HomeInformativoArtigosSuperando momentos difíceis na família
Sexta, 11 Abril 2014 19:39

Superando momentos difíceis na família

Durante a semana passamos por diversas dificuldades e as que nos abalam muito são as que passamos dentro do contexto familiar. É a lei do carma em ação, não é a toa que às vezes a presença de um amigo nos consola de tal maneira que nos perguntamos: Por que não me sinto assim com a minha família?

Estes são os PORQUÊS: Estas são as provas necessárias que precisamos passar, para que consigamos elevar os nossos sentimentos e avançar no nosso caminho da evolução.


Mas e o COMO? Como suportar e vencer essas provas.

Podemos buscar no Evangelho os ensinamentos necessários para conseguirmos isso. 
A LEI DO AMOR pode ser utilizada como base nas nossas vidas, para que consigamos buscar e alimentar o nosso amor diretamente da Fonte Eterna. Sim, há uma fonte de amor disponível para nós. Há uma fonte de amor para nós nos alimentarmos e doarmos para os nossos entes queridos.

"O amor resume toda a doutrina de Jesus, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado." Lázaro (Paris, 1862)

Segundo Fénelon (Bordeaux, 1861), nos mundos superiores, é o amor recíproco que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam. E o vosso planeta, destinado a um progresso que se aproxima, para a sua transformação social, verá seus habitantes praticarem essa lei sublime, reflexo da própria Divindade. Os efeitos da lei do amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrena.

Fénelon nos esclarece sobre o POR QUE das nossas provas, e Lázaro nos esclarece COMO SUPERAR.

Quando estamos com a nossa família, podemos nos encher de amor e encarar cada momento como uma oportunidade de doar este amor para todos, visando a harmonia. Às vezes precisaremos ficar quietos e sermos compreensivos, buscando ter no pensamento os sentimentos de amor e de que tudo fique bem, esses nossos pensamentos irão chegar até o nosso ente querido e ele será beneficiado pelo nosso amor. Pois como sabemos nós temos condições de enviar nossos fluídos para espíritos encarnados e desencarnados, através simplesmente da força do nosso pensamento. Ame, pense e exteriorize o amor.

"Deveis também vos elevar bem alto, para julgar sem as restrições da matéria, e assim não condenar o vosso próximo, antes de haver dirigido o vosso pensamento a Deus." Pascal (1862)

Naqueles momentos onde o nosso ente querido está nos julgando e nos acusando, colocando a nossa frente todas as nossas falhas e defeitos, em ações que o mal busca tomar conta do ambiente, podemos buscar na compreensão através do amor a força para purificarmos todo o ambiente em que estamos, amenizando assim os malefícios desta investida maléfica. O amor é sempre mais forte. Se gostaríamos que os nossos entes queridos fossem compreensivos com as nossas falhas, devemos dar o exemplo e compreender as suas falhas, principalmente porque sabemos o quanto as energias maléficas e espíritos desencarnados viciados buscam influenciar negativamente as pessoas mais próximas a nós, com o objetivo de nos atingir.

Pascal (1862) nos esclarece uma excelente maneira de como agirmos nestas situações: A todos os sofrimentos, dispensai pois uma palavra de ajuda e de esperança, para vos fazerdes todo amor e todo justiça. Começai por dar o exemplo vós mesmos. Sede caridosos para com todos, indistintamente. Esforçai-vos para não atentar nos que vos olham com desdém. 

Lembremos sempre de elevar os nossos pensamentos e sentimentos, buscando preencher o nosso corpo todo com amor. O amor ao próximo que é incontestavelmente a maior força que podemos ter seguindo o bom caminho da nossa evolução.

MEUS AMIGOS, o amor é um sentimento lindo e sério, buscar nele a melhor maneira de agir é um gesto sábio de quem estuda e pratica o Espiritismo. Sejamos verdadeiros sempre, mas busquemos o nosso Eu Interior mais puro, e não o nosso Eu Interior influenciado pelas nossas más inclinações. Olhar para o alto não é simplesmente ver as nuvens e os céus, olhar para o alto é aceitar que você é só amor em essência, é buscar resgatar a pureza que existe em você, cada vez mais.

"Mas vós já haveis progredido, vós que me escutais: sois infinitamente melhores do que há cem anos; de tal maneira vos modificastes para melhor, que aceitais hoje sem repulsa uma infinidade de idéias novas sobre a liberdade e a fraternidade, que antigamente teríeis rejeitado. Pois daqui a cem anos aceitará também, com a mesma facilidade, aquelas que ainda não puderam entrar na vossa cabeça." Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris (1863)

Por:  Demétrius César Rodrigues.

Last modified on Domingo, 04 Mai 2014 01:58

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Read more...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Read more...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Read more...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Read more...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Read more...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato