fbpx
Sexta, 19 Julho 2019 22:54

Pais e Filhos




Todos os seres vivos exercem atração entre si através da Lei do Amor.

Nós aqui nascemos (ou renascemos) justamente para fazer florescer este nobre sentimento: o amor incondicional. É preciso também fazer germinar a parte intelectual e moral. Agindo assim, estaremos dando passos largos rumos à perfeição.

O amor é despertado dentro do seio familiar.


Claro está que hoje temos objetivos mais amplos do que aqueles que tínhamos, por exemplo, na Idade Média.
Naquela época, a vida era monótona, tudo era predeterminado. Tudo, tudo mesmo, ficava circunscrito ao casamento (muitas vezes, arranjado), criar os filhos e trabalhar.

O nosso lado instintivo ainda predominava bastante.

Hodiernamente, já se planejam as gestações, o número de filhos que se deseja ter. Agora é possível se dar mais atenção às necessidades dos filhos. Pelo menos, deveria ser assim… Mas, coisa incrível, né?! Quantas oportunidades são perdidas!!!

Muitos genitores, infelizmente, suprem a sua ausência, sua indiferença, com excessos de zelos e mimos para com as crianças. As cumulam de presentes, mas fica faltando o principal, que é carinho e afeto. Eles erram muito agindo assim.

Outra coisa – trabalhar é uma necessidade, mas não se justifica o distanciamento que certos pais apresentam, a barreira que criam em relação aos filhos. Justificam o seu distanciamento culpando o excesso de trabalho.

O que devemos ter em mente ao educar nossos filhos? Temos de dar amor, carinho e respeito e ensiná-los a agir assim também, agir assim em relação a todo mundo.

Impor limites também é muito importante, mas nunca esquecer de dar-lhes liberdade para fazer escolhas. Precisamos deixá-los livres para viver.

Incentivo, reforço, não devem faltar nunca. E o respeito mútuo? Isto nem se fala, não pode faltar jamais.
Precisamos acompanhar nossos filhos, a uma certa distância (qual seria esta distância? Cabe a nós descobrirmos isso), sempre atentos para poder ajudá-los quando precisam de nós.

Faz-se mister estarmos cônscios da nossa missão de paternidade. Ela é sim uma missão (como não?!!!)
É o que lemos no “Livro dos Espíritos: “(…) Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver o (espírito) de seus filhos através da educação; para eles isso é uma tarefa: se nela falharem, tornar-se-ão culpados”.

É importante os pais darem uma orientação religiosa às suas crianças? Acredito piamente nisso. Muitos falam para os filhos escolherem uma religião, quando forem um pouquinho maiores ou senão quando adultos. É um erro, faltando esta orientação, infelizmente, podermos topar com adultos sem fé, materialistas, desorientados. Pode ser esse o resultado de nossa incúria.

Os pais precisam dialogar com os filhos. É preciso ouvi-los, trocar opiniões, respeitá-los, conversar sempre sobre sexo, por exemplo.

Qual seria o momento certo para se falar de sexo? Na verdade, não existe este momento, ele tem que acontecer sempre e de modo natural. Porém, claro está, sempre respeitando o grau de entendimento, de maturidade do filho. Desgraçadamente, o que observamos é que há genitores que mais parecem estar disputando com os filhos e não convivendo de forma harmoniosa. É uma pena!

Somos todos espíritos em evolução, esta é uma verdade incontestável. Desse modo, pais e filhos têm muito o que aprender um com o outro. Somos, enfim, todos irmãos palmilhando a mesma senda evolutiva.

Precisamos nos conscientizar de que estamos na condição de guardiões temporários de espíritos, espíritos esses que trazem dentro de si aprendizados, vivências, valores adquiridos ao longo de sucessivas existências, e que estão, assim como nós, evoluindo, a caminho da perfeição. Pode ser (por que não?!!!) que eles sejam até mais velhos do que nós.

Dr. Francisco Cajazeiras, célebre médico, orador e escritor espírita, em uma palestra sobre esse assunto, assim terminou sua fala: “Do amor que germina em razão do viver, a magia está em descobrir, através desses momentos, o ponto máximo do sentir, alinhando coração e mente. Somente assim estaremos dentro da mais perfeita forma de entender o fascinante significado da Vida…!”

Por: Fabiano Possebon
http://visaoespiritabr.com.br
Last modified on Sexta, 19 Julho 2019 22:55

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Por que Deus permite o sofrimento?




    Imagem: Pixabay
    Por: Eduardo Rossatto

    Aos olhos físicos, tudo é sofrimento. Para alguns, castigo de Deus; para outros, um grande enigma. Afinal, por que Deus permite o sofrimento, a fome, tragédias e doenças?

    Mas a nossa cegueira espiritual não consegue enxergar além da matéria, razão pela qual os homens questionam a Espiritualidade Superior. Allan Kardec também questionou, a fim de esclarecimentos, e a resposta do benfeitor na questão 123 do "Livro dos Espíritos" foi a seguinte: "Como ousa pedir contas a Deus de seus atos?"

    Leia mais...
  • Lado diverso da moeda




    Por:
    Orson Peter Carrara

    Durante algumas semanas publiquei algumas reflexões dos prejuízos causados pela falta de conhecimento do Espiritismo, levando pessoas a práticas e comportamentos completamente divorciados da genuína prática espírita. Tais abordagens foram motivadas pelos disparates observados, pelas ocorrências absurdas praticadas em nome de uma doutrina racional e especialmente tentando abrir os olhos daqueles que não conhecem os princípios do Espiritismo e se deixam levar por supostos médiuns e ditos líderes ou palestrantes que, abusando do livre-arbítrio, ameaçam, chantageiam, exigem, impõem ideias absurdas na compreensão dos legítimos ensinos da Doutrina Espírita. Não teve sentido de crítica, até porque todos estamos sujeitos a esses equívocos, inclusive quem aqui escreve, mas de ponderações que promovam coerência.

    Leia mais...
  • Quando sair deixe a porta aberta...


    Por: Wellington Balbo

    Não se trata aqui de deixar a porta aberta quando sairmos de um cômodo ao outro da residência,como,por exemplo,da cozinha para a sala,ou do quarto para o corredor,nestes casos, naturalmente, poderemos fechar a porta.

    Trata-se de sair das inúmeras situações da vida,de relacionamentos, empregos,religiões e instituições de forma geral.

    Leia mais...
  • Perante o medo, a oportunidade de ser

     


    Imagem : Pixabay
    Por: Vania Mugnato de Vasconcelos

    O mundo convulsiona pelo medo, mais que reage pela prevenção. O medo enfraquece e ajuda a adoecer, enquanto a prevenção é força e forma de impedir o mal de estender suas garras sobre todos. Não falo especificamente do vírus que se tornou o assunto incansável e necessário, manifesto-me de modo geral. As pessoas comumente temem o desconhecido e se desesperam com o que acham que não podem controlar. Por seu impacto um vírus novo causa pânico, enquanto a fome, por exemplo, mata 1 pessoa a cada 5 segundos e não apavora tanto, porque, talvez, ela não seja anunciada ou por não serem todos potenciais vítimas dela.

    Leia mais...
  • CORONAVÍRUS

     




    Fonte:
    FEB

    INFORME ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL (AME- BRASIL) - 13 de março de 2020

    A evolução da pandemia de Coronavírus (COVID-19), com ocorrência em vários países e se disseminando rapidamente, torna essencial a participação de toda a nossa sociedade nas medidas necessárias para sua prevenção e controle.

    Apesar de se tratar de um novo vírus, o conhecimento acumulado até o momento, a partir dos milhares de casos em outras regiões, tem permitido que nosso país desenvolva planos de ação procurando reduzir os danos desta pandemia, já considerada uma emergência de saúde pública. Mas será necessária a mobilização e participação de todos.

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato