fbpx
HomeInformativo EntrevistasEnrevista com André Marouço
Terça, 15 Abril 2014 19:37

Enrevista com André Marouço

“Cinema é uma arte; é preciso respeitá-la como tal”
André Marouço, um dos diretores de O Filme dos Espíritos, fala-nos sobre o cinema e sua importância na divulgação dos
princípios espíritas

Convidado a apresentar a oficina CINEMA E TV no Encontro Cairbar Schutel, ocorrido em Araraquara-SP em setembro de 2013, André Marouço (foto) concedeu-nos entrevista sobre a sétima arte e sua utilização para expansão do pensamento espírita. Marouço é jornalista, cineasta, radialista com mais de 20  anos  de experiência,  tendo  passado pelas
TVs Cultura, Globo e SBT. Formado em Marketing pela Universidade Paulista, é trabalhador do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, orador e palestrante espírita, além de gerente geral da TV Mundo Maior e da Mundo Maior Filmes.
A seguir, a entrevista.

Qual a principal experiência que ficou com O Filme dos Espíritos?
O Filme dos Espíritos foi para nós uma universidade de cinema, já que se tratava de nossa primeira experiência, aprendemos a fazer com mais qualidade, e, o principal, aprendemos o que não devemos fazer. Cinema é uma arte; é preciso respeitá-la como tal. Entendemos a partir dessa primeira empreitada cinematográfica que nossos filmes podem e devem trazer a doutrina dos Espíritos na narrativa, e em nossos filmes sempre existirá um pouco de doutrinação na trama, mas de forma alguma podemos deixar de lado a missão de entreter e emocionar; afinal trata-se de uma arte. Aprendemos muito sobre roteiro, inclusive.

Há novidades para contar ao público para os próximos meses?
Estamos montando nosso segundo longa-metragem, intitulado "Causa e Efeito", em cuja trama contamos a história do policial Paulo, um homem que tinha uma vida tranquila quando um motorista alcoolizado atropela e mata sua esposa e filho. O desdobramento da trama traz muitas surpresas. Também estamos trabalhando na pré-produção de nosso primeiro documentário: "Nos Passos do Mestre", com filmagens em Israel, Egito, Turquia e Brasil. O documentário vai mostrar a essência da doutrina cristã e a importância de certos acontecimentos históricos do Cristianismo, alguns inclusive que foram modificados pela Igreja e até ocultos. Nos Passos do Mestre também vai apresentar algumas dramatizações da vida do Cristo, contadas a partir da ótica espírita.

Como o cinema vem influenciando a mentalidade humana com os princípios espíritas expostos nas produções cinematográficas?
Na minha opinião, esse trabalho começou há alguns anos, em Hollywood, com os Espíritos movimentando o psiquismo dos roteiristas, diretores e produtores daquela Meca cinematográfica. Eles não perceberam, mas foram tomados tais quais as mesas girantes o foram na França do século XIX. Aqui no Brasil, maior país espírita do mundo, ainda estamos engatinhando. Todas as produções espíritas realizadas até agora foram espetaculares como obras espíritas, mas deixaram a desejar como obras cinematográficas. Assim, entendo que os Espíritos estão nos treinando
para que em breve possamos produzir grandes filmes, doutrinária e cinematograficamente falando.

Relate uma experiência marcante com a direção do filme.
Tudo é absolutamente marcante. Nós percebemos a presença dos Espíritos o tempo todo. Mas em "Causa e Efeito" algo que nos impressionou foi o fato de não perdermos um dia sequer de trabalho; não houve imprevisto, ou alteração climática que nos atrapalhasse. Lembro-me de um dia em que fomos fazer uma filmagem externa e chovia; a equipe estava muito preocupada, mas nós dissemos: "Não se preocupem"; quando estivermos prontos, a chuva para um pouquinho, e assim se deu. Não nos passa pela cabeça a insanidade de achar que pararam a chuva para que trabalhássemos, mas sabemos que aqueles que efetivamente dirigem e produzem nossos trabalhos, ou seja, nossos amigos espirituais dispõem de equipamentos de aferição meteorológica tão superiores aos nossos que, quando nós marcávamos dia, local e hora das filmagens eles já nos intuíam para que fosse feito nos dias, locais e horários em que as condições meteorológicas estariam perfeitas.

Como estimular o público espírita para essa eficiente ferramenta de divulgação?
Isso vai acontecer naturalmente. Quando tivermos cada vez mais e melhores filmes espíritas, o público reconhecerá a importância de divulgar e auxiliar, além de aplaudir nossos filmes.

Por: Orson Peter Carrara
Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano7/338/entrevista.html

Last modified on Terça, 15 Abril 2014 21:53

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • A existência da magia negra




    Fonte: Portal do Espírito Por: José Queid Tufaile

    O assunto Magia Negra ainda não foi convenientemente estudado pelos praticantes do Espiritismo. Há espíritas que não acreditam na possibilidade da existência dos conjuros, ou trabalhos feitos, como é conhecida a Magia Negra. Mas, um estudo cuidadoso da teoria de O Livro dos Espíritos, e de algumas citações feitas por Allan Kardec na Revista Espírita, mostra que essas manobras mediúnicas, com a finalidade de prejudicar o próximo, são perfeitamente possíveis.

    Read more...
  • Existe morte por acidente?


    Por: Fernando Rossit

    Muitas mães, aflitas e saudosas, procuram a Casa Espírita para se informar a respeito das causas espirituais dos acidentes, notadamente com veículos, que vitimaram seus filhos.

    Read more...
  • Câncer, Prova ou Expiação?

     




    Fonte: Letra Espírita - Por: Luciana Betencourt - Imagem: Pixabay

    Como relatam ANDRADE e TIAGO (2016) no livro Esperança, “A vida é uma sequência de existências”; nada mais correto e justo que muitos danos e benefícios que adquirimos numa existência possam refletir-se na próxima.

    Read more...
  • Um médico no além




    Por:
    Sidney Fernandes – Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    O médico Arnaldo sempre supôs que, com a morte do corpo, nada mais teria que fazer do que cantar beatificamente no céu ou ranger dentes no inferno. A situação que encontrou, no entanto, foi diametralmente diversa. Cedo descobriu que simplesmente mudara de residência e levara, consigo, indisposições, doenças, bem como os processos de investigação e de cura.

    Read more...
  • Como vivem os espíritos




    Fonte:
    Kardec Rio Prieto - Por:Fernando Rossit

    As Colônias Espirituais
    Os livros de André Luiz dão-nos informações detalhadas a respeito da vida nas três primeiras esferas espirituais. Segundo ele, estas faixas vibratórias são formadas de inúmeras cidadelas espirituais, umas maiores, outras menores, onde se reúnem Espíritos em condições evolutivas semelhantes.

    Read more...

Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro


Conheça nosso clube do livro.


Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato