12 Centros Espíritas. A jurisdição da União Regional Espírita de Dourados possui 29 Centros Espíritas, pois além dos 12 de Dourados, possui 1 em Itaporã, 2 em Maracaju, 2 em Rio Brilhante, 1 em Douradina, 1 em Fátima do Sul, 1 em Caarapó, 2 em Navirai e 5 em Ponta Porã,, 1 no Distrito de Indápolis e 1 no Distrito de Culturama.

 

 

4 - E qual a instituição pioneira na cidade?
Centro Espírita Amor e Caridade, fundado em 1º de março de 1946.

5 - Quem foram os pioneiros na cidade?
Segundo informações prestadas pela Sra. Genir Dutra Paulon, filha de um dos pioneiras,  atualmente com 76 anos de idade, os pioneiros do Espiritismo na cidade foram: João Ferreira de Almeida; Aguiar Ferreira de Souza; Iran de Matos Pereira e esposa; Cinésio de Matos, Arnulfo Dutra e família; Manoel Rasslen,; Olimpio Delilo e esposa, Gumercindo Freitas, entre outros.

6 - Qual o perfil de divulgação espírita na cidade?
- Palestras em locais públicos;
- Realização de Teatro com temática Espírita;
- Feiras de Livro Espírita;
- Matérias em jornais e Faixas nas vias públicas;

7 - E a participação no movimento estadual?
Dos 12 Centros Espíritas da cidade 08 são filiados a Federação Espírita de Mato Grosso do Sul e participam ativamente dos eventos promovidos pela União Regional Espírita ou pela FEMS

8 – Quais os principais eventos na cidade para divulgação espírita na cidade? Em que época do ano? 
- Feira do Livro Espírita – Mês de Abril – na semana do dia 18 de abril
- Palestra e Seminário – no mês de abril – local público
- Encontro Regional Espírita – Mês de Outubro
- Realização de Peça de Teatro – anual – Mês de Julho – Grupo de Teatro Arte Boa Nova de Campo Grande

9 - Algo marcante que gostaria de relatar da realidade do movimento espírita no estado?
A dedicação dos diretores da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul que incansavelmente vem trabalhando na  busca da união dos espíritas e a unificação do Movimento Espírita.

10 - Suas palavras finais.
O trabalho no Movimento Espírita é muito gratificante. Pois temos a oportunidade do  aprendizado constante na relação com nossos irmãos de crença, o que nos possibilita desenvolver uma convivência fraterna que aquece os nossos corações e nos fortalece para o trabalho.

Além disso, percebemos que fazemos parte de uma rede, que não estamos sós, onde cada pessoa pode dar a sua parcela de contribuição para o grande objetivo da Doutrina Espírita, que é a transformação moral da humanidade. No entanto, esta transformação deve começar a partir de nós mesmos, para que sejamos melhores servidores na Seara de Jesus e busquemos exemplicar os seus ensinos.

Aprendemos também que, a despeito de todas as nossas fragilidades, Jesus conta conosco e nos oportuniza o trabalho no bem, de modo que possamos dar a nossa parcela, por menor que seja, no local onde estamos inseridos.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Morreu, agora descansou




    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não há maior ilusão do que essa que escutamos ou dizemos nos velórios de alguém que nos importa. O descanso não faz parte das leis divinas, Deus é produtivo e criou leis produtivas, basta ver que o ser humano só mantém a saúde física e mental através de trabalho.

    Read more...
  • Entrevista Roberto de Carvalho



    Por: Rita Ramos Cordeiro

    “Criemos metas em nossas vidas e não as percamos de vista. Se forem nobres, o universo conspirará a nosso favor e tudo se realizará.”

    Em dezembro, está fazendo parte do Clube do Livro Emmanuel o livro Resgate e Libertação, último lançamento de Roberto de Carvalho, pelo espírito Basílio. O escritor já tem trinta e quatro livros espírita publicados, entre romance, juvenil, infantil e dissertações.  

    Read more...
  • Estar encarnado




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Guaraci Silveira - Imagem: Pixabay

    O processo de uma encarnação é magnífico. Se existissem milagres diríamos que é o milagre da vida. De repente um Espírito retorna à vida física e o faz adentrando novo corpo através de um processo de aglutinação celular e justaposição às suas necessidades na nova experiência carnal.

    Read more...
  • Espíritos das trevas na visão de um encarnado




    Fonte:
    Rita Ramos Cordeiro - Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Pixabay

    Com o grave momento que se vive atualmente, com a constante profecia de fim de mundo, com o medo generalizado, com as insistentes teorias de conspirações, o mundo espiritual está cada vez mais presente fazendo com que os espíritos sejam mencionados e responsabilizados quase o tempo todo por tudo o que acontece com o mundo, e através dos médiuns, as pessoas buscam respostas e soluções para um mundo tão conturbado.

    Read more...
  • Influência de um obsessor!



     

    Fonte: Letra Espírita - Por: Juliana Procopio - Imagem: Pixabay

    Segundo o Livro dos Médiuns “no número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar a da obsessão em primeira linha.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro


Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato