fbpx
HomeInformativoNotíciasUm amor de renúncia
Quinta, 05 Setembro 2013 23:29

Um amor de renúncia


alt

 

Peça Teatral – Um Amor de Renúncia

Uma história de amor impossível, não por barreiras sociais de qualquer espécie, mas porque um abismo vibracional separa os dois enamorados.

Pólux, um espírito caído, sacerdote várias vezes fracassado, prepara-se para nova reencarnação como sacerdote católico, a fim de redimir-se dos erros passados. Sua amada Alcíone encontra-se em situação muito diferente, desenvolvendo pesquisas no campo da música, habitando altas esferas espirituais.

 

Uma distância enorme os separa, no aspecto da evolução moral. Entretanto, estão unidos para sempre por um amor invencível.  A fim de amparar seu amado Pólux, a bondosa Alcíone também regressa à Terra em reencarnação sacrificial, num ato de renúncia pessoal em nome do amor.

Alcíone e Pólux/Padre Carlos são os protagonistas de “Renúncia”, romance de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, considerado uma das obras de referência na literatura espírita. Transpor essa história de amor para o teatro, focalizando os protagonistas, é o propósito de “Pólux e Alcíone – Um Amor de Renúncia”, adaptação feita por Alberto Centurião a partir do original de Emmanuel.

“Renúncia” é um romance monumental, que narra a saga familiar de Madalena Vilamil e sua filha Alcíone, ao longo de quatro décadas. A presente adaptação faz um recorte neste painel para contar a história do amor impossível de Alcíone e Padre Carlos, que é Pólux Reencarnado. Amor impossível, porém invencível, pois transcende os limites temporais, abrindo-se em perspectivas de eternidade.

SINOPSE

Da extensa galeria de personagens de “Renúncia”, três são trazidos à cena: Pólux/Padre Carlos, Alcíone e Emmanuel, que comenta e conduz a narrativa. Mantida a sequência original das cenas, a peça começa no umbral, onde Pólux recebe a visita da luminosa Alcíone quando prepara-se para reencarnar. Os espíritos enamorados voltam a se encontrar, já encarnados, na cidade de Ávila, quando Alcíone tem 17 anos e Carlos já fez seus votos de padre. Alcíone faz o possível para orientar o jovem padre a respeitar seus votos e sublimar o amor que sentem, mas Carlos tem dificuldade de compreender as elevadas razões morais da amada. Levada por Padre Damiano e por sua mãe Madalena, Alcíone muda-se para Paris, onde receberá a visita de Carlos, que largou a batina e partiu ao seu encontro. Ocorre que Alcíone está às voltas com pesados compromissos familiares, cujos detalhes não pode relatar a Carlos que, desiludido e enciumado, retorna à Espanha. Passados alguns anos, quando pode dar por terminada sua tarefa junto ao grupo familiar, Alcíone parte ao encontro do amado, mas vai encontrá-lo casado, tendo que suportar uma união infeliz. Mais uma vez, Alcíone sente-se obrigada a renunciar ao seu amor, afastando-se de Carlos. Sem que ele saiba, decide entrar para a ordem das Carmelitas, para dedicar-se ao serviço aos necessitados, sob o nome de Maria de Jesus Crucificado. Carlos, por sua vez, traído pela esposa, entra para a ordem dos Jesuítas, sendo admitido em importante cargo da Santa Inquisição, em Madri. Servindo na comunidade de Medina Del Campo, onde desempenha funções de subpriora, Alcíone toma posição em defesa das jovens freiras assediadas por um capelão corrupto. Em represália, é denunciada à Inquisição, sendo encarcerada sob as ordens de Frei José do Santíssimo, na realidade seu amado Carlos. Alcíone não sofre torturas, mas, depois de dez meses sem ver a luz do sol, nas mais precárias condições, está à morte, quando finalmente recebe a visita de seu algoz, a quem reconhece de pronto. Carlos se desespera ao perceber o mal que causou à pessoa que mais ama no mundo, mas é tarde demais. Alcíone morre em seus braços, deixando-o entregue a profundo desespero enquanto ela, mais uma vez vitoriosa perante os desafios da carne, retorna, luminosa, à esfera superior de onde proveio.

A produção do espetáculo é da Rama Kriya Produções, também responsável pela montagem de “O Amor Venceu” de Lucius/ Zibia Gasparetto/  É Impossível Morrer”de Ricardo O. Forni e “O Advogado de Deus” de Lucius/ Zibia Gasparetto. A transposição teatral é de Alberto Centurião, também responsável pela adaptação de “O Advogado de Deus”.

 

Elenco: Cássio Valero/ Thamires Silvestre/ Valdir Ramos

Produção – Rama Kriya Produções.

Adaptação – Alberto Centurião

Figurinos : Alexandre Medeiros

Trilha : Markinhos Moura

Iluminação – Gil Teixeira

camareira: Claudete oliveira

contra regra- Gilberto Giacomono

microfones- Alberto Centurião

Direção – Lucienne Cunha

 

RANA- KRIYA PRODUÇÕES

Rua João Caetano, 463 - Mooca - São Paulo - SP

Fones: 11-2081-3622 / 99503-4838


{gallery}fotos/2013/09/05/renuncia{/gallery}

Last modified on Sábado, 01 Março 2014 00:01

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • A melhor religião


    Imagem: Pixabay
    Por: Roosevelt A. Tiago

    Estabelecer critérios competitivos, faz parte da natureza humana em todos os aspectos da vida, sempre comparamos nossa vida e as situações que ela envolve com as das demais pessoas.

    Acostuma-se dizer que política e religião não são passíveis de discussão, entretanto deixar de apresentar nossa opinião sobre os assuntos a nossa volta é tarefa quase impossível.

    Leia mais...
  • Ingratidão dos filhos. Como superar?


    Por: Wellington Balbo

    Tema que deixa a todos muito interessados é o que trata do tópico concernente a gratidão, ou seu inverso, a ingratidão.
    Já trabalhei em palestras o tema: “A ingratidão dos filhos, como superar?” e constatei um imenso interesse da plateia em saber mais sobre o assunto.

    Leia mais...
  • Carnaval




    Imagem:
    Pexels
    Fonte : Jornal de Jundiaí
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    Não é raro ouvir de espíritas e religiosos não espíritas, quão negativo é o ambiente astral durante o Carnaval, fazendo com que alguns destes julguem quem aprecia a grande festa. Afinal, pensam, há abuso de bebidas, drogas, irresponsabilidade no trânsito, desregramentos no uso das forças sexuais e muitas outras, realmente causando repercussões de ordem material, física, moral e, porque não dizer, espirituais.

    Leia mais...
  • Os Espíritos usam roupas?


    Imagem: Pixabay
    Fonte : Letra Espírita
    Por: Priscila Gonçalves

    “Os Espíritos usam roupas?”, é uma pergunta bem pertinente não só aos que começam a estudar a Doutrina Espírita, mas àqueles que já estudam e nutrem um certo conhecimento sobre o assunto.

    Começo este artigo lembrando de uma conversa que tive com um amigo a respeito de seus companheiros Espirituais, dentre os quais, um deles se apresenta ao trabalho vestido de motoqueiro, com direito a jaqueta e botas de couro preta, calça rasgada, além de muitos acessórios de couro e tachas, bem Rock N’ Roll mesmo.

    Leia mais...
  • Coronavírus: A lição das epidemias

     


    Imagem: Pixabay
    Fonte : CORREIO.NEWS
    Por: Eliana Haddad

    Iniciamos este ano com a notícia de uma epidemia causada pelo coronavírus, um grupo de vírus já conhecido desde 1960 e que provoca doenças que vão de infecções leves a moderadas até as mais graves, como a pneumonia, e que podem levar à morte.

    O vírus foi detectado inicialmente na China, em Wuran. Seu período de incubação é de 2 a 14 dias e apresenta como principais sintomas coriza, dor de garganta, febre, tosse e falta de ar. A transmissão acontece por meio de tosse ou espirro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato