HomeInformativoArtigosEspiritismo e a lei do trabalho
Sábado, 19 Outubro 2019 13:30

Espiritismo e a lei do trabalho



Por Demétrius César Rodrigues.

 Parabéns a todos nós trabalhadores da Terra.

O Espiritismo nos esclarece, através da Lei do Trabalho, que o trabalho é essencial para o avanço intelectual e moral dos espíritos encarnados.

No plano físico, o dicionário nos dá este significado para "Trabalho": Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim

No plano espiritual, podemos considerar a aplicaçao das forças e faculdades do espírito para alcançar um determinado fim.

O Livro dos Espíritos nos esclarece sobre a importância do trabalho na nossa evolução:

"674. A necessidade do trabalho é uma lei da Natureza?
R: O trabalho é uma lei da Natureza, e por isso mesmo é uma necessidade. A civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque aumenta as suas necessidades e os seus prazeres." O Livro dos Espíritos, p. 674.

Além de uma necessidade, temos no trabalho um meio para impulsionarmos a nossa evolução, pois o trabalho ocasiona a busca constante do aperfeiçoamento intelectual, com isso, chegamos à Lei do Progresso transformando o aperfeiçoamento intelectual em uma ferramenta para buscarmos o aperfeiçoamento moral.


 "676. Por que o trabalho é imposto ao homem?
R: É uma conseqüência da sua natureza corpórea. E uma expiação e ao mesmo tempo um meio de aperfeiçoar a sua inteligência. Sem o trabalho o homem permaneceria na infância intelectual; eis porque ele deve a sua alimentação, a sua segurança e o seu bem-estar ao seu trabalho e à sua atividade. Ao que é de físico franzino. Deus concebeu a inteligência para o compensar; mas há sempre trabalho." O Livro dosEspíritos, p. 676.

Porém, no nosso mundo conhecemos muitos espíritos encarnados que não estão trabalhando, seja em uma atividade profissional, seja no auxílio ao próximo, ou até mesmo, no auxílio de si mesmo. Os motivos para isso são diversos, muitas vezes temos as pessoas que estão passando por expiações aqui na Terra, precisando estar limitados fisicamente, para assim, resgatarem o que é preciso consigo mesmo e as pessoas à sua volta. Mas aquele que se volta à inutilidade física por opção, possivelmente está criando para si um carma que precisará ser resgatado no futuro.

 
"680. Não há homens que estão impossibilitados de trabalhar, seja no que for, e cuja existência é inútil?
R: Deus é justo e só condena aquele cuja existência for voluntariamente inútil, porque esse vive na dependência do trabalho alheio.  Ele quer que cada um se torne útil na proporção de suas faculdades." O Livro dos Espíritos, p. 680

Por fim, em comemoração a este feriado nacional no dia 1º de Maio, vale citar o esclarecimento sobre o repouso necessário do corpo físico para que o espírito consiga exercer atividades de aprimoramento intelectual e até mesmo moral. Seja ao dormir ou acordado, a leitura edificante e a caridade com o próximo são excelentes meios para se evoluir.

 

"682. Sendo o repouso uma necessidade após o trabalho, não é uma lei da natureza?
R: Sem duvida o repouso serve para reparar as forças do corpo. E também necessário para deixar um pouco mais de liberdade à inteligência, que deve elevar-se acima da matéria." O Livro dos Espíritos, p. 682.

 

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, perguntas 674 à 685a.

Last modified on Sábado, 19 Outubro 2019 13:30

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Read more...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Read more...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Read more...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Read more...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Read more...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato