fbpx
HomeInformativo EntrevistasEntrevista com Jenete Vilela Souza
Quinta, 05 Setembro 2013 23:24

Entrevista com Jenete Vilela Souza

Orson Peter Carrara – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

No interior goiano

Experiência de Mineiros-GO na atividade espírita Mineiros, no interior goiano, teve sua instituição pioneira fundada em 1975 Jenete é espírita desde 1992 e preside a Comunidade Espírita Allan Kardec, instituição fundada e mantida na cidade onde nasceu e também reside. Professora e advogada, relata sua experiência com a Doutrina e com o movimento espírita na cidade.

1 - Situe MINEIROS no aspecto demográfico, econômico e social para o leitor
Mineiros é uma cidade de mais ou menos 55 mil habitantes, localizada no sudoeste goiano, tendo como base econômica o agronegócio. Na última década a cidade cresceu muito, mais que a média nacional, em razão da abertura de indústria na região para atender a demanda do agro negócio. Isto possibilitou um fluxo migratório muito grande na cidade, acarretando problemas sociais tais como, falta de moradia, escolas, hospitais super lotados, o trânsito aumentou, com isso aumentou o número de acidentes e a violência urbana.

2 - Qual a instituição pioneira na cidade? Quando foi fundada? Por quem?
Comunidade Epírita Allan Kardec, que foi fundada em 1975 pelo casal: Aloísio de Assis Paniago e sua esposa Olinda Gomes Paniago.

3 - Na experiência com a instituição a que se vincula, na cidade, qual o fato mais marcante que gostaria de transmitir aos leitores?
Não há um fato isolado, mas inúmeros momentos de estudos, encontros, atendimento aos necessitados que nos procuram. Teve um momento que nos emocionou muito, foi linda, a presença do Sr. Aloísio já desencarnado, em um encontro se manifestando e nos dando esperança de que estávamos no caminho certo.

4 - Comente sobre as atividades espíritas na cidade
Aqui em Mineiros, temos cinco casas espíritas, cada qual tem seu jeito próprio de trabalhar. A nossa, CEAM desenvolve as seguintes atividades: de segunda a segunda temos estudos das obras, reuniões mediúnicas, grupo provida e atendimento fraterno. Além disso, realizamos mensalmente o bazar e pizza fraterna em prol do Abrigo Bezerra de Menezes. Temos também como departamento da casa a Mocidade espírita (MEAK), a evangelização infantil, o Centro de educação infantil Chico Xavier e o Abrigo Bezerra de Menezes.

5 - E o intercâmbio com a federativa estadual?
Somos federados a FEEGO, ou seja, mantemos uma ligação estreita com a mesma. Além dos encontros regionais, a FEEGO realiza cursos quando solicitados pelas casas e o Congresso anual.

6 - Qual o principal perfil das instituições espíritas na cidade?
Todas têm atendimentos ao público, fazem reuniões mediúnicas algumas realizam estudos das obras. Diferem umas das outras, em um ponto central, pois tem algumas que fazem reuniões de desobsessão em público.

7 - Em termos de divulgação do Espiritismo, quais as ações presentes na cidade?
Panfletos explicativos, mensagens através das atividades (exemplo pizza ou outras que visam angariar fundos), programa semanal na radio.

8 - Comente sua experiência pessoal de vivência no movimento espírita
São 20 anos de doutrina espírita, e desde então esses ensinamentos maravilhosos tem mudado a minha vida, pois tenho entendido qual o sentido da nossa vida nesta Terra. Os estudos das obras básicas, a leitura das obras complementares tem nos ajudado a refletir sobre a vida, bem como os trabalhos no Abrigo, no Centro de educação infantil, as sopas, as pizza, etc, tudo tem nos proporcionado inúmeros momentos de alegria.

9 - Algo mais que gostaria de acrescentar?
Aos amigos leitores um convite a vir conhecer a doutrina espírita bem como o movimento espírita, muito mais do que uma filosofia religiosa, uma filosofia de vida. Jesus e Kardec ensinamentos para a eternidade.

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Morreu, agora descansou




    Por:
    Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não há maior ilusão do que essa que escutamos ou dizemos nos velórios de alguém que nos importa. O descanso não faz parte das leis divinas, Deus é produtivo e criou leis produtivas, basta ver que o ser humano só mantém a saúde física e mental através de trabalho.

    Read more...
  • Entrevista Roberto de Carvalho



    Por: Rita Ramos Cordeiro

    “Criemos metas em nossas vidas e não as percamos de vista. Se forem nobres, o universo conspirará a nosso favor e tudo se realizará.”

    Em dezembro, está fazendo parte do Clube do Livro Emmanuel o livro Resgate e Libertação, último lançamento de Roberto de Carvalho, pelo espírito Basílio. O escritor já tem trinta e quatro livros espírita publicados, entre romance, juvenil, infantil e dissertações.  

    Read more...
  • Estar encarnado




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Guaraci Silveira - Imagem: Pixabay

    O processo de uma encarnação é magnífico. Se existissem milagres diríamos que é o milagre da vida. De repente um Espírito retorna à vida física e o faz adentrando novo corpo através de um processo de aglutinação celular e justaposição às suas necessidades na nova experiência carnal.

    Read more...
  • Espíritos das trevas na visão de um encarnado




    Fonte:
    Rita Ramos Cordeiro - Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Pixabay

    Com o grave momento que se vive atualmente, com a constante profecia de fim de mundo, com o medo generalizado, com as insistentes teorias de conspirações, o mundo espiritual está cada vez mais presente fazendo com que os espíritos sejam mencionados e responsabilizados quase o tempo todo por tudo o que acontece com o mundo, e através dos médiuns, as pessoas buscam respostas e soluções para um mundo tão conturbado.

    Read more...
  • Influência de um obsessor!



     

    Fonte: Letra Espírita - Por: Juliana Procopio - Imagem: Pixabay

    Segundo o Livro dos Médiuns “no número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar a da obsessão em primeira linha.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro


Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato