HomeInformativoArtigosO Espiritismo não veio para adivinhar o futuro
Sábado, 19 Outubro 2019 13:26

O Espiritismo não veio para adivinhar o futuro




 

O que acontece em uma casa espírita? Muitos me perguntam isso. A imaginação e a confusão entre outras religiões levam as pessoas a terem a ideia equivocada do que é o Espiritismo.

O Espiritismo é a ciência-religião codificada nas obras básicas de Allan Kardec (O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Justiça Divina Segundo o Espiritismo, A Gênese Segundo o Espiritismo) e revelada pelo Espírito da Verdade e demais espíritos superiores incumbidos desta tarefa. A missão do Espiritismo é auxiliar os espíritos a seguirem uma conduta norteada pelas leis morais que regem o universo. Todos os espíritas do Espiritismo são espíritas cristãos, pois, vêm em Jesus o seu modelo e guia para uma vida que esteja de acordo com a lei maior de Deus.

O Espiritismo nos esclarece sobre a nossa responsabilidade sobre qualquer acontecimento do passado, presente e futuro, fazendo com que, através destes esclarecimentos, saibamos a importância de nortear a nossa vida pelas leis morais de Deus.

A Lei da Causa e Efeito nos esclarece que qualquer felicidade que estejamos vivendo, ou qualquer infelicidade que estejamos vivendo, ocorre devido a uma causa anterior executada por nós mesmos, sendo assim, por mais que os efeitos de uma causa sejam variados devido a equidade da Lei de Deus, sabemos que somos responsáveis pelo nosso presente e o nosso futuro, com isso, valorizamos o nosso livre arbítrio concedido pela Lei de Liberdade e visamos viver conforme as leis morais para alcançarmos a evolução que desejamos e planejamos, seguindo assim a Lei do Progresso.

Dito isso, podemos citar os esclarecimentos contidos no Livro dos Médiuns e no Livro dos Espíritos onde nos mostram de maneira clara e objetiva os motivos por que o Espiritismo não tem como objetivo a adivinhação do futuro:


"7ª Podem os Espíritos dar-nos a conhecer o futuro?

R: Se o homem conhecesse o futuro, descuidar-se-ia do presente. É esse ainda um ponto sobre o qual insistis sempre, no desejo de obter uma resposta precisa. Grande erro há nisso, porquanto a manifestação dos Espíritos não é um meio de adivinhação. Se fizerdes questão absoluta de uma resposta, recebê-la-eis de um Espírito doidivanas (1), temo-lo dito a todo momento. (Veja-se O Livro dos Espíritos — “Conhecimento do futuro”, nº 868.)"

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, pág. 446-447.


"869. Com que fim o futuro se conserva oculto ao homem?

R: Se o homem conhecesse o futuro, negligenciaria do presente e não obraria com a liberdade com que o faz, porque o dominaria a idéia de que, se uma coisa tem que acontecer, inútil será ocupar-se com ela, ou então procuraria obstar a que acontecesse. Não quis Deus que assim fosse, a fim de que cada um concorra para a realização das coisas, até daquelas a que desejaria opor-se. Assim é que tu mesmo preparas muitas vezes os acontecimentos que hão de sobrevir no curso da tua existência.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg, 868 e 869.

Estudando estes esclarecimentos, percebemos que os espíritos superiores, que têm como missão a revelação e o auxílio para que o Espiritismo nos ajude nesta nossa jornada evolutiva, conhecem, respeitam e cumprem a Lei de Deus, buscando nos auxiliar para vivermos o presente da melhor maneira que possamos conseguir, seguindo a Lei Natural, as leis morais.

 

"614. Que se deve entender por lei natural?R: A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg. 614.

 

"629. Que definição se pode dar da moral?

R: A moral é a regra de bem proceder, isto é, de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, perg. 629.

“Ainda uma vez: a nossa missão consiste em fazer-vos progredir; para isso vos auxiliamos tanto quanto podemos. Jamais será enganado aquele que aos Espíritos superiores pedir a sabedoria; não acrediteis, porém, que percamos o nosso tempo em ouvir as vossas futilidades e em vos predizer a boa fortuna.”

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, pág. 449.

Por: Demétrius César Rodrigues.

(1) Segundo o dicionário doidivana significa: Pessoa insensata, excêntrica, extravagante, sem prudência.

Bibliografia:

- Allan Kardec, O Livro dos Espíritos.

- Allan Kardec, O Livro dos Médiuns.

- Allan Kardec, A Justiça Divina Segundo o Espiritismo.

Last modified on Sábado, 19 Outubro 2019 13:26

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato