fbpx
HomeInformativoArtigosA psicologia da paciência
Quinta, 24 Outubro 2019 19:32

A psicologia da paciência




A impaciência toma conta das criaturas humanas dando lugar à agressividade e à violência. Na louca busca de atendimento a diferentes questões em simultâneo, a irritação e a intranquilidade vencem as resistências morais e conduzem as suas vítimas a aflições perfeitamente desnecessárias.

No livro O poder da paciência, publicado pela editora Sextante, a sua autora, M. J. Ryan, reflexiona que alguns McDonald’s, nos Estados Unidos, prometem atender o cliente em até um minuto e meio, ou, do contrário, o pedido é grátis; a consulta com um médico, no mesmo país, é normalmente de oito minutos, enquanto que num restaurante popular, em Tóquio, a cobrança é feita pelo tempo em que se come o repasto; e repete o lema usado pelo presidente da divisão de computadores portáteis da Hitachi, de que “a velocidade é de Deus, o tempo é o diabo”.

Além dessas, outras situações embaraçosas em torno do tempo convidam a pessoa à perda de paciência, praticamente por correria sem justificativa. Esse comportamento asfixiante retira a alegria de viver, a satisfação de esperar, o período de convivência que auxilia os relacionamentos afetivos. Tudo tem que ser feito às pressas. Raiva de filas, ódio de esperas, ânsia de primeiro lugar em tudo caracterizam o estranho comportamento humano, empurrando o ser para o mau humor, a reclamação, o estresse.

Nunca houve no mundo tanta comodidade como no1s dias de hoje e, nada obstante, tem-se a impressão que é necessário fruir-se ao máximo, agitar-se sem cessar para estar presente em todo lugar ao mesmo tempo sem oportunidade de refazimento. A paciência, também conhecida como “ciência da paz”, é indispensável às realizações realmente nobilitantes, aos estudos profundos e às construções duradouras. Já afirma velho refrão que “a pressa é inimiga da perfeição”. Chega o momento de ter-se que parar, a fim de interrogar-se qual é realmente o sentido da vida e a sua felicidade. Logo virá a resposta: agir com paciência!

POR: Divaldo Franco - Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 20-11-2014

Last modified on Quinta, 24 Outubro 2019 19:49

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Incorporação e possessão

     




    Fonte :
    Letra Espírita - Por : Silvio Junior

    Quando se fala em espiritualidade de modo geral, são diversos os temas tratados, onde por vezes alguns assuntos polêmicos dividem crenças e opiniões em relação a isso ou aquilo, no tocante a possíveis fenômenos observáveis através dos chamados “médiuns”, termo este criado por Allan Kardec durante a codificação do Espiritismo para identificar aqueles que serviam como meio de comunicação entre os planos material e espiritual.

    Leia mais...
  • Invigilância: a porta para a obsessão




    A existência dos fatores predisponentes - causas cármicas - facilitam a aproximação dos obsessores, que, entretanto, necessitam descobrir o momento propício da sintonia completa que almejam.

    Leia mais...
  • Suicídio inconsciente




    Fonte:
    Rádio Boa Nova - Por : Maria Izilda Netto

    Incontável o número de pessoas, em dado momento de suas existências, por motivos variados, resolveu que não era interessante continuar a viver.

    Fosse a existência contida nos limites do berço ao túmulo, sem dúvida, o suicídio seria a grande solução para os problemas e dores da Terra.

    Leia mais...
  • A tristeza segundo Deus


    Por: Eduardo Rossatto

    Segundo Paulo de Tarso na sua segunda carta aos Coríntios (7:10), há dois tipos de tristeza: a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o Mundo. A segunda é a lamentação, as queixas e o tédio. Sofrimento inútil que não é sublimado e que se perde na letargia.

    Leia mais...
  • Injustiça e maldade

     

    Por: Eduardo Rossatto

    Nem sempre é fácil testemunhar injustiças e maldade. O mesmo ocorreu com Simão Pedro em um determinado dia, cerca de onze anos após a crucificação do Mestre, como Humberto de Campos (Irmão X) relata no capítulo 23 da obra "Contos desta e doutra vida".

    Leia mais...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.


Clube do livro




Todo mês um livro novo em sua casa.
Clique aqui e cadastre-se.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato