fbpx
HomeInformativoPais e filhosEspiritismo para crianças
Domingo, 28 Julho 2019 16:30

Espiritismo para crianças


Percebemos que nossa sociedade, de modo geral, está passando por um momento de crise e Confusão na área dos relacionamentos humanos.

É claro que este tipo de crise existe há milhares de anos, porém, hoje, contamos com a globalização sócio-cultural e mecanismos de comunicação que agravam e espalham determinados conceitos e valores humanos deturpados com força e rapidez nunca antes alcançados em nossa coletividade planetária.

Os programas de TV – há raras exceções – não instruem e nem educam.

Refletem a baixa sintonia espiritual que a maioria de nós ainda vive.

Muitos pais, preocupados com a educação dos filhos, não sabem o que fazer diante do universo chamado Internet; outros, ficam perdidos quando surge uma gravidez na adolescência; existem aqueles que vivem em constante ansiedade e preocupação quando seus filhos saem às ruas, ameaçados pela violência de uma sociedade desigual; muitos procuram psicólogos ou apelam para a punição ao menor sinal de que o adolescente é usuário de drogas... enfim, o desafio em educar uma criança, hoje, se torna mesmo desanimador para muitos casais.

O que fazer? Precisamos entender que educar não é apenas instruir. Instruir é a função principal da escola.

A maioria delas, infelizmente, procura apenas preparar o aluno para ingressar em um universo competitivo, exigente, mas, muito além disso, a escola deve colaborar com a educação, percebendo e trabalhando na criança seus potenciais ocultos, tratando cada uma delas como um ser humano diferente, em vez de tentar criar um grupo homogêneo, aniquilando os talentos individuais.

Educar é o papel principal dos pais; desenvolver o caráter e inspirar valores éticos, preparando a criança e o adolescente para viverem de forma solidária, respeitando seus semelhantes; mostrar à criança que só é possível viver em harmonia quando todos os seres humanos forem tratados com o mesmo respeito.

Isso tudo é mostrar a real importância do “Amai-vos uns aos outros”.

É muito importante o afeto e o diálogo com o recém-nascido.

Mas este carinho e diálogo deve ser aprofundado na fase infantil, onde o espírito reencarnante está muito mais aberto a uma nova educação de valores, e é justamente no namoro, na adolescência, onde ele começará a expressar os valores assimilados na infância.

Um adolescente que conhece o valor do respeito saberá refletir isso no namoro e, consequentemente, terá mais maturidade para construir uma família.

E é construindo uma família com sólidos alicerces morais que poderemos possibilitar a cura espiritual, não apenas a nossa, mas de toda humanidade.

A família é a base da educação.

Não vamos deixar que a sociedade imponha seus valores sobre nossos filhos.

Mostre para a criança as coisas boas da vida, seja na arte, na ciência... na espiritualidade.

Nossos filhos não são nossos.

São espíritos que a vida nos confiou para que possamos amadurecer juntos!

Por Victor Rebelo

Fonte: Revista Cristã do Espiritismo

Last modified on Domingo, 28 Julho 2019 16:38

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Estar encarnado




    Fonte:
    Correio Espírita - Por: Guaraci Silveira - Imagem: Pixabay

    O processo de uma encarnação é magnífico. Se existissem milagres diríamos que é o milagre da vida. De repente um Espírito retorna à vida física e o faz adentrando novo corpo através de um processo de aglutinação celular e justaposição às suas necessidades na nova experiência carnal.

    Read more...
  • Espíritos das trevas na visão de um encarnado




    Fonte:
    Rita Ramos Cordeiro - Por: Rita Ramos Cordeiro - Imagem: Pixabay

    Com o grave momento que se vive atualmente, com a constante profecia de fim de mundo, com o medo generalizado, com as insistentes teorias de conspirações, o mundo espiritual está cada vez mais presente fazendo com que os espíritos sejam mencionados e responsabilizados quase o tempo todo por tudo o que acontece com o mundo, e através dos médiuns, as pessoas buscam respostas e soluções para um mundo tão conturbado.

    Read more...
  • Influência de um obsessor!



     

    Fonte: Letra Espírita - Por: Juliana Procopio - Imagem: Pixabay

    Segundo o Livro dos Médiuns “no número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar a da obsessão em primeira linha.

    Read more...
  • Nem tudo está a nosso alcance mudar



    Por:
    Eduardo Rossatto

    O espírita não deve jamais ser fatalista. No entanto, há coisas que são o que são e ponto final. A gente tem que aceitar.

    Read more...
  • Crianças podem ser obsidiadas?




    Fonte:
    Editora Eme 

    “O espiritismo nos esclarece que o processo reencarnatório prolonga-se até os sete anos de idade. Nesses primeiros anos de vida física o espírito, na fase infantil, mantém vínculos bastante estreitos e mais ou menos intensos com o mundo espiritual, a sua pátria de origem. A presença de espíritos amigos, do seu espírito protetor é mais próxima, no intuito de sustentá-lo nesse recomeço”, analisa artigo da Revista Auta de Souza.

    Read more...

Clube do Livro Emmanuel


Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato