HomeInformativoArtigosQuem tem medo de espíritos?
Quinta, 24 Outubro 2019 19:30

Quem tem medo de espíritos?




Quem já não esteve durante a infância numa rodinha entre amigos falando deste tão temível assunto?

Era realmente um momento assustador, quando vinha a tona várias histórias de arrepiar.

Eram fantasmas em casas assombradas onde havia barulho de correntes, batidas onde não havia ninguém.

Histórias de pessoas mortas que retornavam para puxar os pés dos vivos.

Quem não se lembra da loira do banheiro que aparecia nas escolas?

Momentos aterradores aqueles, quando no final da noite corríamos para dormir com os pais.

O tempo passou, a tecnologia avançou e com isso a criatividade de quem tem uma farta imaginação também mudou.
 

Nos dias de hoje os fantasmas ficaram para trás, dando lugar aos mortos vivos, os tão famosos zumbis, fala-se inclusive num tal apocalipse zumbi, onde a humanidade inteira é infectada.

Realmente não tem fim a imaginação do povo, e diga-se de passagem, muitos acreditam.

Mas afinal, qual é a verdade?

A Doutrina Espírita nos ensina que o espírito é imortal e que após a morte do corpo físico, voltamos ao nosso lar de origem.

Que em espírito somos uma continuidade do que éramos em vida.

Que iremos para onde nossas escolhas, ações e atitudes nos levarem e assim permaneceremos até refletirmos e buscarmos nos melhorar espiritualmente.

Simples assim: se formos bons iremos para um lugar bom, se formos maus, iremos para um lugar não tão bom.

A Providência Divina é perfeita e o Pai da Vida é justo e amoroso ao nos dar a oportunidade de escolher o caminho que desejamos tomar, nos dando o tempo que precisamos para evoluir espiritualmente, porém o sofrimento será longo e proporcional ao que nosso livre arbítrio determinar.

E para decepção dos fãs de filmes e histórias de terror, temos que informar que quando acontece a morte do corpo físico, o espírito permanece com todos os sentimentos que tinham em vida, ou seja, "continuam vivos", mudando apenas de plano e continuam a nos amar, tendo a saudade pela distância, bem presente.

Não há dúvidas que existem espíritos bons e ruins, da mesma forma que existem pessoas boas e más.
Os espíritos nada podem fazer contra os vivos a não ser influenciá-los pelo pensamento. Depende de nós a companhia espiritual que desejamos ao nosso lado.

A frase "Vigiai e orar" é um grande consolo, pois nos mostra que são nossos pensamentos, ações, atitudes que nos indicam as companhias espirituais que teremos.

Porém, é sempre bom lembrar, que mesmo os espíritos que consideramos maus também são filhos de Deus. Sofrem e um dia se voltarão para o caminho do bem e por isso merecem nosso respeito, compaixão e orações.
Mesmo porque um dia nós também nos desligaremos de nosso corpo físico e partindo para o plano espiritual, também precisaremos da compaixão, do amor e das orações de quem ficou para trás.

Por: Rita Ramos Cordeiro

Last modified on Quinta, 24 Outubro 2019 19:48

A vida de Chico Xavier

Cadastre no nosso informativo

Informativo

  • Entrevista com Rita Ramos Cordeiro

     


    FONTE: ESPIRITUALMENTE

    Nascida em Presidente Prudente/SP e residindo atualmente em Itu/SP, é escritora, articulista, redatora, diretora de divulgação e marketing do Instituto Chico Xavier de Itu e da ASDBNotícias. Também é coordenadora do Clube do Livro Emmanuel, que agrega associados de todo o Brasil.

    Casada e mãe de 01 filho, Rita faz parte do Centro Espírita de Itu e já publicou 03 livros:

    Leia mais ...
  • A naturalidade da morte trágica



    Por: Maria Thereza dos Santos Pereira - FONTE: Letra Espírita

    Quando conversamos com alguém que recentemente perdeu uma pessoa próxima, não raro dizem não esperar pelo falecimento dela, ainda que estivesse doente ou com idade avançada.

    Situações em que acontece a morte trágica, por motivo grave e repentino, principalmente quando o desencarnado possui tenra idade, a surpresa demonstrada pelos entes encarnados é ainda maior, pois manifestam além de tristeza, inconformismo e revolta de maneira muito acentuada.

    Leia mais ...
  • Desdobramento


    Por: Fernanda Oliveira - FONTE: Letra Espírita

    “Embora, durante a vida, o Espírito seja fixado ao corpo pelo perispírito, não é tão escravo, que não possa alongar sua corrente e se transportar ao longe, seja sobre a terra, seja sobre qualquer outro ponto do espaço.” (Allan Kardec, A Gênese, Cap. XIV)

    Leia mais ...
  • Os benefícios da água


    Por: Ricardo de Bernardi - FONTE: A CASA DO ESPIRITISMO

    A água é uma substância orgânica ou possui uma espécie de energia vital?

    A água não é uma substância orgânica, pois não possui a estrutura típica daquelas, também não possui o ciclo vital, - nascer, crescer, reproduzir, morrer. No entanto, é a substância mineral mais fantástica do Planeta, sem a qual não seria possível a vida em nosso orbe, daí dizer-se que a água é um "líquido vital". Dois terços da superfície da Terra são constituídos de água, bem como 70% de nosso corpo. Pelo seu peso molecular, deveria ser gasosa, mas, como cada molécula de água acha-se aderida a outras, por atração eletromagnética, aumenta sua densidade permitindo-se existir na forma líquida em estado natural. Um capricho inteligente da Lei Maior do Universo.

    Leia mais ...
  • Os primeiros sete anos da reencarnação do espírito




    FONTE: LIÇÕES DO ESPÍRITO 

    O período inicial da reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.

    Leia mais ...

Cadastre-se em  nosso informativo :

 


 




Desde 2010 divulgando a Doutrina Espírita.

Sobre o instituto



O Instituto Beneficente Chico Xavier foi fundado no dia 04 de Setembro de 2010 na cidade de Itu - SP

O trabalho realizado pelo Instituto Chico Xavier é o de divulgar a Doutrina Espírita pela Internet e redes sociais, realizar Seminários e palestras espírita e também divulgar o livro Espírita, através do Clube do Livro Espírita Emmanuel.

Clube do livro

Conheça nosso clube do livro.

Receba todo mês um livro na sua casa.


Cadastre-se aqui para aproveitar.

Contato